Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Mulher, 25 anos, há 2 semanas iniciou disúria e polaciúria, evoluiu com aparecimento de dor lombar e febre há 5 dias. Procurou atendimento médico em mau estado geral, hipotensa (PA = 90 X 50 mmHg) e febril. Exames laboratoriais mostram: leucócitos 12800 0/0/0/0/10/70/15/5, proteína C reativa = 23 mg/dl, EAS: densidade = 1020, pH = 5,0, nitrito +, hemácias 6 a 10/campo, leucócitos 30 a 40/campo. Urocultura: enterococcus sp > 100000 colônias. O diagnóstico provável é:

  • A.

    Doença inflamatória pélvica.

  • B.

    Uretrite.

  • C.

    Cistite.

  • D.

    Pielonefrite aguda.

  • E.

    Peritonite.

       Um homem de 38 anos de idade procurou atendimento médico, relatando que, há cerca de 7 dias vem apresentando dispnéia aos médios esforços e ao se deitar, aumento do volume abdominal, dor no hipocôndrio direito e edema nos membros inferiores. O exame clínico mostra sinais vitais estáveis. Pulmões com discretos estertores nos terços inferiores de ambos hemitóraces. Presença de turgência jugular a 45º, com onda V gigante. Ritmo cardíaco regular em 3 tempos (B3), com sopro sistólico de grau 3 (Levine) em foco tricúspide, intensificado com manobra de Rivero-Carvallo e sopro sistólico de grau 3 em foco mitral. No abdome: fígado palpável à manobra do rechaço (hepatimetria de 20 cm), doloroso à palpação e com pulsação sistólica (pulso hepático), presença de ascite acentuada. Edema leve de membros inferiores (sinal de Godet presente) em bota de cano curto. O eletrocardiograma mostra baixa voltagem periférica e sobrecarga biatrial. No cateterismo cardíaco, a manometria mostra curvas de pressão de ambos ventrículos, com profunda e rápida queda da pressão diastólica inicial nesses ventrículos, seguida de aumento rápido até um platô na protodiástole, e as ventriculografias mostram amputação da ponta dos ventrículos e das vias de entrada, dilatação dos átrios e regurgitação das valvas atrioventriculares.

Com base nas informações fornecidas nesse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.

A onda V gigante e o pulso hepático têm a mesma base fisiopatológica e expressam grave insuficiência tricúspide — uma anormalidade que decorre desse tipo de cardiopatia.

  • E. Errado
  • C. Certo

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 19, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

Caso você perceba, em seu local de trabalho, que está ocorrendo um princípio de incêndio em um aparelho de ar condicionado ligado à energia elétrica, a atitude correta e segura deverá ser:

  • A.

    imediatamente derramar um balde de água sobre o aparelho.

  • B.

    desligar a rede elétrica e ficar esperando no local, observando se haverá propagação das chamas.

  • C.

    deixar que as chamas tomem maiores proporções e, em seguida, acionar o Corpo de Bombeiros.

  • D.

    debelar as chamas com um extintor de incêndio apropriado.

Paciente em choque cardiogênico, recebendo 10 micrograma/Kg/min de dobutamina, apresenta-se taquidispnéico, pressão venosa central de 15 mm Hg, ausculta pulmonar normal, enchimento capilar de 4 segundos, freqüência cardíaca 120 batimentos por minuto, pressão arterial 130 / 70 mm Hg, saturação venosa central de oxigênio de 66%. Qual a melhor conduta para este caso?

  • A.

    Paciente, com pressão arterial adequada, não necessita de intervenção no momento.

  • B.

    Dada a elevação da pressão venosa central, administrar diurético.

  • C.

    Não é possível tomar decisão com as variáveis apresentadas.

  • D.

    Administrar vasodilatador para melhorar a perfusão periférica

  • E.

    Administrar digitálico venoso como forma de aumentar a contratilidade e reduzir a freqüência cardíaca.

O exame clínico do paciente com queixas reumáticas pode fornecer informações precisas e específicas que auxiliarão na busca pelo diagnóstico correto. Sobre esse tema, julgue os seguintes itens.

Na síndrome do túnel do tarso, ocorre a compressão do nervo tibial anterior, causando dor e parestesias na face lateral do tornozelo.

  • C. Certo
  • E. Errado

       A psicofarmacologia moderna é, em grande parte, a história da neurotransmissão química. Para compreender as ações das drogas sobre o cérebro, para alcançar o impacto das doenças sobre o sistema nervoso central e para interpretar as conseqüências comportamentais dos medicamentos psiquiátricos, deve-se dominar a linguagem e os princípios da neurotransmissão central. Foi aberto caminho para a compreensão das bases biológicas da enfermidade mental, mormente dos aspectos moleculares e dos seus padrões genômicos e proteômicos, pois se trata de um portal para as neurociências, que será a revolução técnico-científica do século XXI no campo da saúde mental.

