Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No caso apresentado na questão 9, qual o tratamento adequado?
Norfloxacina 200 mg VO 12/12h, de 7 a 10 dias.
Nitrofurantoína 50 mg VO de 8/8h, de 7 a 10 dias.
Sulfametoxazol 400 e trimetropina 80 VO de 12/12h, de 7 a 10 dias.
Ampicilina 1 g EV, de 10 a 14 dias.
Ciprofloxacina 400 mg EV de 12/12h, de 10 a 14 dias.
Um homem de 38 anos de idade procurou atendimento médico, relatando que, há cerca de 7 dias vem apresentando dispnéia aos médios esforços e ao se deitar, aumento do volume abdominal, dor no hipocôndrio direito e edema nos membros inferiores. O exame clínico mostra sinais vitais estáveis. Pulmões com discretos estertores nos terços inferiores de ambos hemitóraces. Presença de turgência jugular a 45º, com onda V gigante. Ritmo cardíaco regular em 3 tempos (B3), com sopro sistólico de grau 3 (Levine) em foco tricúspide, intensificado com manobra de Rivero-Carvallo e sopro sistólico de grau 3 em foco mitral. No abdome: fígado palpável à manobra do rechaço (hepatimetria de 20 cm), doloroso à palpação e com pulsação sistólica (pulso hepático), presença de ascite acentuada. Edema leve de membros inferiores (sinal de Godet presente) em bota de cano curto. O eletrocardiograma mostra baixa voltagem periférica e sobrecarga biatrial. No cateterismo cardíaco, a manometria mostra curvas de pressão de ambos ventrículos, com profunda e rápida queda da pressão diastólica inicial nesses ventrículos, seguida de aumento rápido até um platô na protodiástole, e as ventriculografias mostram amputação da ponta dos ventrículos e das vias de entrada, dilatação dos átrios e regurgitação das valvas atrioventriculares.
Com base nas informações fornecidas nesse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.
A hipótese diagnóstica mais provável no caso clínico em questão é de endomiocardiofibrose — uma forma idiopática de miocardiopatia hipertrófica.
Paciente de 75 anos, hipertenso, procura serviço médico de emergência por falta de ar. Apresenta-se dispnéico, com sudorese, freqüência cardíaca 96 bpm, saturação 88%, pressão arterial 190 / 110 mmHg, e crepitações pulmonares até terço médio do tórax. A ausculta cardíaca revela ritmo de galope com quarta bulha.
Pode-se dizer sobre este paciente que:
apresenta uma disfunção miocárdica com predomínio sistólico.
apresenta uma disfunção miocárdica com predomínio diastólico.
apresenta uma disfunção miocárdica mista.
não apresenta disfun ção miocárdica.
seu diagnóstico provável é de embolia pulmonar.
Um homem com 45 anos de idade, pedreiro, apresenta quadro de oligoartrite de início insidioso envolvendo tornozelos, iniciado há 6 meses e que progrediu rapidamente para poliartrite aditiva e simétrica acometendo também joelhos, cotovelos, punhos, metacarpofalangianas e interfalangianas proximais. Ele queixa-se de rigidez matinal de 2 horas e de lombalgia, piorada com o esforço físico e aliviada com o repouso, e de rigidez matinal na coluna de 5 minutos. O exame físico chama a atenção pela presença de artralgia e proliferação sinovial nos cotovelos, punhos, metacarpofalangianas, interfalangianas proximais e nos joelhos (com derrame articular), sem outros comemorativos. O paciente traz exames com os seguintes resultados: PCR (proteína C reativa) = 4,8 mg/dL (valor de referência até 0,3 mg/dL), fator reumatóide (nefelometria) menor que 10,9 UI/mL (valor de referência acima de 10,9 UI/mL), VHS (velocidade de eritrossedimentação) = 48 mm/1.ª hora (westerngreen).
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O fato de o paciente ser homem, ter queixas no eixo axial e fator reumatóide negativo torna mais provável o diagnóstico de alguma espondiloartropatia.
A psicofarmacologia moderna é, em grande parte, a história da neurotransmissão química. Para compreender as ações das drogas sobre o cérebro, para alcançar o impacto das doenças sobre o sistema nervoso central e para interpretar as conseqüências comportamentais dos medicamentos psiquiátricos, deve-se dominar a linguagem e os princípios da neurotransmissão central. Foi aberto caminho para a compreensão das bases biológicas da enfermidade mental, mormente dos aspectos moleculares e dos seus padrões genômicos e proteômicos, pois se trata de um portal para as neurociências, que será a revolução técnico-científica do século XXI no campo da saúde mental.
Com base no texto acima e nas suas implicações, julgue os itens subseqüentes.
