Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca de quimioterapia, tratamento hormonal, radioterapia e imunoterapia, julgue os próximos itens.
Sarcomas mamários volumosos ressecáveis devem ser tratados inicialmente com quimioterapia neoadjuvante, visando reduzir a massa tumoral e avaliar a resposta a quimioterapia in vivo.
Micrometástase linfonodais são definidas como:
depósitos tumorais de 0,2 a 2 mm
depósitos tumorais menores que 0,2 mm
depósitos tumorais 2 a 4 mm
depósitos tumorais 1 e 2 mm
depósitos tumorais 0,2 a 1 mm
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os seguintes itens, que dizem respeito a morte súbita.
Casos de embolia pulmonar fatal não provocam substrato anatomopatológico detectável durante o exame necroscópico.
Com relação aos anticoncepcionais só com progestágenos, julgue os seguintes itens.
Podem ser usados em pacientes com anemia falciforme.
De acordo com a Portaria nº 5, de 21 de fevereiro de 2006, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, que inclui doenças e agravos na relação nacional de notificação compulsória, fazem parte da lista nacional de doenças e agravos de notificação compulsória, EXCETO:
Antraz, Dengue e Difteria.
Rotavirus, Teníase e Escabiose.
Febre Tifóide, Malária e Rubéola.
Leishmaniose Visceral, Leptospirose e Tularemia.
Um homem com 29 anos de idade queixa-se de cefaléia e palpitações, sendo detectada pressão arterial de 200 mmHg × 110 mmHg. O paciente relatou que vem apresentando crises semelhantes nas últimas semanas, com duração de minutos e resolução espontânea.
Em relação ao caso clínico acima, julgue os itens subseqüentes.
O paciente do caso clínico em apreço não apresenta doença de natureza orgânica.
Por apresentar, há 1 ano, lesão papulosa no dorso do nariz, que evoluiu com a formação de crosta na sua superfície, Sara, cor branca, 51 anos de idade, procurou assistência médica. Sara relatou ao médico que eventualmente sentia um ligeiro ardor e prurido. Usou várias medicações tópicas, sem que houvesse melhora do quadro. Ao exame dermatológico, o médico observou a existência de lesão pápulo-nodular de 0,5 cm, perlada (aspecto com brilho da pérola), com erosão central recoberta por crosta, bordas translúcidas e presença de finas telangectasias em sua superfície.
Julgue os itens a seguir, com relação a esse caso clínico hipotético.
O resultado do uso de drogas tópicas, como o pimecrolimus (Elidel), nos carcinomas de pele ainda é controverso, carecendo de maiores estudos.
Num paciente com diagnóstico de embolia pulmonar:
A anticoagulação com heparina deve ser prescrita por pelo menos 5 dias.
Pode-se optar pela anticoagulação exclusiva com cumarínicos desde o início do tratamento.
O tempo médio de heparinização é de 30 a 40 dias.
Não está indicado o uso de heparinas de baixo peso molecular.
A dose diária de heparina deve ser controlada através do INR.
Um homem de 38 anos de idade procurou atendimento médico, relatando que, há cerca de 7 dias vem apresentando dispnéia aos médios esforços e ao se deitar, aumento do volume abdominal, dor no hipocôndrio direito e edema nos membros inferiores. O exame clínico mostra sinais vitais estáveis. Pulmões com discretos estertores nos terços inferiores de ambos hemitóraces. Presença de turgência jugular a 45º, com onda V gigante. Ritmo cardíaco regular em 3 tempos (B3), com sopro sistólico de grau 3 (Levine) em foco tricúspide, intensificado com manobra de Rivero-Carvallo e sopro sistólico de grau 3 em foco mitral. No abdome: fígado palpável à manobra do rechaço (hepatimetria de 20 cm), doloroso à palpação e com pulsação sistólica (pulso hepático), presença de ascite acentuada. Edema leve de membros inferiores (sinal de Godet presente) em bota de cano curto. O eletrocardiograma mostra baixa voltagem periférica e sobrecarga biatrial. No cateterismo cardíaco, a manometria mostra curvas de pressão de ambos ventrículos, com profunda e rápida queda da pressão diastólica inicial nesses ventrículos, seguida de aumento rápido até um platô na protodiástole, e as ventriculografias mostram amputação da ponta dos ventrículos e das vias de entrada, dilatação dos átrios e regurgitação das valvas atrioventriculares.
Com base nas informações fornecidas nesse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.
De uma maneira geral, nessa afecção cardíaca o aspecto ventriculográfico não permite quantificar o grau de alteração patológica que envolve as câmaras cardíacas.
Um homem com 45 anos de idade, pedreiro, apresenta quadro de oligoartrite de início insidioso envolvendo tornozelos, iniciado há 6 meses e que progrediu rapidamente para poliartrite aditiva e simétrica acometendo também joelhos, cotovelos, punhos, metacarpofalangianas e interfalangianas proximais. Ele queixa-se de rigidez matinal de 2 horas e de lombalgia, piorada com o esforço físico e aliviada com o repouso, e de rigidez matinal na coluna de 5 minutos. O exame físico chama a atenção pela presença de artralgia e proliferação sinovial nos cotovelos, punhos, metacarpofalangianas, interfalangianas proximais e nos joelhos (com derrame articular), sem outros comemorativos. O paciente traz exames com os seguintes resultados: PCR (proteína C reativa) = 4,8 mg/dL (valor de referência até 0,3 mg/dL), fator reumatóide (nefelometria) menor que 10,9 UI/mL (valor de referência acima de 10,9 UI/mL), VHS (velocidade de eritrossedimentação) = 48 mm/1.ª hora (westerngreen).
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
É possível que o fator reumatóide se torne positivo no decorrer da evolução da doença.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...