Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo como base esses dados clínico-laboratoriais, julgue os itens de 105 a 109.

A obstrução na via de saída do VE é causada exclusivamente pela intensa contração do septo interventricular, que oblitera o espaço de saída do fluxo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, considerando um paciente de 24 anos de idade, com história recente de trauma raquimedular produzido por projétil de arma de fogo.

Durante o período de choque medular, a bexiga se encontra hiper-reflexa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os transtornos de personalidade são distúrbios graves da constituição caracterológica e das tendências comportamentais do indivíduo, não diretamente imputáveis a uma doença, lesão ou outra afecção cerebral ou a um outro transtorno psiquiátrico. A respeito desses transtornos, julgue os itens que se seguem.

A terapia comportamental dialética é um programa desenvolvido especificamente para o tratamento do transtorno de personalidade borderline.

  • C. Certo
  • E. Errado

Palidez cutânea é, talvez, o sinal clínico mais referido por mães que procuram o serviço médico de atendimento a crianças. Entretanto, apenas a palidez palmar intensa tem correlação com anemia importante, segundo o programa de atenção às doenças prevalentes na infância. Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação clínica hipotética relacionada a caso de anemia, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Uma série de exames realizados em uma criança de dez anos apresentou os seguintes resultados: hematócrito 30%, hemoglobina 10g/dL; exame parasitológico de fezes: ovos de ascaris lumbricóides e larvas de estrongilóides. Nessa situação, recomenda-se tratar, primeiro, as parasitoses intestinais, com albendazol na dose de 400 mg, 2 vezes por dia, durante 3 dias, e, posteriormente, a anemia, com sulfato ferroso 4 mg/kg/dia, por 4 meses.

  • C. Certo
  • E. Errado

As parasitoses intestinais acometem todas as regiões do Brasil. As taxas de acometimento da população brasileira variam entre 23% e 70%, dependendo das diferenças sanitárias da região analisada. A estrongiloidíase é uma helmintose intestinal causada principalmente pelo Strongyloides stercoralis, apresentando uma prevalência média de 20%. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir.

Uma das vias de infecção ocorre pela ingestão dos ovos do parasita, presentes no solo, na água ou em alimentos contaminados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dados norte-americanos mostram que a hipertensão arterial sistêmica tem uma incidência que varia entre 10% e 15% nas primigrávidas. Com referência a esse tema, julgue os itens que se seguem.

Quando pacientes com pré-eclâmpsia ou eclâmpsia apresentam, nos exames laboratoriais: hemácias fragmentadas no sangue periférico (hemólise microangiopática), plaquetopenia, elevação de transaminases e de desidrogenase lática e hiperbilirrubinemia deve-se considerar como diagnóstico principal a síndrome HELLP.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma paciente com 32 anos de idade queixa-se de zumbido e perda de audição no ouvido direito. Tem sensação de desequilíbrio constante tanto ao movimentar em uma mesma posição quanto ao deslocar-se. A perda de audição tem piorado ao longo do tempo. Ela teve perda súbita de audição no ouvido direito uma vez e a perda súbita foi revertida por corticóides em altas doses. Audiometria mostrou perda neurossensorial moderada a severa à direita, com audição normal no ouvido esquerdo.

Com relação a essa situação clínica, julgue os itens seguintes.

Tomografias computadorizadas de condutos auditivos internos sem injeção de contraste constituem o exame de escolha para a paciente em questão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto às infecções ósseas em crianças, julgue os itens a seguir.

O tratamento da discite infecciosa ou espondilite bacteriana geralmente é cirúrgico associado a antibioticoterapia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, relativos à retinopatia diabética.

Em pacientes com edema macular diabético significativo, a angiografia fluoresceínica não é usada como guia para realizar a fotocoagulação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.

A ultra-sonografia e a tomografia computadorizada do abdome representam exames úteis na avaliação diagnóstica do paciente em questão.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...