Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Endocrinologia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
O teste de supressão noturna com 1mg de dexametasona é um dos métodos de screening mais empregados para confirmar a presença de síndrome de Cushing. Contudo, pode apresentar resultados falso-positivos nas seguintes situações:
obesidade e hepatopatias crônicas
alcoolismo e baixo peso
uso de fenobarbital e tabagismo
andrógenos e obesidade
doenças psiquiátricas e alcoolismo
Há um ano, José, 50 anos de idade, branco, militar, vem apresentando lesões assintomáticas nos cotovelos, joelhos e na face anterior das pernas. Com o uso de pomadas e cremes havia certa melhora nessas lesões, mas elas reapareciam quando o tratamento tópico era suspenso. Em decorrência disso, José procurou assistência médica. Questionado quanto aos antecedentes pessoais e familiares, o paciente informou que um tio apresentava problema semelhante. Ao exame dermatológico, o médico observou que José apresentava placas eritêmatoescamosas de cor esbranquiçadas, bem delimitadas, de tamanhos variados, que afetavam simetricamente os cotovelos, joelhos e face anterior das pernas. Seu couro cabeludo apresentava, na orla, eritema e descamação esbranquiçada.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.
A realização de biópsia para exame histopatológico é indispensável para a confirmação do diagnóstico de líquem plano, pois esse exame revela hiperqueratose, paraqueratose e alongamento das cristas interpapilares da epiderme, achados característicos dessa doença.
Uma senhora de 62 anos de idade foi levada ao prontosocorro de um hospital terciário por estar apresentando, há duas horas: letargia, confusão metal, cefaléia holocraniana pulsátil e intensa e escotomas cintilantes. Os familiares relataram que a paciente é hipertensa de longa data e há três meses suspendeu a medicação por conta própria. O exame clínico mostrou paciente sonolenta, desorientada no tempo e no espaço, afebril, acianótica, com pressão arterial de 274 mmHg × 164 mmHg (em ambos os membros superiores), freqüência cardíaca de 92 bpm. Ritmo cardíaco regular com 4.ª bulha cardíaca, pulsos arteriais palpáveis e simétricos. Pulmões limpos. Abdome sem anormalidades. No exame neurológico, verificou-se ausência de rigidez de nuca, de sinais de localização focal e de irritação meníngea. O fundo de olho mostrou papiledema bilateral, hemorragias e exsudatos retinianos. O eletrocardiograma mostrou sobrecarga das câmaras esquerdas, sem alterações primárias da repolarização ventricular. Radiografia de tórax normal.
A partir dos dados apresentados no texto acima, julgue os itens seguintes.
Provavelmente, a paciente apresenta uma curva de autoregulação vascular cerebral desviada para a direita.
Os distúrbios metabólicos são extremamente freqüentes na insuficiência renal aguda. Assinale a afirmativa correta para os distúrbios habitualmente encontrados nas fases de insuficiência renal estabelecida (inicial) e de recuperação (poliúrica):
Na fase aguda, a hipopotassemia é indicação de diálise.
As perdas decorrentes da fase poliúrica podem causar hipernatremia.
Na fase de recuperação, a hiponatremia é a regra.
A hipofosfatemia da fase inicial decorre da baixa filtração glomerular.
A acidose metabólica na fase aguda indica excessiva reposição de cloro.
Droga anti-hipertensiva que é contra-indicada na gravidez:
hidralazina;
captopril;
alfa metil-dopa;
nifedipina;
atenolol.
Um homem com 52 anos de idade procurou atendimento médico devido ao aparecimento, há 1 dia, de febre (37,9 ºC), desconforto retroesternal de moderada intensidade, ventilatóriodependente, que piora com a posição sentada, e leve falta de ar. Relata ser portador de hipertensão arterial e que apresentou infarto do miocárdio na parede inferior há 6 semanas. No exame físico, destaca-se a presença de atrito pleuropericárdico, mais bem audível na borda esternal esquerda baixa, sem outras anormalidades.
Com base nessa situação clínica hipotética, julgue os itens seguintes.
A associação entre o ácido acetilsalicílico e um anticoagulante oral (warfarina, por exemplo) representa a atual recomendação para o tratamento desse paciente.
Atenção: Leia o texto abaixo para responder as questões de números 60 e 61.
