Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

       Karl Jaspers (1883-1969), um dos principais autores da psicopatologia moderna, afirma que esta é uma ciência básica que serve de auxílio à psiquiatria, que é, por sua vez, um conhecimento aplicado a uma prática profissional e social concreta.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens que se seguem, acerca de avaliação clínica e de exame do paciente psiquiátrico.

Como salientou o psiquiatra brasileiro José Leme Lopes, o diagnóstico psiquiátrico deve ser sempre pluridimensional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um escolar com sete anos de idade, acompanhado pela mãe, procurou um serviço pediátrico, queixando-se de sentir, há dois dias, dores abdominais associadas a vômitos sem causa aparente e hálito com cheiro de fruta. Por um mês sua mãe vinha percebendo aumento excessivo da ingesta alimentar e de líquidos, aumento do número de vezes que urinava, perda de peso significativa e falta de interesse em realizar tarefas e brincadeiras como fazia antes. O exame físico mostrou sinais de desidratação grave, obnubilação, hiperventilação, taquicardia, pulso filiforme e hipotensão arterial, sem alterações à asculta respiratória e outras alterações significativas no restante do exame. O médico assistente solicitou alguns exames, cujos resultados se seguem: hemograma completo: discreta leucocitose, glicemia de 750 mg/dL; calcemia 8,2 mg/dL; magnesemia 2,1 mg/dL; sódio sérico 135 mEq/L; potássio sérico 4,0 mEq/L; cetonemia ++; gasometria arterial: pH 7,25, PO 2 70 mm Hg, PCO 2 25 mm Hg, HCO 3 15 mEq/L; uréia 20 mg/dL; creatinina 0,8 mg/dL; glicosúria +++ no exame sumário de urina.

 Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Em casos como esse, como terapêutica inicial para correção da desidratação grave, o médico assistente deve administrar solução fisiológica a 0,9% em um volume de 50 mL/kg/hora, em três horas, a fim de repor aproximadamente 15% da perda de peso. Se a criança não urinar ao final dessa etapa e a pressão estiver normalizada, deve-se administrar um diurético de alça.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre a luxação congênita do quadril é correto afirmar:

  • A.

    ocorre com maior freqüência em prematuros do sexo masculino.

  • B.

    o Sinal de Ortolani geralmente permanece positivo por seis meses.

  • C.

    a radiografia de quadril faz o diagnóstico definitivo no período neonatal.

  • D.

    é geralmente unilateral, afetando com maior freqüência o quadril esquerdo.

        Um pediatra atendeu um adolescente do sexo masculino, com 15 anos de idade, natural de Brasília – DF, residente e procedente da Cidade Ocidental – GO, apresentando sangue nas fezes e perdendo peso há seis meses. O paciente relatou que há seis meses aumentou o número das evacuações e houve diminuição da consistência das fezes; que as fezes apresentavamse com catarro e sangue com alguma freqüência; que apresentava dor em fossa ilíaca direita após ingestão de alimentos e também ao evacuar; que não tinha urgência fecal. Referia febre baixa, de periodicidade irregular, diminuição do apetite e perda de 9 kg nesse período. Informou, ainda, que no último mês o volume de muco e sangue nas fezes aumentou muito. Quando indagado sobre outras situações, relatou que, nos últimos seis meses, apresentou quatro recidivas de lesão com sinais flogísticos na região interglútea, que necessitaram de drenagem e antibióticos e que teve alguns episódios de dor com vermelhidão e inchaço em articulação coxofemoral direita, de forma periódica, que regredia espontaneamente. O paciente nasceu a termo, teve um desenvolvimento neuropsicomotor normal, suas vacinas estavam atualizadas e ele apresentou doenças próprias da infância. Ao exame físico, estava emagrecido, hipocorado 2+/4, com desdobramento fixo de B2, sopro sistólico pancardíaco 1+/6, freqüência cardíaca 100 bpm. Abdome plano, normotenso, doloroso à palpação profunda, com ruídos hidroaéreos aumentados, sem visceromegalias ou massas. Gânglios inguinais pequenos, fibroelásticos. Exame proctológico: fissura extensa às 8 horas, com plicoma sentinela. Tanner G2P2, peso: 38,3 kg (p5- 10) e estatura: 156 cm (p5-10). A seguir apresentam-se resultados de alguns exames. Hematócrito: 31%; hemoglobina: 10,8 g%; glóbulos brancos: 10.800/mm³; diferencial: basófilos 1%, eosinófilos 4%, bastonetes 7%, segmentados 67%, linfócitos 18%, monócitos 3%; plaquetas: 491.000/mm³ VHS na 1.ª hora 45 mm; uréi

