Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando a situação apresentada, julgue os itens que se seguem.
O uso de heparina intravenosa, cuja principal ação farmacológica é ativar a antitrombina III, não é recomendado nessa emergência médica, uma vez que não reduz o risco de morbimortalidade.
A diminuição da força muscular de rápida evolução pode ter origens diferentes no sistema nervoso central e periférico. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A paralisia periódica hipocalêmica relacionada à doença de Graves tem melhora após a correção do distúrbio hormonal.
Um indivíduo desempregado foi vítima de agressão física (paulada) na região temporal esquerda e perdeu a consciência no momento. Foi socorrido e levado até o hospital da cidade onde mora, quatro horas após o trauma. Estava alcoolizado, somando 14 pontos na escala de Glasgow. Estudo radiológico simples de crânio evidenciou fratura linear temporal esquerda. Tendo iniciado quadro de sonolência progressiva, que foi atribuído à cachaça, foi mantido em observação. Na manhã seguinte, quando não mais respondeu aos estímulos e passou a apresentar respiração ruidosa, foi transferido para o hospital da capital, onde entrou em estado comatoso, exibindo, espontaneamente, postura de descerebração à esquerda associada a hemiplegia direita. As pupilas apresentavam anisocoria, sendo a pupila esquerda maior do que a direita. TC de crânio mostrou imagem hiperdensa em forma de lente biconvexa, volumosa, temporal esquerda, acarretando importante desvio de linha média.
Acerca desse quadro clínico, julgue os itens de 106 a 110.
Antes do estabelecimento de uma via aérea definitiva, o paciente deve ser submetido a uma dose de ataque de diurético osmótico para diminuição e controle da pressão intracraniana.
Os grupos relacionados abaixo recebem vacinação de rotina contra influenza, com EXCEÇÃO de:
Populações carcerárias.
Trabalhadores da saúde.
Portadores de nefropatia.
Indígenas a partir de seis meses de idade.
Portadores de diabetes não-insulino-dependentes.
A descoberta da bactéria e sua relação com doenças ocorreu no século XVII. Desde então, o campo da microbiologia evoluiu muito, produzindo avanços nos processos de desinfecção e esterilização. Com relação à desinfecção de endoscópios, julgue os próximos itens.
Por motivo de segurança da equipe de saúde, a limpeza manual do endoscópio e de seus componentes externos e internos deve ser realizada após sua desinfecção.
Em relação ao esôfago de Barrett, julgue os itens subseqüentes.
A endoscopia digestiva alta é o principal meio diagnóstico para esôfago de Barrett, sem necessidade de estudo histopatológico da lesão.
Dentre as patologias relacionadas abaixo, assinale a que NÃO é considerada como definidora de síndrome da imunodeficiência adquirida:
Candidíase esofágica e neurotoxoplasmose.
Herpes genital e meningite asséptica.
Pneumocistose e reativação de doença de Chagas.
Linfoma primário de sistema nervoso central e retinite citomegaálica.
Tuberculose miliar e histoplasmose disseminada.
O câncer de pulmão é uma das principais causas de morte em homens e mulheres. Acerca dessa neoplasia, julgue os itens que se seguem.
I Um dos principais fatores de risco dessa neoplasia é o tabagismo.
II A realização de radiografias de tórax, semestralmente, em pacientes com alto risco de desenvolvimento desse câncer é obrigatória, pois reduz significativamente os índices de mortalidade.
III Anorexia, perda de peso, astenia e surgimento de tosse (ou modificação do padrão de tosse crônica) são manifestações freqüentes em pacientes com câncer de pulmão.
IV Atelectasia, alteração da voz (rouquidão) e síndrome da veia cava superior são manifestações típicas das chamadas síndromes paraneoplásicas.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Julgue os seguintes itens, referentes ao quadro clínico de uma mulher de 60 anos de idade, tabagista, com IMC igual a 32 e com acúmulo de gordura abdominal, triglicerídios de 155 mg/dL, colesterol HDL de 39 mg/dL, glicemia de jejum de 115 mg/dL e hipertensão arterial sistêmica.
No quadro considerado, apesar do risco aumentado para hipertensão arterial sistêmica, não há aumento de risco para doença coronariana.
Uma paciente portadora de colelitíase deu entrada em pronto atendimento com queixa de dor intensa no andar superior do abdome, de início súbito, constante e associada a vômitos. A paciente se apresenta dispnéica, desidratada e com distensão abdominal.
Com referência ao quadro clínico acima descrito, julgue os próximos itens.
A ecografia abdominal será um exame de grande importância, pois a distensão abdominal que a paciente apresenta diminui a acuidade de outros exames radiológicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...