Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo como base esses dados clínico-laboratoriais, julgue os itens de 105 a 109.
O principal diagnóstico dessa paciente é miocardiopatia hipertrófica na forma obstrutiva.
Julgue os itens subseqüentes, considerando um paciente de 24 anos de idade, com história recente de trauma raquimedular produzido por projétil de arma de fogo.
A medula espinhal termina na cauda eqüina, o que corresponde, aproximadamente, ao nível da segunda vértebra lombar.
Os transtornos de personalidade são distúrbios graves da constituição caracterológica e das tendências comportamentais do indivíduo, não diretamente imputáveis a uma doença, lesão ou outra afecção cerebral ou a um outro transtorno psiquiátrico. A respeito desses transtornos, julgue os itens que se seguem.
Um indivíduo no qual habitualmente vários elementos da personalidade caracterizam-se por sentimento de dúvida, perfeccionismo, escrupulosidade, verificações, preocupação com pormenores, obstinação, prudência e rigidez excessivas deve ser diagnosticado como tendo transtorno de personalidade ansiosa.
Palidez cutânea é, talvez, o sinal clínico mais referido por mães que procuram o serviço médico de atendimento a crianças. Entretanto, apenas a palidez palmar intensa tem correlação com anemia importante, segundo o programa de atenção às doenças prevalentes na infância. Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação clínica hipotética relacionada a caso de anemia, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Um lactente de oito meses, durante um quadro febril, passou a apresentar inchaço nos dedos das mãos e pés, com choro intenso e dor abdominal. Nessa situação, o teste de falcização é indispensável para o esclarecimento diagnóstico.
Uma servidora de uma escola do ensino fundamental, com 32 anos de idade, realizou exames periódicos. Queixava-se de mal-estar, falta de fôlego durante as atividades físicas e perda de peso. O médico percebeu que a paciente estava pálida, com esplenomegalia, e solicitou os exames de rotina. Os resultados dos exames foram Hb = 10 g/dL. leucócitos = 230.000/mm3; basófilos = 3%; plaquetas = 300.000/mm3; presença de metamielócitos e mielócitos no hemograma; ausência de bastões de Auer; ácido úrico de 10 mg/dL. Obtidos esses dados, foi realizada a punção de medula óssea da paciente.
Considerando a situação clínica acima apresentada, julgue os itens de 98 a 104.
No quadro em apreço, os valores aumentados de ácido úrico são indicativos de que a paciente apresenta deficiências renais crônicas, não-relacionadas à doença investigada.
Dados norte-americanos mostram que a hipertensão arterial sistêmica tem uma incidência que varia entre 10% e 15% nas primigrávidas. Com referência a esse tema, julgue os itens que se seguem.
Gestantes que apresentam hipertensão arterial crônica grave devem ser tratadas preferencialmente com inibidores da enzima conversora de angiotensina, pois esse grupo de medicamentos promove proteção da função renal e melhora o fluxo sanguíneo uteroplacentário.
Uma paciente com 32 anos de idade queixa-se de zumbido e perda de audição no ouvido direito. Tem sensação de desequilíbrio constante tanto ao movimentar em uma mesma posição quanto ao deslocar-se. A perda de audição tem piorado ao longo do tempo. Ela teve perda súbita de audição no ouvido direito uma vez e a perda súbita foi revertida por corticóides em altas doses. Audiometria mostrou perda neurossensorial moderada a severa à direita, com audição normal no ouvido esquerdo. Com relação a essa situação clínica, julgue os itens seguintes.
O quadro descrito é altamente sugestivo de vertigem paroxística benigna periférica.
Quanto às infecções ósseas em crianças, julgue os itens a seguir.
A infecção metafisária pode se propagar até a epífise pelos vasos metafisários somente em recém-nascidos e em crianças com até 18 meses de idade.
A esclerite é uma doença caracterizada por dor ocular e periocular constante, que piora no período da manhã ou durante a madrugada, quando o paciente relata acordar com dor do tipo latejante, provocada pela estase venosa no local da inflamação. Acerca dessa enfermidade, julgue os itens subseqüentes.
A instilação de colírios de epinefrina ou adrenalina pode ser bastante útil no diagnóstico diferencial entre episclerite e esclerite e também para se observar melhor o edema de esclera.
Considerando a situação apresentada, julgue os itens que se seguem.
Os efeitos farmacológicos antiinflamatórios dos corticosteróides são benéficos nessa emergência médica, porém sua utilização somente deve ser realizada 72 horas após o aparecimento das petéquias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...