Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A síndrome de Heerfordt caracteriza-se por:
Febre, acometimento de glândulas salivares e/ou lacrimais, uveíte e neuropatia de pares cranianos.
Pneumonia da gripe aviária em humanos pelo vírus H5N1, hoje em dia.
Diarréia aquosa sem sangue ou alterações inflamatórias que podem preceder em até uma semana as manifestações respiratórias na infecção do homem pelo H5N1.
Febre de origem obscura, detectada em 2006 pela OMS na Nova Guiné.
Diante da suspeita clínica de esclerose múltipla em uma mulher jovem, com acometimento de pares cranianos, o procedimento diagnóstico de escolha é
exame do líquor.
eletroencefalograma.
ressonância nuclear magnética de crânio.
tomografia computadorizada de crânio.
angio-ressonância de crânio.
Paciente no primeiro dia após infarto agudo do miocárdio tratado com angioplastia coronária com stent passa a apresentar extra-sístoles ventriculares. A melhor conduta neste caso é
indicar cinecoronariografia pela possibilidade de trombose intra stent.
iniciar amiodarona.
checar eletrólitos e iniciar betabloqueador.
solicitar cintilografia miocárdica.
iniciar lidocaína.
A importância do diagnóstico no contexto da saúde deve-se à alta prevalência da depressão e à freqüente associação com sintomas e(ou) doenças físicas. Sintomas depressivos conferem pior prognóstico em pacientes internados para tratamento de doenças físicas. Alguns medicamentos e algumas doenças podem causar depressão. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.
Betabloqueadores como o propanolol servem para suprimir os tremores secundários devidos ao uso de alguns medicamentos, com a vantagem de não causarem depressão.
Julgue os próximos itens, acerca das técnicas utilizadas para diagnóstico de transtornos neuropsiquiátricos.
A TC em pacientes que apresentam início de crises parciais complexas na infância, adolescência ou no meio da vida adulta tem maior probabilidade de mostrar imagem normal.
De uma coorte de crianças nascidas em uma pequena cidade, acompanhadas durante cinco anos, obtiveram-se os seguintes dados: 1.000 nascidos vivos com mais de 1.000 g; 50 nascidos mortos com mais de 1.000 g ou mais de 28 semanas gestacionais; 20 mortes de recém-nascidos com até sete dias de vida; 25 mortes de recém-nascidos com até 28 dias; 40 mortes de recém-nascidos pesando menos de 2.500 g; 100 recém-nascidos vivos com menos de 37 semanas gestacionais; 150 recém-nascidos vivos pesando menos de 2.500 g; 45 crianças que morreram com até 1 ano de vida; 50 crianças que morreram ao final do quinto ano de acompanhamento.
Em relação a essa situação hipotética e à luz das definições básicas adotadas pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde do Brasil, julgue os seguintes itens.
O baixo peso ao nascer foi causa associada de morte importante nessa coorte.
O pilar básico na boa prática médica continua sendo o conhecimento da fisiologia, da patogenia e do diagnóstico clínico e laboratorial das doenças. Considerando a atuação do pediatra generalista na prevenção e atenção às doenças que atingem as crianças, julgue os próximos itens.
Um escolar com tosse crônica, matinal, produtiva, com secreção purulenta e fétida, tem como diagnóstico mais provável uma sinusite bacteriana dos seios esfenoidais e etmoidal.
Um homem de 63 anos de idade apresentou, há 4 anos, tremor e bradicinesia inicialmente no hemicorpo direito e, a seguir, no esquerdo, que evoluíram, com tendência à hipertonia plástica.
Acerca desse caso clínico, julgue os próximos itens.
Os exames imaginológicos não são fundamentais para o estabelecimento do diagnóstico desse paciente.
Para que se implemente um SESMT (Serviço de Saúde e Segurança e Medicina do Trabalho) em uma empresa, é necessário ter como guia as normas regulamentadoras (NR), sendo as mais importantes as de nº 7, 9, 15, 17 e a de nº
Acerca da propedêutica utilizada para o correto diagnóstico das patologias mamárias, julgue os itens que se seguem.
São estratégias recomendadas para a detecção precoce do câncer de mama: o auto-exame das mamas, o exame clínico periódico e o rastreamento mamográfico associado a ecografia mamária.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...