Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O diagnóstico do exame citológico cervicovaginal de uma paciente foi de lesão intra-epitelial escamosa de alto grau associada à tricomoníase. A partir dessas informações, julgue os seguintes itens, relativos à patologia do sistema genital feminino.
HPV dos tipos 6 e 11 são considerados de alto risco.
O meato médio da fossa nasal
recebe a drenagem do seio frontal ipsilateral.
Uma criança de 9 anos de idade foi encaminhada para consulta no pronto-socorro, com quadro de febre há 3 dias, dor e sinais de flogose no terço distal da coxa direita, associados a incapacidade funcional do membro acometido. A paciente apresenta hemograma completo com leucocitose e bastões.
Considerando esse quadro clínico e laboratorial, julgue os itens que se seguem.
No caso de uma osteomielite hematogênica aguda, o mais freqüente agente etiológico é o Staphylococus aureus.
Um homem com 67 anos de idade, lavrador, deu entrada no pronto-socorro após ter sido encontrado, em sua casa, no chão e com dificuldade para falar e deambular. O paciente morava sozinho e os parentes não sabiam informar sobre uso de medicações ou patologias pregressas. Na avaliação, o neurologista identificou afasia mista, hemianopsia homônima direita e hemiparesia direita de predomínio braquifacial. Apesar de apresentar sonolência, o paciente ficava alerta ao chamado. A pressão arterial era de 180 mmHg × 90 mmHg. Foram solicitados exames complementares e de imagem, dos quais uma das imagens é reproduzida abaixo.
De acordo com o caso clínico acima, julgue os subseqüentes.
É possível relacionar o quadro clínico em questão a doença vascular em território da artéria cerebral média esquerda.
Em relação à avaliação e ao tratamento da epilepsia na infância, julgue os próximos itens.
A síndrome de Sturge-Weber é uma neurofacomatose, caracterizada por nevo facial e atrofia hemisférica, ambos unilaterais, além de hemiparesia.
Um rapaz com 17 anos de idade foi encaminhado para consulta com nefrologista por apresentar pressão arterial (PA) durante uma campanha de prevenção de doença renal de 170 mmHg (sistólica) e de 110 mmHg (diastólica), sendo totalmente assintomático. Ele é um jovem sedentário, afro-descendente, estudante do segundo grau e apresenta antecedentes familiares de hipertensão arterial importantes, sendo a mãe hipertensa crônica, medicada, e uma irmã mais velha também hipertensa. No dia da consulta, sua PA foi de 160 mmHg × 100 mmHg e em seu exame físico não foi constatado sopro abdominal, não existindo outras alterações dignas de nota. Os exames laboratoriais solicitados mostraram concentração de uréia = 40 mg/100 mL, de creatinina = 1,3 mg/dL, depuração de creatinina = 86 mL/min/1,73 m 2 e microalbuminúria = 99 mg/24 h (VN: < 30 mg em 24 h). O ECG mostrou leve hipertrofia de VE e o FO foi compatível com retinopatia hipertensiva leve. O paciente foi medicado com a associação de um diurético tiazídico e um bloqueador de enzima de conversão. O nefrologista solicitou uma ultra-sonografia renal com doppler de artérias renais e solicitou retorno com o resultado do exame. Com base nesse quadro clínico, julgue os próximos itens.
Devido ao custo relativamente baixo e ao caráter não invasivo do método, a ultra-sonografia com doppler de artérias renais realizada por operador experiente é um método bastante conveniente para rastreamento de doença renovascular.
Com referência a doenças de origem ocupacional, julgue os itens que se seguem.
A PAIR se caracteriza por quadro sempre progressivo e irreversível.
Recentemente, a febre amarela voltou a ser notícia. Até o dia 5/3/2008, houveram 60 notificações de casos suspeitos de febre amarela, dos quais 35 foram confirmados e 19 evoluíram para óbito. Acerca desse assunto, e com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
A febre amarela cursa tipicamente com quadro de insuficiência hepática e renal, caracterizada por um período prodrômico inicial e um toxêmico, que surge após aparente remissão, e que pode evoluir para óbito em aproximadamente uma semana.
A Organização Mundial da Saúde define densitometricamente a osteoporose quando o valor de densidade óssea for:
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere que um legista receba, por via judiciária, contestação de laudo necroscópico em que se assinala que o cadáver envolvido em acidente automobilístico estava embriagado, embora o advogado da parte alegue que se tratava de pessoa abstêmica. Em face dessas informações, julgue os itens que se seguem, considerando, ainda, quando aplicáveis, os dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O legista terá agido corretamente ao assinalar no laudo que o periciado estava embriagado momentos antes da morte, especialmente se, durante a necropsia, ao abrir o estômago, tiver constatado pessoalmente que de lá emanara odor etílico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...