Mulher de 76 anos de idade, portadora de diabetes tipo II, e hipertensão arterial, submetida a revascularização miocárdica há 12 anos, procurou atendimento médico de emergência por dispnéia súbita. Apresenta-se taquidispnéica, sudoréica e pálida, freqüência cardíaca de 124 batimentos por minuto, pressão arterial 190/120 mmHg, crepitações inspiratórias até ápice de tórax e saturação de oxigênio de 84%. O eletrocardiograma mostra ritmo sinusal e infradesnível de segmento ST de 1 mm de V1-V3.
O melhor tratamento imediato para esta paciente deve incluir
cinecoronariografia de emergência.
betabloqueador endovenoso e diurético.
Captopril sublingual − oxigênio − diurético.
AAS − tirofiban − clopidogrel.
nitroglicerina endovenosa, ventilação com pressão positiva e oxigênio, diurético e morfina.
Além de tentar manter os níveis de glicose sangüínea dentro dos parâmetros de normalidade, a conduta dos clientes com diabetes deve incluir uma cuidadosa atenção para as intervenções que podem diminuir o progresso de uma doença renal:
I. Controle da hipertensão arterial.
II. Prevenção e/ou tratamento rigoroso de infecções das vias urinárias.
III. Dieta pobre em sódio.
IV. Ajuste dos medicamentos à medida que se altera o funcionamento renal.
Está correto o que se afirma em
IV, apenas
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Karl Jaspers (1883-1969), um dos principais autores da psicopatologia moderna, afirma que esta é uma ciência básica que serve de auxílio à psiquiatria, que é, por sua vez, um conhecimento aplicado a uma prática profissional e social concreta.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens que se seguem, acerca de avaliação clínica e de exame do paciente psiquiátrico.
A normalidade estatística é um conceito de normalidade que se aplica especialmente a fenômenos quantitativos com determinada distribuição estatística na população geral, como peso, altura, tensão arterial, horas de sono, quantidade de sintomas ansiosos, entre outros.
Uma senhora procurou um pediatra com seu filho,um lactente com oito meses, com história de três episódios anteriores de pneumonia bacteriana e monilíase oral há pelo menos 3 meses.Há cinco dias a criança vinha apresentando febre, diminuição da ingesta alimentar e dificuldade para respirar. Na anamnese, o pediatra identificou que a mãe não fizera pré-natal, o parto ocorrera em nível de atenção primário, sem intercorrências maiores.A criança nasceu pesando 3.300 g e medindo 50 cm, foi amamentada exclusivamente até os 4 meses, quando a mãe precisou desmamá-la porque voltara a trabalhar. Recebeu todas as vacinas do calendário básico de vacinação, mas não tinha cicatriz vacinal do BCG. Ao exame clínico, observa-se: peso igual a 6,5 kg (menor que percentil 3 peso para a idade), comprimento de 60 cm (menor que percentil 3 comprimento para a idade) e peso para o comprimento menor que percentil 3; palidez cutâneo-mucosa, linfadenopatia com gânglios medindo de 0,5 cm a 1 cm em regiões cervical bilateral, retroauricular, occipital, supra e infraclavicular, axilar e inguinal, candidíase oral e perianal, freqüência respiratória de 60 irpm, freqüência cardíaca de 130 bpm, temperatura axilar de 38 ºC, fácies angustiada, diminuição do tecido celular subcutâneo e da massa muscular, retração subcostal e intercostal, hepatoesplenomegalia.A radiografia do tórax mostrou uma condensação pneumônica em lobo superior direito e inferior esquerdo. O hemograma completo revelou: hematócrito 25%; hemoglobina 8 g/dL; leucócitos 4.000/mm³; neutrófilos segmentados 70%; bastonetes 3%; linfócitos 20%; monócitos 7%; plaquetas 100.000/mm³.Um teste sorológico para HIV reforçado peloWestern-Blot confirmou infecção pelo HIV com 500 células CD4. Uma endoscopia digestiva mostrou esofagite. Como o tratamento para pneumonia não obtinha resultado positivo e na história existia epidemiologia para tuberculose, foi feito um esquema de prova terapêutica com boa resposta
O tratamento da infecção fúngica poderá ser feito com nistatina por via oral na dose de 500.000 a 1.000.000 UI, 3 a 5 vezes ao dia, por 7 a 10 dias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...