Com base no texto acima e nas suas implicações, julgue os itens subseqüentes.

Estudos controlados envolvendo pacientes com episódios depressivos recorrentes demonstraram que a manutenção de um medicamento antidepressivo previne a recorrência por até 5 anos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O pediatra deve ser um médico especializado no atendimento geral à criança. Sua formação deve abranger conhecimento sobre os mais diversos espectros da saúde, das doenças mais prevalentes e daquelas situações que, embora não tão freqüentes, já começam a assumir um certo destaque - por conta da melhoria da qualidade de vida das famílias e da redução das doenças mais prevalentes (doenças infecto-contagiosas imunopreveníveis, diarréia, pneumonia e desnutrição) - tais como as doenças crônico-degenerativas (endocrinopatias, reumatopatias, cardiopatias, gastroenteropatias, entre outras subespecialidades). Por isso, o pediatra deve estar preparado a dar o atendimento primário e, eventualmente, encaminhar para o subespecialista pediátrico. Nesse contexto, julgue os próximos itens.

Está indicada a profilaxia com rifampicina na dose de 30 mg/kg/dose (dose máxima de 1.200 mg), em um total de quatro doses, a cada 12 horas, em contactantes familiares de crianças com diagnóstico de meningite por meningococo.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Como classificar o episódio de diarréia mucopiossanguinolenta há cinco dias, em um lactente de oito meses, com os seguintes sinais clínicos: olhos fundos, bebe mal e sinal da prega que volta muito lentamente ao normal?

  • A.

    Diarréia persistente com desidratação grave.

  • B.

    Disenteria bacteriana.

  • C.

    Disenteria com desidratação grave.

  • D.

    Diarréia aguda com desidratação.

        Um pediatra atendeu um adolescente do sexo masculino, com 15 anos de idade, natural de Brasília – DF, residente e procedente da Cidade Ocidental – GO, apresentando sangue nas fezes e perdendo peso há seis meses. O paciente relatou que há seis meses aumentou o número das evacuações e houve diminuição da consistência das fezes; que as fezes apresentavamse com catarro e sangue com alguma freqüência; que apresentava dor em fossa ilíaca direita após ingestão de alimentos e também ao evacuar; que não tinha urgência fecal. Referia febre baixa, de periodicidade irregular, diminuição do apetite e perda de 9 kg nesse período. Informou, ainda, que no último mês o volume de muco e sangue nas fezes aumentou muito. Quando indagado sobre outras situações, relatou que, nos últimos seis meses, apresentou quatro recidivas de lesão com sinais flogísticos na região interglútea, que necessitaram de drenagem e antibióticos e que teve alguns episódios de dor com vermelhidão e inchaço em articulação coxofemoral direita, de forma periódica, que regredia espontaneamente. O paciente nasceu a termo, teve um desenvolvimento neuropsicomotor normal, suas vacinas estavam atualizadas e ele apresentou doenças próprias da infância. Ao exame físico, estava emagrecido, hipocorado 2+/4, com desdobramento fixo de B2, sopro sistólico pancardíaco 1+/6, freqüência cardíaca 100 bpm. Abdome plano, normotenso, doloroso à palpação profunda, com ruídos hidroaéreos aumentados, sem visceromegalias ou massas. Gânglios inguinais pequenos, fibroelásticos. Exame proctológico: fissura extensa às 8 horas, com plicoma sentinela. Tanner G2P2, peso: 38,3 kg (p5- 10) e estatura: 156 cm (p5-10). A seguir apresentam-se resultados de alguns exames. Hematócrito: 31%; hemoglobina: 10,8 g%; glóbulos brancos: 10.800/mm³; diferencial: basófilos 1%, eosinófilos 4%, bastonetes 7%, segmentados 67%, linfócitos 18%, monócitos 3%; plaquetas: 491.000/mm³ VHS na 1.ª hora 45 mm; uréi

Considerando que, ao final da investigação, o médico pediatra tivesse chegado à conclusão que o diagnóstico era doença de Crhon, classificada na forma moderada, o adolescente deveria receber, na fase ativa, por via oral, as drogas mesalasina (5 ASA) e metronidazol e fazer dieta elementar ou semi-elementar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na hipertensão arterial que complica a insuficiência renal crônica, é CORRETO afirmar que

  • A.

    ocorre produção aumentada de endotelina.

  • B.

    ocorre aumento do óxido nítrico.

  • C.

    ocorrem níveis impropriamente diminuídos de renina.

  • D.

    ocorre estimulação parassimpática por reflexos renais eferentes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...