Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

        Um pediatra atendeu um adolescente do sexo masculino, com 15 anos de idade, natural de Brasília – DF, residente e procedente da Cidade Ocidental – GO, apresentando sangue nas fezes e perdendo peso há seis meses. O paciente relatou que há seis meses aumentou o número das evacuações e houve diminuição da consistência das fezes; que as fezes apresentavamse com catarro e sangue com alguma freqüência; que apresentava dor em fossa ilíaca direita após ingestão de alimentos e também ao evacuar; que não tinha urgência fecal. Referia febre baixa, de periodicidade irregular, diminuição do apetite e perda de 9 kg nesse período. Informou, ainda, que no último mês o volume de muco e sangue nas fezes aumentou muito. Quando indagado sobre outras situações, relatou que, nos últimos seis meses, apresentou quatro recidivas de lesão com sinais flogísticos na região interglútea, que necessitaram de drenagem e antibióticos e que teve alguns episódios de dor com vermelhidão e inchaço em articulação coxofemoral direita, de forma periódica, que regredia espontaneamente. O paciente nasceu a termo, teve um desenvolvimento neuropsicomotor normal, suas vacinas estavam atualizadas e ele apresentou doenças próprias da infância. Ao exame físico, estava emagrecido, hipocorado 2+/4, com desdobramento fixo de B2, sopro sistólico pancardíaco 1+/6, freqüência cardíaca 100 bpm. Abdome plano, normotenso, doloroso à palpação profunda, com ruídos hidroaéreos aumentados, sem visceromegalias ou massas. Gânglios inguinais pequenos, fibroelásticos. Exame proctológico: fissura extensa às 8 horas, com plicoma sentinela. Tanner G2P2, peso: 38,3 kg (p5- 10) e estatura: 156 cm (p5-10). A seguir apresentam-se resultados de alguns exames. Hematócrito: 31%; hemoglobina: 10,8 g%; glóbulos brancos: 10.800/mm³; diferencial: basófilos 1%, eosinófilos 4%, bastonetes 7%, segmentados 67%, linfócitos 18%, monócitos 3%; plaquetas: 491.000/mm³ VHS na 1.ª hora 45 mm; uréi

Na retocolite ulcerativa, a lesão atinge principalmente a mucosa e, em menor extensão, a submucosa do intestino grosso, enquanto que, na doença de Crhon, a lesão é transmural, atingindo a mucosa, a submucosa, a serosa, o mesentério e gânglios do intestino delgado e do intestino grosso.

  • C. Certo
  • E. Errado

             Um homem de 58 anos de idade queixava-se de sensação de formigamento na mão esquerda por cerca de duas semanas, a qual fora tratada por tração cervical. Ele apresentou, a seguir, episódios de incapacidade de usar a mão esquerda, bem como paresia da metade inferior esquerda da face e disartria. À internação, apresentava-se extremamente sonolento, com hemiparesia esquerda e sinal de Babinski também à esquerda.

 Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subseqüentes.

No caso clínico em apreço, o território vascular mais provavelmente implicado corresponde à área irrigada pela artéria cerebral anterior direita.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma paciente jovem com doença psiquiátrica, em uso de lítio, desenvolve um quadro de poliúria e hipernatremia aguda. A provável etiologia deste quadro é:

  • A.

    Polidipsia psicogênica.

  • B.

    Diabetes insipidus central.

  • C. Poliúria osmótica.
  • D.

    Diabetes insipidus nefrogênico.

  • E.

    Nefrite tubulointersticial aguda.

Uma paciente de 56 anos de idade, casada, G5 P5 A0, que amamentou durante 4 anos, em menopausa fisiológica aos 47 anos, alcoólatra, nega história familiar de câncer na família. Foi encaminhada pela unidade básica de saúde, referindo dor no membro superior direito e nódulo axilar do mesmo lado com evolução de 1 ano. O exame clínico apresentou mamas sem alterações clínicas na inspeção, palpação e expressão mamilar e presença de nódulo endurecido com 3 cm de diâmetro na axila direita associado a linfonodo endurecido, com 1 cm na fossa supraclavicular homolateral. Mamografia: BI-RADS 2 — linfonodo reacional na axila direita; BI-RADS 3 — dois nódulos sólidos com 20 mm e 11 mm na axila direita.

 Sabendo que o diagnóstico final do caso clínico acima apresentado é de câncer oculto de mama, julgue os itens subseqüentes.

