Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O Code dInstruction Criminalle, promulgado por Napoleão em 1808, corroborou o fim das práticas jurídicas secretas e inquisitoriais realizadas até então, na França, dando início ao processo penal. Tomava consistência a medicina pública na França, onde os médicos oficiais eram responsáveis tanto por pareceres para a justiça como pela implementação de medidas de saúde pública. Progressivamente, diversos países que assumiram a França como modelo avançaram nessa questão. No decorrer do século XIX, as grandes descobertas no campo da física, química e biologia começaram a ser incorporadas à medicina legal, o que motivou a denominação de era de ouro da medicina legal dada a esse século. Na Europa, grandes nomes de médicos legistas puderam ser correlacionados a esse período, como Foderé, Orfila, Devergie, Tardieu, Brouardel, Lacassagne, Legrand du Saulle, Etienne Martin, Balthazard, Thoinot e Vibert, na França; Hoffman e Paltauf, na Áustria; Strassman e Casper, na Alemanha; Carrara e Borri, na Itália; Taylor, na Inglaterra. No final do século XIX, a medicina legal na Europa já era área de atuação específica, tendo se desvinculado da chamada higiene.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, com relação a aspectos históricos da medicina legal.
Uma das primeiras conceituações de medicina legal, proposta por Hoffman, é a de arte de fazer relatórios na Justiça. Já Ambroise Paré considera medicina legal como ciência que tem por objetivo o estudo das questões no exercício da jurisprudência e cuja solução depende de certos conhecimentos médicos.
Um paciente procedente de um município do interior do Pará procurou médico com queixa de febre de baixo grau de 5 dias de evolução, debilidade progressiva simétrica e ascendente dos membros inferiores. Na localidade em que ele reside, outros dois pacientes apresentaram quadro semelhante nos últimos 15 dias e um deles veio a falecer no hospital de referência com quadro de encefalite grave. A equipe de saúde do município se mobilizou para investigar a causa do problema e constatou relatos de humanos atacados por morcegos nas últimas semanas.
Em relação a essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.
Provavelmente, se trata de raiva na sua apresentação paralítica.
Uma paciente com 24 anos de idade procurou assistência médica em emergência, com queixa de dor incapacitante na região cervical anterior. A dor iniciou-se há 3 dias, com piora progressiva, impedindo-a de se alimentar e dormir, e irradiando para os ouvidos. Ela referiu, ainda, febrícula há 1 dia. No exame físico, foram constatados sinais flogísticos na pele da região cervical anterior e discreto bócio difuso, extremamente doloroso à palpação, FC = 116 BPM, temperatura axilar = 38 ºC e presença de tremores de extremidades. Exames complementares realizados na emergência mostraram hemograma — leucocitose discreta, sem desvio à esquerda; VHS — 90 mm/h.
Em relação a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
Com base no quadro clínico apresentado, doença de natureza reumatológica é o diagnóstico mais provável.
Medicina - Endocrinologia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Uma mulher com 58 anos de idade queixa-se de palpitação, disfagia e aumento da região cervical anterior de longa data. Ao exame físico, pulso radial de 106 bpm, PA de 150/60 mmHg e extremidades quentes e úmidas. À palpação tireoideana, apresenta-se com nódulo solitário, firme, de aproximadamente 4 cm, ocupando o lobo direito. Os exames laboratoriais demonstram: tiroxina livre = 1,4 ng/dl (N= 1 �2,0ng/dl), triiodotironina = 470 μg/dl (N= 60 � 220 μg/dl) e anti-TPO = 15 UI/mL (N=10-35 IU/mL). A cintilografia mostrou tecido tireoideano somente no lobo direito e a captação de radioiodo de 2h foi de 20%. Após teste de estímulo com TSH o lobo esquerdo foi visualizado.
O diagnóstico mais provável é?
Adenoma tireoidiano hiperfuncionante
Adenoma hipofisário, simulando função tireoidiana autônoma
Carcinoma folicular tireoieano
Tireoidite subaguda de Quervain
Doença de Graves
Considere que o paciente referido no texto anterior tenha evoluído para o seguinte quadro.
