Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere-se que um chefe de polícia solicite a um médico legista que se dirija ao cárcere para a realização de exame de corpo de delito cautelar em preso perigoso, ameaçado de linchamento pela população. Considere-se, ainda, que esse chefe de polícia tenha alegado não ser possível oferecer segurança durante deslocamento do preso ao posto médico-legal. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens seguintes. Além do exame médico-legal cautelar, é necessária a identificação técnica do preso. Caso o preso seja conhecido dos carcereiros, a identificação deve ser feita pelo método de reconhecimento, sendo necessária a identificação por datiloscopia apenas quando houver dúvida acerca da real identidade do prisioneiro.
A despeito das novas tecnologias, a radiografia convencional continua representando uma grande parcela dos exames de imagem. Acerca dos exames radiológicos convencionais, julgue os itens de 90 a 99.
Valores elevados de corrente (mA) permitem o uso de ponto focal pequeno, devendo ser usados quando se quer observar detalhes na imagem.
Conhecidos há mais de 2.000 anos, os transtornos de humor continuam a dominar o interesse da saúde pública. Em relação ao transtorno de humor bipolar, julgue os próximos itens.
O transtorno de humor bipolar ou transtorno afetivo bipolar inicia-se tipicamente entre a adolescência até os 30 anos de idade.
Acerca das afecções proctológicas da região anorretal, julgue os itens de 106 a 112.
O dinitrato de isossorbida está indicado no tratamento da fissura anal crônica.
Em cada um dos próximos itens é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada, acerca de diagnósticos e indicações médicas relativos à pediatria.
Uma criança com 6 anos de idade, vacinada com o BCG no primeiro mês de vida, não desenvolveu cicatriz vacinal. Nessa situação clínica, segundo o Ministério da Saúde, a criança deve ser revacinada com o BCG, sem teste tuberculínico prévio.
Uma criança de 18 meses de idade foi levada a um posto de saúde, apresentando febre, tosse, dor de ouvido e diarréia com sangue havia 24 horas. Ao ser atendida, a mãe relatou que a criança conseguia alimentar-se, não vomitava, estava consciente e, quando era oferecido o soro de reidratação oral, ela o bebia avidamente. Observou-se que a criança estava inquieta e irritada. No exame físico, a temperatura axilar era de 39 ºC, a freqüência respiratória era de 35 incursões por minuto, a paciente apresentava palidez palmar intensa, os olhos não estavam encovados e a pele voltava rapidamente ao estado anterior quando pinçada, além de não apresentar secreção no ouvido.
Considerando as normas do Programa Nacional de Atenção às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), julgue os seguintes itens, relativos ao quadro clínico descrito acima.
Pode-se afirmar, nesse caso, que não há infecção no ouvido.
Em contexto amplo a família representa duas ou mais pessoas que vivem (geralmente) em um mesmo domicílio, têm vínculos emocionais ou afetivos e desempenham tarefas sociais interrelacionadas. Com relação aos ciclos vitais, à estrutura, à dinâmica e às crises previsíveis no desenvolvimento da família, julgue os itens de 86 a 91.
Famílias nucleares, em processo de separação, ampliadas e monoparentais representam exemplos de diferentes tipos de estruturas familiares.
Considere que uma paciente com 40 anos de idade tenha crises de zumbido no ouvido direito, pressão nesse ouvido, vertigens fortes com duração de 2 horas a 2 dias e perda de audição durante as crises. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes.
A audiometria dessa paciente pode ser normal no ouvido direito no intervalo entre as crises de vertigem.
Um paciente com 46 anos de idade começou a sentir dor no ouvido esquerdo pela manhã. Ao meio-dia, notou dormência e dificuldade para fechar o olho esquerdo e a boca. No fim do dia, ele estava com paralisia facial de todos os ramos do nervo à esquerda. Há registro de um episódio semelhante no passado.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
A paralisia descrita é periférica porque afeta todos os ramos do nervo facial igualmente.
Acerca das doenças osteometabólicas, julgue os itens subseqüentes.
A osteoporose provoca alteração da microarquitetura, aumento da fragilidade e do risco de fraturas dos ossos em todas as idades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...