Como no caso descrito, 90% a 95% dos cânceres de mama são esporádicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Code d’Instruction Criminalle, promulgado por Napoleão em 1808, corroborou o fim das práticas jurídicas secretas e inquisitoriais realizadas até então, na França, dando início ao processo penal. Tomava consistência a medicina pública na França, onde os médicos oficiais eram responsáveis tanto por pareceres para a justiça como pela implementação de medidas de saúde pública. Progressivamente, diversos países que assumiram a França como modelo avançaram nessa questão. No decorrer do século XIX, as grandes descobertas no campo da física, química e biologia começaram a ser incorporadas à medicina legal, o que motivou a denominação de “era de ouro da medicina legal” dada a esse século. Na Europa, grandes nomes de médicos legistas puderam ser correlacionados a esse período, como Foderé, Orfila, Devergie, Tardieu, Brouardel, Lacassagne, Legrand du Saulle, Etienne Martin, Balthazard, Thoinot e Vibert, na França; Hoffman e Paltauf, na Áustria; Strassman e Casper, na Alemanha; Carrara e Borri, na Itália; Taylor, na Inglaterra. No final do século XIX, a medicina legal na Europa já era área de atuação específica, tendo se desvinculado da chamada higiene.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, com relação a aspectos históricos da medicina legal.

Tardieu, Thoinot e Brouardel deram grandes contribuições ao estudo das asfixias, sendo conhecidos como manchas de Brouardel os focos puntiformes de hemorragia com diâmetros de um a três milímetros, especialmente em conjuntivas oculares e serosas de vísceras.

  • C. Certo
  • E. Errado

O DIU mais utilizado no Brasil é o de cobre 380 A. Com relação a esse modelo de DIU, julgue os itens a seguir.

Tem duração de até 10 anos e é considerado, quanto à fertilidade, como de reversibilidade imediata, ou seja, logo após a sua retirada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma mulher com 35 anos de idade, auxiliar de enfermagem, deu entrada, inconsciente, em emergência médica. Foi detectada glicemia capilar de 20 mg/dL. A paciente recobrou consciência imediatamente após administração endovenosa de glicose hipertônica.

Em face do quadro acima, e considerando que não se trata de paciente diabética, julgue os itens a seguir.

Para confirmação do diagnóstico de hipoglicemia é necessário o preenchimento dos critérios da tríade de Whipple, que inclui glicemia venosa # 45 mg/dL.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os fatores de risco para DAC (doença arterial coronariana) e as recentes recomendações do NCEP ATP III (2004), um paciente masculino, de 55 anos, sem DAC, fumante, hipertenso (pressão arterial sistólica de 145mmHg) , com HDL <40mg/dL e colesterol total de 260mg/dl, deverá manter seu nível máximo de LDL-colesterol abaixo de:

  • A.

    100mg/dL (meta opcional < 70 mg/dL)

  • B.

    130 mg/dL (meta opcional < 100 mg/dL)

  • C.

    160 mg/dL (meta opcional < 130 mg/dL)

  • D.

    190 mg/dL (meta opcional < 160 mg/dL)

  • E.

    200 mg/dL (meta opcional < 190 mg/dL)

Há um ano, José, 50 anos de idade, branco, militar, vem apresentando lesões assintomáticas nos cotovelos, joelhos e na face anterior das pernas. Com o uso de pomadas e cremes havia certa melhora nessas lesões, mas elas reapareciam quando o tratamento tópico era suspenso. Em decorrência disso, José procurou assistência médica. Questionado quanto aos antecedentes pessoais e familiares, o paciente informou que um tio apresentava problema semelhante. Ao exame dermatológico, o médico observou que José apresentava placas eritêmatoescamosas de cor esbranquiçadas, bem delimitadas, de tamanhos variados, que afetavam simetricamente os cotovelos, joelhos e face anterior das pernas. Seu couro cabeludo apresentava, na orla, eritema e descamação esbranquiçada.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

Nesse caso, as hipóteses diagnósticas clínicas mais prováveis, por ordem de maior probabilidade, são: psoríasis em placa, dermatite seborréica, líquem plano e dermatite de contato.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma senhora de 62 anos de idade foi levada ao prontosocorro de um hospital terciário por estar apresentando, há duas horas: letargia, confusão metal, cefaléia holocraniana pulsátil e intensa e escotomas cintilantes. Os familiares relataram que a paciente é hipertensa de longa data e há três meses suspendeu a medicação por conta própria. O exame clínico mostrou paciente sonolenta, desorientada no tempo e no espaço, afebril, acianótica, com pressão arterial de 274 mmHg × 164 mmHg (em ambos os membros superiores), freqüência cardíaca de 92 bpm. Ritmo cardíaco regular com 4.ª bulha cardíaca, pulsos arteriais palpáveis e simétricos. Pulmões limpos. Abdome sem anormalidades. No exame neurológico, verificou-se ausência de rigidez de nuca, de sinais de localização focal e de irritação meníngea. O fundo de olho mostrou papiledema bilateral, hemorragias e exsudatos retinianos. O eletrocardiograma mostrou sobrecarga das câmaras esquerdas, sem alterações primárias da repolarização ventricular. Radiografia de tórax normal.

A partir dos dados apresentados no texto acima, julgue os itens seguintes.

O quadro clínico apresentado configura crise hipertensiva que pode ser classificada como urgência hipertensiva.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...