Considere que foram realizados os exames de trânsito intestinal e colonoscopia, com os resultados a seguir. Trânsito intestinal: processou-se em tempo normal; as alças de jejuno e íleo tinham forma, topografia e calibres anatômicos; o íleo pélvico e o terminal não apresentavam modificações. Colonoscopia: mostrou cólon ascendente e transverso com mucosa e vasculatura submucosa preservadas; o cólon descendente apresentava áreas esparsas com lesões aftóides, a mucosa apresentava aspecto nodular e o reto não mostrava alterações. Nesse caso, é correto excluir o diagnóstico de doença de Crhon e confirmar o diagnóstico de retocolite ulcerativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

É CORRETO afirmar que, quando a silhueta cardíaca aumenta ao estudo radiológico do tórax, dando a ela um aspecto de moringa, o diagnóstico mais provável é

  • A.

    insuficiência mitral.

  • B.

    edema agudo do pulmão.

  • C.

    derrame pericárdico.

  • D.

    miocardiopatia alcoólica.

Com relação à imagem mostrada na figura acima, julgue os itens que se seguem.

 

A in c idência de aneurismas na circulação posterior é de apenas 4%.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um homem de 60 anos apresenta quadro de insuficiência renal crônica e está em hemodiálise por cateter de duplo-lume na veia jugular interna direita, enquanto aguarda a confecção de fístula. Após 2 semanas, inicia febre persistente, calafrios esporádicos, dores no corpo, taquipnéia. Está mais pálido e surgiu um sopro cardíaco que não havia antes. O espaço de Traube parece ocupado. PA 90 x 60mmHg e FC 122bpm, FR 36irpm. Os exames mostraram: HT 24%, leucócitos 21.500, bastões 16%, VHS 110mm, glicose 108mg%, uréia 156mg e creatinina 11,2mg%. A situação mais provável é:

  • A.

    O quadro clínico sugere uma pneumonia aguda em um paciente imunossuprimido; deve-se tratá-lo com penicilina parenteral e manter sua diálise normalmente.

  • B.

    O quadro clínico é de bacteremia isolada; deve-se apenas retirar o cateter duplo-lume e observar a evolução clinica.

  • C.

    O diagnóstico é de infecção relacionada ao cateter; deve-se apenas trocá-lo por outro no mesmo sítio para manter a diálise.

  • D.

    O paciente tem infecção ativa; deve-se retirar o cateter e confeccionar uma fístula arterio-venosa imediatamente para mantê-lo em diálise.

  • E.

    O diagnóstico sugere endocardite aguda; deve-se colher hemoculturas, fazer um ecocardiograma, retirar o cateter e iniciar vancomicina e aminoglicosídeo.

Em uma fábrica de produtos de mármore, há grande exposição à poeira no setor de polimento. Existem várias medidas atenuar esta exposição. Dentre as apontadas a seguir, você como médico do trabalho qual teria como a sua última escolha?

  • A.

    Instalação de um exaustor com aspiração forçada.

  • B.

    Fornecimento de EPI (Equipamentos de Proteção Individual).

  • C.

    Redução do número de expostos, e isolamento da atividade que gera poeira.

  • D.

    Enclausuramento do processo.

Uma paciente de 56 anos de idade, casada, G5 P5 A0, que amamentou durante 4 anos, em menopausa fisiológica aos 47 anos, alcoólatra, nega história familiar de câncer na família. Foi encaminhada pela unidade básica de saúde, referindo dor no membro superior direito e nódulo axilar do mesmo lado com evolução de 1 ano. O exame clínico apresentou mamas sem alterações clínicas na inspeção, palpação e expressão mamilar e presença de nódulo endurecido com 3 cm de diâmetro na axila direita associado a linfonodo endurecido, com 1 cm na fossa supraclavicular homolateral. Mamografia: BI-RADS 2 — linfonodo reacional na axila direita; BI-RADS 3 — dois nódulos sólidos com 20 mm e 11 mm na axila direita.

 Sabendo que o diagnóstico final do caso clínico acima apresentado é de câncer oculto de mama, julgue os itens subseqüentes.

A presença de linfonodo supraclavicular clinicamente comprometido faz que a paciente seja classificada no estádio IV, segundo a sexta edição do Cancer Staging Manual, publicada pela American Joint Committee on Cancer em 2002.

  • C. Certo
  • E. Errado

A síndrome de stewart e treves esta relacionada com qual patologia?

  • A.

    angiossarcoma

  • B.

    rabdomiossarcoma

  • C.

    lipossarcoma

  • D.

    linfangiossarcoma

  • E.

    linfoma

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...