Os dois componentes principais do tratamento dos transtornos de ansiedade são: o emprego de medicamento em médio e longo prazo e a psicoterapia de base analítica.
O pediatra deve ser um médico especializado no atendimento geral à criança. Sua formação deve abranger conhecimento sobre os mais diversos espectros da saúde, das doenças mais prevalentes e daquelas situações que, embora não tão freqüentes, já começam a assumir um certo destaque - por conta da melhoria da qualidade de vida das famílias e da redução das doenças mais prevalentes (doenças infecto-contagiosas imunopreveníveis, diarréia, pneumonia e desnutrição) - tais como as doenças crônico-degenerativas (endocrinopatias, reumatopatias, cardiopatias, gastroenteropatias, entre outras subespecialidades). Por isso, o pediatra deve estar preparado a dar o atendimento primário e, eventualmente, encaminhar para o subespecialista pediátrico. Nesse contexto, julgue os próximos itens.
Considere que um neonato, no primeiro dia de vida, passe a apresentar vômitos de aspecto bilioso e que uma radiografia do abdome mostre o "sinal da dupla bolha". Nessa situação, o diagnóstico é de atresia duodenal e o tratamento é cirúrgico.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Uma criança que é alimentada com leite de vaca apresenta tosse, coriza nasal e roncos à ausculta pulmonar. Passa a ser alimentada com leite de soja e melhora rapidamente dos sintomas. A hipótese diagnóstica mais provável é:
alergia à proteína do leite de vaca.
intolerância à Alfa Lactose do leite de vaca.
intolerância à Beta Lactose do leite de vaca.
alergia ao triglicerídeo de cadeia média do leite de vaca.
Um pediatra atendeu um adolescente do sexo masculino, com 15 anos de idade, natural de Brasília – DF, residente e procedente da Cidade Ocidental – GO, apresentando sangue nas fezes e perdendo peso há seis meses. O paciente relatou que há seis meses aumentou o número das evacuações e houve diminuição da consistência das fezes; que as fezes apresentavamse com catarro e sangue com alguma freqüência; que apresentava dor em fossa ilíaca direita após ingestão de alimentos e também ao evacuar; que não tinha urgência fecal. Referia febre baixa, de periodicidade irregular, diminuição do apetite e perda de 9 kg nesse período. Informou, ainda, que no último mês o volume de muco e sangue nas fezes aumentou muito. Quando indagado sobre outras situações, relatou que, nos últimos seis meses, apresentou quatro recidivas de lesão com sinais flogísticos na região interglútea, que necessitaram de drenagem e antibióticos e que teve alguns episódios de dor com vermelhidão e inchaço em articulação coxofemoral direita, de forma periódica, que regredia espontaneamente. O paciente nasceu a termo, teve um desenvolvimento neuropsicomotor normal, suas vacinas estavam atualizadas e ele apresentou doenças próprias da infância. Ao exame físico, estava emagrecido, hipocorado 2+/4, com desdobramento fixo de B2, sopro sistólico pancardíaco 1+/6, freqüência cardíaca 100 bpm. Abdome plano, normotenso, doloroso à palpação profunda, com ruídos hidroaéreos aumentados, sem visceromegalias ou massas. Gânglios inguinais pequenos, fibroelásticos. Exame proctológico: fissura extensa às 8 horas, com plicoma sentinela. Tanner G2P2, peso: 38,3 kg (p5- 10) e estatura: 156 cm (p5-10). A seguir apresentam-se resultados de alguns exames. Hematócrito: 31%; hemoglobina: 10,8 g%; glóbulos brancos: 10.800/mm³; diferencial: basófilos 1%, eosinófilos 4%, bastonetes 7%, segmentados 67%, linfócitos 18%, monócitos 3%; plaquetas: 491.000/mm³ VHS na 1.ª hora 45 mm; uréi
Em casos de retocolite ulcerativa inespecífica, constituem indicação cirúrgica indiscutível as seguintes condições: megacólon tóxico intratável, perfuração intestinal, hemorragias maciças e degeneração maligna.
É INCORRETO afirmar, quanto à úlcera péptica, que
ela é a causa mais comum de hemorragia digestiva alta.
o sangramento é habitualmente autolimitado.
cerca de 30% dos pacientes com úlcera desenvolvem obstrução pilórica.
cerca de 80% dos pacientes fornecem uma história de úlcera sintomática antes do início do tratamento.
Com relação a cefaléias, julgue os itens seguintes.
A cefaléia tensional pode caracterizar-se por sensação de explosão e hiperestesia no couro cabeludo, sendo observada, eventualmente, em concomitância com sintomas ansiosos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...