Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Souza Lima, em seu célebre Tratado de Medicina Legal, de 1909, afirma que os documentos escritos fornecidos pelos peritos médicos legistas são o atestado (ou certificado), o relatório (ou laudo) e os pareceres (ou consulta), conceitos aplicáveis até os dias atuais. Com relação a esses documentos, julgue os itens subseqüentes.
Os pareceres são descrições minuciosas e fiéis de um fato médico, das circunstâncias e conseqüências deste.
Julgue os itens seguintes, relativos aos métodos de barreira.
A associação do preservativo (condom) com espermicidas melhora a eficácia. Caso a mulher engravide após o uso de espermicidas, há um aumento no risco de defeitos congênitos.
Uma mulher com 35 anos de idade, auxiliar de enfermagem, deu entrada, inconsciente, em emergência médica. Foi detectada glicemia capilar de 20 mg/dL. A paciente recobrou consciência imediatamente após administração endovenosa de glicose hipertônica.
Em face do quadro acima, e considerando que não se trata de paciente diabética, julgue os itens a seguir.
O teste de jejum prolongado pode constituir importante ferramenta diagnóstica na investigação desse caso.
Medicina - Endocrinologia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Uma adolescente de 17 anos de idade queixa-se de que nunca menstruou. Ao exame físico apresenta baixa estatura, obesidade, pescoço curto, face de lua cheia, 4º e 5º metacarpianos curtos, nódulos subcutâneos sugestivos de calcificação, defeitos de formação dentária e catarata. A bioquímica mostra hipocalcemia, hiperfosfatemia e o PTH i muito alto.
A hipótese diagnóstica é:
síndrome de Turner
hipoparatireoidismo idiopático
síndrome de ovário policísticos
síndrome de Cushing
pseudo–hipoparatireoidismo
Há um ano, José, 50 anos de idade, branco, militar, vem apresentando lesões assintomáticas nos cotovelos, joelhos e na face anterior das pernas. Com o uso de pomadas e cremes havia certa melhora nessas lesões, mas elas reapareciam quando o tratamento tópico era suspenso. Em decorrência disso, José procurou assistência médica. Questionado quanto aos antecedentes pessoais e familiares, o paciente informou que um tio apresentava problema semelhante. Ao exame dermatológico, o médico observou que José apresentava placas eritêmatoescamosas de cor esbranquiçadas, bem delimitadas, de tamanhos variados, que afetavam simetricamente os cotovelos, joelhos e face anterior das pernas. Seu couro cabeludo apresentava, na orla, eritema e descamação esbranquiçada.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.
Traumas cutâneos, infecções, uso de drogas, estresse emocional, distúrbios endócrinos e metabólicos, ingestão excessiva de álcool e variações climáticas são fatores implicados no desencadeamento ou na exacerbação da psoríasis e do líquem plano.
Uma senhora de 62 anos de idade foi levada ao prontosocorro de um hospital terciário por estar apresentando, há duas horas: letargia, confusão metal, cefaléia holocraniana pulsátil e intensa e escotomas cintilantes. Os familiares relataram que a paciente é hipertensa de longa data e há três meses suspendeu a medicação por conta própria. O exame clínico mostrou paciente sonolenta, desorientada no tempo e no espaço, afebril, acianótica, com pressão arterial de 274 mmHg × 164 mmHg (em ambos os membros superiores), freqüência cardíaca de 92 bpm. Ritmo cardíaco regular com 4.ª bulha cardíaca, pulsos arteriais palpáveis e simétricos. Pulmões limpos. Abdome sem anormalidades. No exame neurológico, verificou-se ausência de rigidez de nuca, de sinais de localização focal e de irritação meníngea. O fundo de olho mostrou papiledema bilateral, hemorragias e exsudatos retinianos. O eletrocardiograma mostrou sobrecarga das câmaras esquerdas, sem alterações primárias da repolarização ventricular. Radiografia de tórax normal.
A partir dos dados apresentados no texto acima, julgue os itens seguintes.
O objetivo do tratamento anti-hipertensivo deve ser reduzir a pressão sistólica para valores de cerca de 100 mmHg a 110 mmHg, visando reduzir a tensão de cisalhamento no sistema arterial do encéfalo.
Um jovem de 19 anos, diabético insulino-dependente, é internado em cetoacidose desencadeada por pneumonia. Tratado com soro fisiológico a 0.9%, reposição de potássio, insulinização e antibioticoterapia, os corpos cetônicos se negativam, mas é identificada acidose que já havia sido controlada em exames anteriores. A etiologia mais provável, dentre as listadas abaixo, é a:
Hiperfosfatemia.
Hipopotassemia refratária.
Deficiência de 2,3-DPG.
Hipocalcemia.
Acidose hiperclorêmica.
A dissecção aguda da aorta é uma condição emergencial grave cujas complicações podem ser fatais. Acerca dessa aortopatia, julgue os itens subseqüentes.
Aneurisma aórtico, hipertensão arterial sistêmica, trauma iatrogênico direto durante cateterismo cardíaco, aortite e as síndromes de Turner, de Marfan, de Noonan são exemplos de fatores que predispõem a dissecção da aorta.
Atenção: Leia o texto abaixo para responder as questões de números 60 e 61.
Mulher de 76 anos de idade, portadora de diabetes tipo II, e hipertensão arterial, submetida a revascularização miocárdica há 12 anos, procurou atendimento médico de emergência por dispnéia súbita. Apresenta-se taquidispnéica, sudoréica e pálida, freqüência cardíaca de 124 batimentos por minuto, pressão arterial 190/120 mmHg, crepitações inspiratórias até ápice de tórax e saturação de oxigênio de 84%. O eletrocardiograma mostra ritmo sinusal e infradesnível de segmento ST de 1 mm de V1-V3.
A paciente no dia seguinte, após melhora do quadro, apresenta escurecimento visual e hipotensão ao levantarse. Em exames laboratoriais, nota-se elevação de uréia e de creatinina. A causa mais provável para estas alterações é
nefrotoxicidade pelo captopril.
nefrotoxicidade por contraste.
hipovolemia.
baixo débito cardíaco.
isquemia miocárdica.
Karl Jaspers (1883-1969), um dos principais autores da psicopatologia moderna, afirma que esta é uma ciência básica que serve de auxílio à psiquiatria, que é, por sua vez, um conhecimento aplicado a uma prática profissional e social concreta.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens que se seguem, acerca de avaliação clínica e de exame do paciente psiquiátrico.
De modo geral, não existem sintomas psicopatológicos totalmente específicos de um determinado transtorno mental; como afirma Emil Kraepelin, não existem sintomas patognomônicos em psiquiatria.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...