Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao tratamento de pacientes co-infectados com tuberculose e HIV, julgue os seguintes itens.
A droga de primeira linha para o tratamento da tuberculose que possui o maior potencial para interagir com drogas utilizadas no tratamento do HIV é a rifampicina.
A ruptura e o conseqüente sangramento de varizes esofágicas é uma complicação maior da hipertensão portal, acompanhada de alta mortalidade. Acerca do sangramento digestivo alto, julgue os próximos itens.
A alta efetividade (80%) da somastatina para estancar o sangramento por varizes esofágicas decorre da liberação de hormônios que aumentam o influxo portal.
Quanto a hemorragia digestiva alta, julgue os próximos itens.
São fatores preditivos de sangramento recorrente de úlcera péptica: idade menor que 60 anos, comorbidades (doença pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência cardíaca e insuficiência renal) e uso de antiinflamatórios não-hormonais.
A tinea favosa é a mais grave das tineas do couro cabeludo, podendo levar a lesões com eventual alopecia cicatricial. Ao exame com luz de Wood, a fluorescência é verde-palha. O fungo reponsável por este quadro é:
Texto para as questões de 38 a 40
Uma jovem de 32 anos de idade procurou atendimento médico ambulatorial relatando que há 3 semanas vem apresentando febre baixa, hiporexia, mal-estar geral e manchas avermelhadas na face e edema de membros inferiores ascendente. No seu exame físico, foram verificados: sinais vitais normais, presença de erupção cutânea eritematosa (rash) elevada na região malar (em asa de borboleta), duas úlceras orais indolores, dor e edema nas articulações dos punhos e nos joelhos, pulmões limpos. A ausculta cardíaca revelou presença de hipofonese de bulhas e atrito pericárdio em foco tricúspide, abdome livre e sem visceromegalias, extremidades com edema mole, frio e indolor em bota de cano curto. Os exames laboratorias mostraram: anemia hemolítica com reticulocitose, leucopenia (3.200 células/mm 3 ) e trombocitopenia (90.000 plaquetas/mm 3 ), anticorpos anti-DNA elevados, presença de anticorpos contra o antígeno nuclear Sm (antiSm), VDRL positivo, fator reumatóide negativo, títulos anormalmente elevados de anticorpo antinuclear, albumina sérica diminuída (2,5 g/dL), uréia e creatinina nos limites superiores da normalidade. Sumário de urina: proteinúria +3, cilindros granulosos. Proteinúria de 24 horas = 1,0 g. Ecocardiograma: derrame pericárdico de moderado volume, sem outras alterações.
A medicação usada de forma isolada ou combinada para o tratamento da doença renal apresentada pela paciente hipotética em tela, não inclui
corticoesteróides.
ciclofosfamida.
micofenolato de mofetil.
celecoxib.
Quanto à insuficiência cardíaca, julgue os itens subseqüentes.
Não se indica a digoxina para o tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca sistólica de classe C, pois, além de não melhorar a evolução clínica e de não reduzir a necessidade de hospitalização, aumenta a mortalidade desses doentes.
Nas hérnias inguinais indiretas por persistência do conduto peritônio vaginal, pode-se afirmar que:
São lesões adquiridas que se manifestam clinicamente após esforços físicos e estão relacionadas à fraqueza da parede anterior do canal inguinal.
Usualmente não encarceram devido ao pequeno tamanho do conduto peritoniovaginal.
São lesões congênitas que podem-se manifestar em qualquer idade devido à patência do conduto após o nascimento.
No tratamento cirúrgico, além do fechamento do conduto, está indicado o reforço da parede anterior do canal inguinal.
No tratamento cirúrgico por videolaparoscopia, o uso de tela de marlex diminui a incidência de recidivas.
Acerca das cardiopatias congênitas acianóticas, julgue os itens subseqüentes.
Em pacientes com diagnóstico de síndrome de Down, a anomalia cardíaca mais comum é o defeito do septo atrioventricular (na forma total ou parcial).
As questões de 26 a 30 devem ser respondidas com base no quadro clínico hipotético seguinte.
Os principais mecanismos etiofisiopatogênicos responsáveis pela presença do desdobramento amplo e constante da 2.ª bulha cardíaca verificado na paciente em questão incluem
I prolongamento da sístole do ventrículo direito.
II bloqueio na condução do estímulo pelo ramo direito do feixe de His.
III hipertensão arterial pulmonar grave.
IV distúrbio de condução do estímulo pelo ramo esquerdo do feixe de His.
Estão certos apenas os itens
Tendo como base esses dados clínico-laboratoriais, julgue os itens de 105 a 109.
A fibrilação atrial é uma arritmia que se verifica precocemente em quase todos os pacientes com a cardiopatia descrita na paciente, e sua ocorrência pode melhorar o quadro clínico, pois reduz a intensidade do movimento anterior sistólico da valva mitral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...