Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um cardiologista, ao avaliar um RN com 10 dias de vida, constatou manifestações clínicas de insuficiência cardíaca congestiva descompensada com leve cianose e a presença de bradicardia. A criança nasceu de parto normal a termo, sem intercorrências, não tendo a mãe realizado acompanhamento prénatal. No eletrocardiograma convencional, foram observados: freqüência atrial maior do que a ventricular, freqüência ventricular média de 45 bpm, ciclos ventriculares (intervalos RR) longos e fixos, relações entre as ondas P e os complexos QRS variando permanentemente (intervalos PR variáveis), complexo QRS com duração de 120 milissegundos. Com base nas informações da situação hipotética acima, julgue os próximos itens.
A arritmia cardíaca apresentada pelo RN poderia ter sido diagnosticada na fase intra-uterina por meio da ecocardiografia fetal.
Considerando que uma mulher de 30 anos de idade, com história de litíase urinária recorrente há 13 anos, apresente lombalgia à direita e hematúria microscópica isoladas nos últimos 3 dias, julgue os itens seguintes.
Comparadas às fontes eletroidráulicas, ultra-sônicas ou a laser, fontes litotridoras pneumático-balísticas apresentam menor risco de perfuração ureteral.
Os transtornos de personalidade são distúrbios graves da constituição caracterológica e das tendências comportamentais do indivíduo, não diretamente imputáveis a uma doença, lesão ou outra afecção cerebral ou a um outro transtorno psiquiátrico. A respeito desses transtornos, julgue os itens que se seguem.
O transtorno da personalidade dissocial é caracterizado por retraimento dos contatos sociais e afetivos, preferência pela fantasia, atividades solitárias e reserva introspectiva, além de incapacidade de expressar seus sentimentos e de experimentar prazer.
Palidez cutânea é, talvez, o sinal clínico mais referido por mães que procuram o serviço médico de atendimento a crianças. Entretanto, apenas a palidez palmar intensa tem correlação com anemia importante, segundo o programa de atenção às doenças prevalentes na infância. Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação clínica hipotética relacionada a caso de anemia, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Um recém-nascido prematuro, no 30.º dia de vida, com idade gestacional corrigida de 34 semanas gestacionais, encontra-se em aleitamento materno exclusivo. Nessa situação a criança deverá receber complementação vitamínica dos complexos A, B, C, D e E e sulfato ferroso.
Uma servidora de uma escola do ensino fundamental, com 32 anos de idade, realizou exames periódicos. Queixava-se de mal-estar, falta de fôlego durante as atividades físicas e perda de peso. O médico percebeu que a paciente estava pálida, com esplenomegalia, e solicitou os exames de rotina. Os resultados dos exames foram Hb = 10 g/dL. leucócitos = 230.000/mm3; basófilos = 3%; plaquetas = 300.000/mm3; presença de metamielócitos e mielócitos no hemograma; ausência de bastões de Auer; ácido úrico de 10 mg/dL. Obtidos esses dados, foi realizada a punção de medula óssea da paciente.
Considerando a situação clínica acima apresentada, julgue os itens de 98 a 104.
O aumento do número de mielócitos e metamielócitos no sangue periférico da paciente caracteriza o desvio para a esquerda.
Dados norte-americanos mostram que a hipertensão arterial sistêmica tem uma incidência que varia entre 10% e 15% nas primigrávidas. Com referência a esse tema, julgue os itens que se seguem.
Diretrizes nacionais e internacionais recentes têm recomendado que, em gestantes, o diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica seja dado quando os valores da pressão arterial forem maiores ou iguais a 130 mmHg × 85 mmHg.
Caso um paciente com sistema vestibular normal esteja de pé, em um carrossel girando para o lado direito,
haverá o aparecimento de um nistagmo com o movimento rápido para a direita.
No tocante às fraturas do platô tibial, julgue os itens que se seguem.
Nas fraturas do tipo I de Shatzker quando a redução por fluoroscopia for difícil, uma possível causa consiste no encarceramento do menisco lateral no foco de fratura.
No pós-operatório o tecido muscular auxilia na Neoglicogênese através da liberação dos seguintes aminoácidos:
Glutamina e alanina.
Alanina e leucina.
Leucina e histidina.
Histidina e glutamina.
Leucina, isoleucina e valina.
A esclerite é uma doença caracterizada por dor ocular e periocular constante, que piora no período da manhã ou durante a madrugada, quando o paciente relata acordar com dor do tipo latejante, provocada pela estase venosa no local da inflamação. Acerca dessa enfermidade, julgue os itens subseqüentes.
O diagnóstico diferencial com episclerite deve ser feito pesquisando-se sinais de edema de esclera e dilatação dos vasos do plexo episcleral profundo, que são sinais característicos da episclerite.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...