Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os aspectos da miocardiopatia hipertrófica incluem:
I. Hipertrofia ventricular esquerda assimétrica.
II. Hipertrofia do septo intraventricular.
III. Obstrução do efluxo ventricular esquerdo
IV. Contrações lentas do ventrículo direito.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
Paciente de 58 anos, diabético, procura atendimento de emergência por dor torácica há 1 hora. A pressão arterial é de 160 / 90 mmHg e a freqüência cardíaca de 96 batimentos por minuto. O eletrocardiograma mostra infradesnível do segmento ST nas derivações V1-V4. O melhor tratamento para este paciente deve incluir
AAS − betabloqueador − alteplase.
AAS − clopidogrel − betabloqueador − heparina.
AAS − betabloqueador − tirofiban − heparina − nitroglicerina.
Betabloqueador − nitroglicerina − AAS.
AAS − clopidogrel − nitroglicerina.
Frente a um quadro de choque, a equipe do suporte avançado de vida no atendimento pré-hospitalar deve
transportar a vítima, rapidamente e preferencialmente, para um hospital primário.
tratar todo choque como sendo neurogênico, até prova em contrário.
manter a punção intra-óssea após a obtenção do acesso venoso.
realizar a punção intra-óssea para infundir fluídos, se não for possível obter acesso venoso.
infundir solução cristalóide, preferencialmente, por punção intra-óssea, nos casos de politraumatismo.
A medicina grega clássica se alicerça na relação médico-paciente, considerada uma expressão técnica baseada no valor da pessoa. O médico era o melhor remédio. Era uma relação essencialmente humana entre duas pessoas que se respeitavam. As tarefas médicas deixaram de ser restritas à relação diagnósticotratamento e passaram a incluir medidas de profilaxia. É notória, então, a importância dos aspectos psicológicos dessa relação. A relação médico-paciente é ponto central e decisório para uma boa resolutividade no tratamento. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.
Uta Gernhardt, em um de seus trabalhos, mostra que, em função da concepção de certas doenças em particular, o tratamento pode, por exemplo, ser tão indesejável para o paciente como uma punição e, por isso, ser facilmente abandonado.
Uma senhora procurou um pediatra com seu filho,um lactente com oito meses, com história de três episódios anteriores de pneumonia bacteriana e monilíase oral há pelo menos 3 meses.Há cinco dias a criança vinha apresentando febre, diminuição da ingesta alimentar e dificuldade para respirar. Na anamnese, o pediatra identificou que a mãe não fizera pré-natal, o parto ocorrera em nível de atenção primário, sem intercorrências maiores.A criança nasceu pesando 3.300 g e medindo 50 cm, foi amamentada exclusivamente até os 4 meses, quando a mãe precisou desmamá-la porque voltara a trabalhar. Recebeu todas as vacinas do calendário básico de vacinação, mas não tinha cicatriz vacinal do BCG. Ao exame clínico, observa-se: peso igual a 6,5 kg (menor que percentil 3 peso para a idade), comprimento de 60 cm (menor que percentil 3 comprimento para a idade) e peso para o comprimento menor que percentil 3; palidez cutâneo-mucosa, linfadenopatia com gânglios medindo de 0,5 cm a 1 cm em regiões cervical bilateral, retroauricular, occipital, supra e infraclavicular, axilar e inguinal, candidíase oral e perianal, freqüência respiratória de 60 irpm, freqüência cardíaca de 130 bpm, temperatura axilar de 38 ºC, fácies angustiada, diminuição do tecido celular subcutâneo e da massa muscular, retração subcostal e intercostal, hepatoesplenomegalia.A radiografia do tórax mostrou uma condensação pneumônica em lobo superior direito e inferior esquerdo. O hemograma completo revelou: hematócrito 25%; hemoglobina 8 g/dL; leucócitos 4.000/mm³; neutrófilos segmentados 70%; bastonetes 3%; linfócitos 20%; monócitos 7%; plaquetas 100.000/mm³.Um teste sorológico para HIV reforçado peloWestern-Blot confirmou infecção pelo HIV com 500 células CD4. Uma endoscopia digestiva mostrou esofagite. Como o tratamento para pneumonia não obtinha resultado positivo e na história existia epidemiologia para tuberculose, foi feito um esquema de prova terapêutica com boa resposta
Devido ao fato de essa criança apresentar menos de 750 células CD4, o médico pediatra deve considerá-la como pertencente à categoria imunológica grave ou 3.
O pilar básico na boa prática médica continua sendo o conhecimento da fisiologia, da patogenia e do diagnóstico clínico e laboratorial das doenças. Considerando a atuação do pediatra generalista na prevenção e atenção às doenças que atingem as crianças, julgue os próximos itens.
Segundo o Comitê de Prevenção de Acidentes na Infância, a forma correta para transportar um lactente de até 10 kg em veículo automotor consiste em colocá-lo no colo de um adulto, com o cinto de segurança prendendo o adulto e a criança, no banco traseiro.
Um homem de 58 anos de idade queixava-se de sensação de formigamento na mão esquerda por cerca de duas semanas, a qual fora tratada por tração cervical. Ele apresentou, a seguir, episódios de incapacidade de usar a mão esquerda, bem como paresia da metade inferior esquerda da face e disartria. À internação, apresentava-se extremamente sonolento, com hemiparesia esquerda e sinal de Babinski também à esquerda.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subseqüentes.
A oclusão da artéria carótida pode simular um tumor intracraniano.
As alterações do equilíbrio eletrolítico e ácidobase mais comumente encontradas em pacientes com insuficiência renal são:
Hipermagnesemia e alcalose metabólica.
Hipocalemia e acidose respiratória.
Alcalose respiratória e hiponatremia.
Hipercalcemia e acidose metabólica.
Hipercalemia e acidose metabólica.
A osteoporose asséptica da cabeça do fêmur pode aparecer como conseqüência de exposição
Acerca da propedêutica utilizada para o correto diagnóstico das patologias mamárias, julgue os itens que se seguem.
No diagnóstico de carcinoma inflamatório, a biópsia deve conter fragmento de pele sobreposto ao tumor, uma vez que o achado de embolização tumoral linfática subdérmica é indispensável ao diagnóstico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...