Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Souza Lima, em seu célebre Tratado de Medicina Legal, de 1909, afirma que os documentos escritos fornecidos pelos peritos médicos legistas são o atestado (ou certificado), o relatório (ou laudo) e os pareceres (ou consulta), conceitos aplicáveis até os dias atuais. Com relação a esses documentos, julgue os itens subseqüentes.
Na medicina legal, a anamnese, necessária à confecção dos relatórios, pode ser prejudicada por eventual falta de segurança com relação às informações prestadas pelas partes.
Julgue os itens seguintes, relativos aos métodos de barreira.
O diafragma deve ser removido no mínimo 6 horas após o coito. Não deve ficar na vagina por mais de 24 horas, devido ao aumento do risco de síndrome do choque tóxico.Uma mulher com 35 anos de idade, auxiliar de enfermagem, deu entrada, inconsciente, em emergência médica. Foi detectada glicemia capilar de 20 mg/dL. A paciente recobrou consciência imediatamente após administração endovenosa de glicose hipertônica.
Em face do quadro acima, e considerando que não se trata de paciente diabética, julgue os itens a seguir.
A maioria dos insulinomas são de natureza maligna.
Medicina - Endocrinologia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Numa paciente com coma mixedematoso e história patológica pregressa desconhecida, a reposição de hormônios tireoideanos requer cuidados terapêuticos adicionais visando prevenir a ocorrência de:
coma hiperosmolar não cetoacidótico
insuficiência adrenal aguda
diabetes insípidus nefrogênico
diabetes mellitus
hiperprolactinemia
Há um ano, José, 50 anos de idade, branco, militar, vem apresentando lesões assintomáticas nos cotovelos, joelhos e na face anterior das pernas. Com o uso de pomadas e cremes havia certa melhora nessas lesões, mas elas reapareciam quando o tratamento tópico era suspenso. Em decorrência disso, José procurou assistência médica. Questionado quanto aos antecedentes pessoais e familiares, o paciente informou que um tio apresentava problema semelhante. Ao exame dermatológico, o médico observou que José apresentava placas eritêmatoescamosas de cor esbranquiçadas, bem delimitadas, de tamanhos variados, que afetavam simetricamente os cotovelos, joelhos e face anterior das pernas. Seu couro cabeludo apresentava, na orla, eritema e descamação esbranquiçada.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.
O quadro clínico da dermatite de contato pode ser agudo, subagudo ou crônico. A determinação desses quadros decorre sempre de mecanismo alérgico causado por sensibilização dos linfócitos a um antígeno.
Uma senhora de 62 anos de idade foi levada ao prontosocorro de um hospital terciário por estar apresentando, há duas horas: letargia, confusão metal, cefaléia holocraniana pulsátil e intensa e escotomas cintilantes. Os familiares relataram que a paciente é hipertensa de longa data e há três meses suspendeu a medicação por conta própria. O exame clínico mostrou paciente sonolenta, desorientada no tempo e no espaço, afebril, acianótica, com pressão arterial de 274 mmHg × 164 mmHg (em ambos os membros superiores), freqüência cardíaca de 92 bpm. Ritmo cardíaco regular com 4.ª bulha cardíaca, pulsos arteriais palpáveis e simétricos. Pulmões limpos. Abdome sem anormalidades. No exame neurológico, verificou-se ausência de rigidez de nuca, de sinais de localização focal e de irritação meníngea. O fundo de olho mostrou papiledema bilateral, hemorragias e exsudatos retinianos. O eletrocardiograma mostrou sobrecarga das câmaras esquerdas, sem alterações primárias da repolarização ventricular. Radiografia de tórax normal.
A partir dos dados apresentados no texto acima, julgue os itens seguintes.
Para o tratamento dessa paciente, a medicação de primeira escolha é o nitroprussiato de sódio.
O parâmetro gasométrico que caracteriza a acidose metabólica descompensada é:
PaCo2 elevado.
PaO2 baixo.
Bicarbonato baixo.
excesso de base elevado.
pH elevado.
A dissecção aguda da aorta é uma condição emergencial grave cujas complicações podem ser fatais. Acerca dessa aortopatia, julgue os itens subseqüentes.
A classificação anatômica de Stanford divide as dissecções da aorta em dois tipos: tipo A – aquelas que comprometem a aorta ascendente (independentemente de sua origem); tipo B – quando não há envolvimento da aorta ascendente (incluindo as que se iniciam na crossa ou em pontos mais distais da aorta).
Sobre a dobutamina é correto afirmar que
está relacionada a maior risco de arritmias.
não deve ser dada junto com betabloqueadores.
acelera a recuperação de pacientes com insuficiência cardíaca descompensada, mesmo na ausência de choque.
o levosimendan deve ser preferido à dobutamina por melhorar a qualidade de vida e a sobrevida.
promove vasoconstrição arterial pulmonar.
O exame clínico do paciente com queixas reumáticas pode fornecer informações precisas e específicas que auxiliarão na busca pelo diagnóstico correto. Sobre esse tema, julgue os seguintes itens.
A manobra de Spurling, utilizada para tentar identificar sinais de radiculopatias por hérnias de disco na coluna cervical, possui baixa especificidade e, portanto, tem pouca utilidade na prática clínica diária.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...