Cerca de 60 dias após a consulta ambulatorial de rotina e tendo iniciado o tratamento adequado para sua condição clínica, Luiz Paulo foi levado ao pronto-socorro de um hospital secundário com queixas de que, há 3 dias, iniciou febre alta, tosse produtiva com expectoração amarelada e dor ventilatóriodependente no terço inferior do hemitórax direito. Há um dia, passou a apresentar intensa poliúria, polidpsia, polifagia e importante sonolência. O exame clínico admissional mostrou paciente sonolento, taquipnéico (freqüência respiratória de 38 irpm padrão respiratório de Kussmaul), com pressão arterial igual a 98 mmHg × 55 mmHg (medida no membro superior direito), freqüência cardíaca de 120 bpm e desidratado. A ausculta respiratória mostrou murmúrio vesicular rude e estertores no terço inferior do hemitórax direito. Não houve outras alterações no exame segmentar. O eletrocardiograma na admissão não mostrou anormalidades isquêmicas agudas. Sua glicemia capilar era de 280 mg/dL, cetonúria de +4, no exame sumário de urina (EAS), hemograma com leucocitose moderada e desvio à esquerda, gasometria com acidose metabólica (pH = 7,24) e diminuição do bicarbonato sérico (15 mEq/L), sem hipoxemia (pO2 = 80 mmHg ar ambiente). A radiografia de tórax mostrou infiltrado inflamatório no terço inferior do hemitórax direito.
Considerando essas informações, julgue os itens seguintes.
Correção hidreletrolítica, insulinoterapia e tratamento da condição médica associada corresponde ao tripé que embasa o manejo terapêutico da emergência apresentada por Luiz Paulo.
A hipertensão arterial sistêmica apresenta elevada prevalência no Brasil e no mundo. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.
Um paciente com queixas de fraqueza muscular e parestesias, no qual se diagnostique hipertensão arterial e cujo nível de potássio sérico esteja abaixo dos valores normais (antes do uso de diuréticos), deve ter investigação aprofundada para descartar o diagnóstico de hiperaldosteronismo primário.
No paciente com edema agudo de pulmão:
Dopamina está indicada se PA sistólica > 150mmHg.
Está contra-indicada oxigenioterapia sob pressão positiva.
Pelos riscos que apresenta, a dose máxima total de morfina deve ser de 2 mg.
Oxigênio, morfina e diuréticos estão indicados.
Nunca estão indicadas drogas inotrópicas.
Sobre a tuberculose, considere as afirmativas abaixo.
I. Não há evidências de que, em áreas de elevada prevalência da co-infecção TB/HIV, a presença de tosse por mais de três semanas, apesar da existência de repetidas baciloscopias negativas, associada a dor torácica, linfadenomegalia cervical e, inclusive, a ausência de expectoração e a ocorrência de dispnéia sejam mais compatíveis com TB do que com pneumonias comunitárias.
II. O exame histopatológico não está indicado em todo derrame pleural exsudativo que permanece com etiologia desconhecida, pois estima-se que o diagnóstico de TB se confirme em apenas 10% dos casos na primeira biópsia.
III. A dosagem da enzima adenosina deaminase (ADA) é o mais importante, considerando sua fácil execução, baixo custo e o rendimento diagnóstico. A grande maioria dos estudos comprovou sua utilidade e recomenda seu uso na rotina de investigação da TB pleural, mesmo em imunodeprimidos (HIV e diabetes), especialmente em áreas de alta prevalência da doença.
IV. A ADA é produzida por linfócitos e monócitos e se eleva quando estes estão ativados. O diagnóstico diferencial com tuberculose necessariamente inclui o empiema, os linfomas, a artrite reumatóide e, raramente, o adenocarcinoma.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
Os marcadores bioquímicos de necrose miocárdica que possuem a maior sensibilidade e a maior especificidade são, respectivamente:
CPK e CKMB.
Troponina I e Troponina C.
Mioglobina e CKMB.
CPK e Troponina.
CKMB e Troponina.
A medicina grega clássica se alicerça na relação médico-paciente, considerada uma expressão técnica baseada no valor da pessoa. O médico era o melhor remédio. Era uma relação essencialmente humana entre duas pessoas que se respeitavam. As tarefas médicas deixaram de ser restritas à relação diagnósticotratamento e passaram a incluir medidas de profilaxia. É notória, então, a importância dos aspectos psicológicos dessa relação. A relação médico-paciente é ponto central e decisório para uma boa resolutividade no tratamento. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.
A existência de efeitos colaterais dos medicamentos, as crenças e as atitudes pessoais, a falta de confiança nos médicos são causas da não-adesão ao tratamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...