Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma criança do sexo masculino, com cinco meses de vida, em aleitamento materno exclusivo, foi levada a sua primeira consulta pediátrica em um centro de saúde público. Ela nasceu com 40 semanas gestacionais, pesando 3,2 kg , medindo 50 cm em comprimento e 34 cm no perímetro cefálico. O pai mede em altura 1,70 m, e a mãe, 1,60 m. Não havia recebido nenhuma vacina. No exame antropométrico, a criança apresentou as seguintes medidas: 6 kg de peso, 65 cm em altura e perímetro cefálico de 41 cm. A criança fazia movimentos para pegar brinquedos ou objetos fora do seu alcance, voltava-se ao ser chamada, rolava na mesa e sorria ao ser estimulada pela mãe. 

Com relação a essa situação hipotética, julgue os seguintes itens.

A criança deve receber as seguintes vacinas: BCG intradérmico, 1.ª dose das vacinas hepatite B, DPT + hemófilos B (tetra), PVO (antipoliomielite oral), VORH (anti-rotavirus) e antipneumocócica 23 valente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O meato médio da fossa nasal

contém o ósteo do seio etmoidal.

  • C. Certo
  • E. Errado

O meato médio da fossa nasal

é limitado anteriormente pelo processo uncinado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma criança de 9 anos de idade foi encaminhada para consulta no pronto-socorro, com quadro de febre há 3 dias, dor e sinais de flogose no terço distal da coxa direita, associados a incapacidade funcional do membro acometido. A paciente apresenta hemograma completo com leucocitose e bastões.

Considerando esse quadro clínico e laboratorial, julgue os itens que se seguem.

A velocidade de sedimentação das hemácias (VHS) e a proteína C reativa (PCR) são parâmetros importantes na avaliação do processo de cura da osteomielite aguda, sendo que a PCR geralmente está aumentada até 60 dias após a cura.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um homem com 67 anos de idade, lavrador, deu entrada no pronto-socorro após ter sido encontrado, em sua casa, no chão e com dificuldade para falar e deambular. O paciente morava sozinho e os parentes não sabiam informar sobre uso de medicações ou patologias pregressas. Na avaliação, o neurologista identificou afasia mista, hemianopsia homônima direita e hemiparesia direita de predomínio braquifacial. Apesar de apresentar sonolência, o paciente ficava alerta ao chamado. A pressão arterial era de 180 mmHg × 90 mmHg. Foram solicitados exames complementares e de imagem, dos quais uma das imagens é reproduzida abaixo.

De acordo com o caso clínico acima, julgue os subseqüentes.

É importante a pesquisa de distúrbios sistêmicos tais como dislipidemias e diabetes melito, para tratar os fatores de risco da doença neurológica, assim como deve ser controlada a pressão arterial com o intuito de não se ultrapassar níveis de 140 mmHg (sistólica) ou de 90 mmHg (diastólica).

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à avaliação e ao tratamento da epilepsia na infância, julgue os próximos itens.

Na encefalite crônica de Rasmussen, o aparecimento de convulsões é, caracteristicamente, tardio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um rapaz com 17 anos de idade foi encaminhado para consulta com nefrologista por apresentar pressão arterial (PA) durante uma campanha de prevenção de doença renal de 170 mmHg (sistólica) e de 110 mmHg (diastólica), sendo totalmente assintomático. Ele é um jovem sedentário, afro-descendente, estudante do segundo grau e apresenta antecedentes familiares de hipertensão arterial importantes, sendo a mãe hipertensa crônica, medicada, e uma irmã mais velha também hipertensa. No dia da consulta, sua PA foi de 160 mmHg × 100 mmHg e em seu exame físico não foi constatado sopro abdominal, não existindo outras alterações dignas de nota. Os exames laboratoriais solicitados mostraram concentração de uréia = 40 mg/100 mL, de creatinina = 1,3 mg/dL, depuração de creatinina = 86 mL/min/1,73 m 2 e microalbuminúria = 99 mg/24 h (VN: < 30 mg em 24 h). O ECG mostrou leve hipertrofia de VE e o FO foi compatível com retinopatia hipertensiva leve. O paciente foi medicado com a associação de um diurético tiazídico e um bloqueador de enzima de conversão. O nefrologista solicitou uma ultra-sonografia renal com doppler de artérias renais e solicitou retorno com o resultado do exame. Com base nesse quadro clínico, julgue os próximos itens.

Na hipertensão arterial, a presença de microalbuminúria tem correlação com os níveis de pressão arterial e com a massa ventricular esquerda e é considerada um marcador de risco cardiovascular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a doenças de origem ocupacional, julgue os itens que se seguem.

As toxinas que causam lesão hepática em todos os pacientes, caso uma dose suficiente seja administrada, são classificadas como hepatotoxinas idiossincrásicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Recentemente, a febre amarela voltou a ser notícia. Até o dia 5/3/2008, houveram 60 notificações de casos suspeitos de febre amarela, dos quais 35 foram confirmados e 19 evoluíram para óbito. Acerca desse assunto, e com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

Desde o surto de 2000, vem-se delineando uma nova região endêmica de febre amarela no Brasil, com aumento da freqüência de casos nas regiões Norte e Nordeste e diminuição da prevalência nas regiões Sul e Sudeste.

  • C. Certo
  • E. Errado

A demência, descrita por Pick em 1892, associada à atrofia circunscrita ao lobo temporal esquerdo acompanhada de depósitos argentofílicos intranucleares é

  • A. demência primária.
  • B. demência cortical.
  • C. doença supranuclear progressiva.
  • D. afasia progressiva (demência semântica).
  • E. degeneração corticobasal.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...