Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao transplante renal, todas as opções abaixo estão corretas, exceto:
Crianças com menos de 5 anos de idade transplantadas, constituem um grupo de pior sobrevida, tanto do enxerto, como do paciente.
A doença cardiovascular é uma importante causa de mortalidade no transplantado.
A glomeruloesclerose focal e segmentar pode recorrer após o transplante em cerca de 20 a 30% dos casos.
Um teste tuberculínico positivo na fase de preparo contra-indica o transplante.
A ciclosporina é bastante eficaz na prevenção da rejeição, porém seu maior problema é a nefrotoxicidade aguda e crônica.
Um caminhoneiro dirige um caminhão para percorrer longas distâncias. Este veículo possui dois tanques de combustível com capacidade de 400 litros cada, colocados atrás da cabine do motorista, junto ao chassis. Com esta quantidade de combustível nos tanques, podese classificar o trabalho do motorista como trabalho
insalubre em grau médio.
insalubre em grau máximo.
de risco, portanto periculosidade.
salubre, sem risco.
Acerca do tratamento cirúrgico do câncer de mama, julgue os seguintes itens.
A reconstrução com implantes de silicone é um procedimento cirúrgico simples, de pequena proporção, sendo o preferido nas reconstruções mamárias.
Qual dos fatores prognósticos abaixo qual esta relacionado ao aumento do risco de metastatização por agir "digerindo" a membrana basal?
ps2
cmic
catepsina d
p 53
chek 2
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Após uma tempestade com raios e trovões, foi encontrado, em um canavial, cadáver de adulto jovem encharcado e com marcas de queimaduras nas roupas e na pele. Não houve registro de relato de testemunhas.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.
Nessa situação, os mecanismos prováveis de morte são a parada respiratória central e a parada cardíaca em assistolia, com predomínio da última.
Com relação à ligadura tubária, julgue os itens subseqüentes.
Recomenda-se que seja realizada na primeira fase do ciclo para se evitar uma possível gravidez concomitante.
Um homem com 29 anos de idade queixa-se de cefaléia e palpitações, sendo detectada pressão arterial de 200 mmHg × 110 mmHg. O paciente relatou que vem apresentando crises semelhantes nas últimas semanas, com duração de minutos e resolução espontânea.
Em relação ao caso clínico acima, julgue os itens subseqüentes.
Exame de imagem de adrenais constitui a primeira conduta a ser adotada na investigação diagnóstica desse caso clínico.
Medicina - Endocrinologia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Uma mulher com 20 anos refere episódios de hipotensão arterial e alterações menstruais. Ao exame físico apresenta-se normotensa com hirsutismo e virilização. As dosagens hormonais de DHEA, androstenediona, testosterona plasmática e 17-OH progesterona mostraram-se bastante elevadas. Uma tomografia computadorizada mostrou adrenais hiperplasiadas.
A hipótese diagnóstica mais provável é:
síndrome de Cushing
hiperplasia adrenal congênita por deficiência de 17α- hidroxilase
síndrome de ovários policísticos
hiperplasia adrenal congênita do tipo deficiência de 21-hidroxilase
uso crônico de corticosteróides
Por apresentar, há 1 ano, lesão papulosa no dorso do nariz, que evoluiu com a formação de crosta na sua superfície, Sara, cor branca, 51 anos de idade, procurou assistência médica. Sara relatou ao médico que eventualmente sentia um ligeiro ardor e prurido. Usou várias medicações tópicas, sem que houvesse melhora do quadro. Ao exame dermatológico, o médico observou a existência de lesão pápulo-nodular de 0,5 cm, perlada (aspecto com brilho da pérola), com erosão central recoberta por crosta, bordas translúcidas e presença de finas telangectasias em sua superfície.
Julgue os itens a seguir, com relação a esse caso clínico hipotético.
Por ordem de maior probabilidade, as hipóteses diagnósticas para esse caso são: carcinoma basocelular, carcinoma epidermóide, melanoma maligno e úlcera específica de causa a esclarecer.
Com relação à cetoacidose diabética, pode-se afirmar que:
A reposição de fosfato está indicada quando o paciente se queixa de câimbra e o cálcio estiver acima de 10 mg/dl.
Não se deve fazer infusão de potássio quando o nível sérico estiver acima de 5 mEq/l, exceto se houver hiponatremia concomitante;
A reposição do bicarbonato de sódio está indicada nos pacientes chocados ou em insuficiência renal aguda instalada.
A infusão de insulina é a primeira medida no tratamento; a dose de ataque é 0,2 u/kg, seguida de infusão contínua na dose de 0,1 u/kg/h.
Quando a glicemia cai para 300 mg/dl a 250 mg/dl, a solução glicosada é incluída na hidratação para evitar hipoglicemia e manter a infusão de insulina a fim de corrigir a cetose.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...