Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente com 24 anos de idade procurou assistência médica em emergência, com queixa de dor incapacitante na região cervical anterior. A dor iniciou-se há 3 dias, com piora progressiva, impedindo-a de se alimentar e dormir, e irradiando para os ouvidos. Ela referiu, ainda, febrícula há 1 dia. No exame físico, foram constatados sinais flogísticos na pele da região cervical anterior e discreto bócio difuso, extremamente doloroso à palpação, FC = 116 BPM, temperatura axilar = 38 ºC e presença de tremores de extremidades. Exames complementares realizados na emergência mostraram hemograma — leucocitose discreta, sem desvio à esquerda; VHS — 90 mm/h.
Em relação a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
No caso clínico considerado, a captação de 131 I pela tireóide constitui fundamental exame complementar para definição diagnóstica.
Medicina - Endocrinologia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Uma mulher de 24 anos apresenta irritabilidade e insônia há 3 meses. Nega outras queixas ou patologias pregressas e refere fazer uso somente de contraceptivo hormonal oral há 2 anos. Seu exame físico encontra-se dentro da normalidade e os exames laboratoriais evidenciam anemia hipocrômica microcítica leve, T3 de 180μg/dl (N: 70 a 190μg/dl) e T4 total de 16μg/dl (N:5 a 12μg/dl) e TSH de 2.1 mUI/ml (N: 0,4 a 4.0 mUI/ml).
Qual o diagnóstico mais provável?
hipertireoidismo por doença de Basedow-Graves em fase inicial
hipertireoidismo por struma ovarii
tireoidite de Hashimoto em fase de tireotoxicose
hipertireoidismo de origem hipotálamo-hipofisária
aumento da produção da globulina transportadora de tiroxina induzida por estrogenioterapia.
Considere que o paciente referido no texto anterior tenha evoluído para o seguinte quadro.
Cerca de 60 dias após a consulta ambulatorial de rotina e tendo iniciado o tratamento adequado para sua condição clínica, Luiz Paulo foi levado ao pronto-socorro de um hospital secundário com queixas de que, há 3 dias, iniciou febre alta, tosse produtiva com expectoração amarelada e dor ventilatóriodependente no terço inferior do hemitórax direito. Há um dia, passou a apresentar intensa poliúria, polidpsia, polifagia e importante sonolência. O exame clínico admissional mostrou paciente sonolento, taquipnéico (freqüência respiratória de 38 irpm padrão respiratório de Kussmaul), com pressão arterial igual a 98 mmHg × 55 mmHg (medida no membro superior direito), freqüência cardíaca de 120 bpm e desidratado. A ausculta respiratória mostrou murmúrio vesicular rude e estertores no terço inferior do hemitórax direito. Não houve outras alterações no exame segmentar. O eletrocardiograma na admissão não mostrou anormalidades isquêmicas agudas. Sua glicemia capilar era de 280 mg/dL, cetonúria de +4, no exame sumário de urina (EAS), hemograma com leucocitose moderada e desvio à esquerda, gasometria com acidose metabólica (pH = 7,24) e diminuição do bicarbonato sérico (15 mEq/L), sem hipoxemia (pO2 = 80 mmHg ar ambiente). A radiografia de tórax mostrou infiltrado inflamatório no terço inferior do hemitórax direito.
Considerando essas informações, julgue os itens seguintes.
Como o paciente esteve em consulta ambulatorial há 60 dias, a infecção apresentada deve ser classificada como hospitalar.
A hipertensão arterial sistêmica apresenta elevada prevalência no Brasil e no mundo. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.
Um paciente de 30 anos procura a emergência por queixa de palpitação, desconforto precordial e sudorese, que surgiram de modo súbito. O ECG mostra arritmia supraventicular regular, de complexo estreito, sem identificação de onda p, com FC de180 bpm. A medicação indicada para o caso em tela seria:
Adenosina, em bolo de 6 a 12 mg IV.
Lidocaína, em bolo de 5mg/kg peso.
Quinidina, 200 a 400 mg VO.
Bretílio, 5 a 10 mg/Kg peso.
Digoxina, 0.25 mg VO.
A arcada de Drummond é formada pela:
Junção entre os ramos primários da artéria mesentérica superior e a mesentérica inferior.
Em relação à paralisia facial periférica é correto afirmar que
há desvio da rima bucal para o lado acometido.
a presença de hiperacusia e distúrbio do paladar afastam o diagnóstico.
alterações sensitivas na hemiface atingida são tão comuns quanto as motoras.
há incapacidade de fechar completamente o olho do lado afetado.
a presença de miose no lado afetado é essencial para o diagnóstico.
Constituem indicação precisa de biópsia endomiocárdica,
miocardite viral.
pesquisa de rejeição de enxerto em receptor de transplante cardíaco.
investigação etiológica de miocardiopatia dilatada.
suspeita de displasia arritmogênica do ventrículo direito.
suspeita de miocardiopatia periparto.
A importância do diagnóstico no contexto da saúde deve-se à alta prevalência da depressão e à freqüente associação com sintomas e(ou) doenças físicas. Sintomas depressivos conferem pior prognóstico em pacientes internados para tratamento de doenças físicas. Alguns medicamentos e algumas doenças podem causar depressão. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.
A depressão pode acometer qualquer indivíduo, independentemente de sexo, estado civil, idade, escolaridade ou classe social.
De uma coorte de crianças nascidas em uma pequena cidade, acompanhadas durante cinco anos, obtiveram-se os seguintes dados: 1.000 nascidos vivos com mais de 1.000 g; 50 nascidos mortos com mais de 1.000 g ou mais de 28 semanas gestacionais; 20 mortes de recém-nascidos com até sete dias de vida; 25 mortes de recém-nascidos com até 28 dias; 40 mortes de recém-nascidos pesando menos de 2.500 g; 100 recém-nascidos vivos com menos de 37 semanas gestacionais; 150 recém-nascidos vivos pesando menos de 2.500 g; 45 crianças que morreram com até 1 ano de vida; 50 crianças que morreram ao final do quinto ano de acompanhamento.
Em relação a essa situação hipotética e à luz das definições básicas adotadas pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde do Brasil, julgue os seguintes itens.
A taxa de mortalidade infantil encontrada nesse estudo é compatível com a realidade do Distrito Federal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...