Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Do ponto de vista fisiológico, o rim é um órgão muito complexo, sendo-lhe atribuídas várias funções que objetivam, basicamente, a regulação do meio interno, mantendo-se sua homeostase. Dessa forma, é fundamental que todo médico tenha conhecimento acerca desses aspectos. Com relação à fisiologia renal, julgue os itens seguintes.
Nos túbulos renais (tanto o contorcionado proximal quanto o distal), desenvolvem-se grandes quantidades de linfócitos T (corresponde o T a células tubulares), que fazem parte do sistema imunológico e que, ao reconhecerem antígenos específicos, passam a produzir interleucinas, o que contribui para a defesa do organismo.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir.
A definição de recorrência bioquímica após prostatectomia radical em câncer de próstata necessita de 3 mensurações de PSA com intervalo mínimo de duas semanas entre elas.
A incidência de gestação múltipla, definida como presença simultânea de dois ou mais fetos, tem crescido, principalmente em decorrência do aumento da idade materna no momento da concepção e do uso de técnicas de reprodução assistida. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.
Do ponto de vista clínico, o elemento mais importante para determinar o prognóstico fetal é a corionicidade. As gestações dicoriônicas apresentam maior risco de morbimortalidade perinatal, quando comparadas com gestações monocoriônicas.
Considerando-se que efeitos colaterais são esperados em determinadas drogas antiepilépticas, é correto afirmar que
é indicado o uso de topiramato para paciente obeso com epilepsia e enxaqueca.
paciente hepatopático com epilepsia se beneficiará com o uso adequado de ácido valpróico.
é indicado o uso de valproato de sódio para crises de enxaqueca em paciente com planos de engravidar.
fenitoína deverá ser indicada para paciente epiléptica com enxaqueca e gengivite.
paciente epiléptica com bulimia e anorexia se beneficiará com o uso de topiramato.
A classificação das crises epilépticas e das epilepsias é de fundamental importância, pois implicará na conduta adequada e em seu tratamento. Os tipos corretos de crises epilépticas são:
Considere que uma paciente de 18 anos de idade desenvolva primoinfecção por herpes simples genital e submeta-se a consulta no segundo dia de sintomas. Nessa situação,
a testagem sorológica para HIV, hepatite B e sífilis deve ser recomendada.
Acerca das informações apresentadas no texto e na tabela acima, e considerando que alguns pacientes tiveram mais de uma complicação, julgue os itens que se seguem.
Na comparação com pacientes que têm infarto isolado do VE, as ORs apresentadas no texto indicam que o acometimento do ventrículo direito em pacientes com infarto do miocárdio do ventrículo esquerdo aumenta, de maneira significativa estatisticamente, o risco de desenvolvimento de complicações e de óbito.
Com o objetivo de detectar as causas mais freqüentes de ausência ao trabalho, foi feita pesquisa com dados de um serviço de perícia médica de determinado órgão estatal. Para tanto, foi feito o levantamento de todos os atestados médicos homologados nos dois meses anteriores à pesquisa, registrando-se os diagnósticos, o tempo de afastamento, e dados referentes aos trabalhadores e aos médicos que os haviam emitido. Em um segundo momento, foram realizadas análises estatísticas para verificar quais eventos estavam relacionados com a ausência ao trabalho.
Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Nessa pesquisa, a medida de associação é o risco relativo.
Mulher, com 60 anos de idade, vai à consulta com dor nas faces laterais da coxa há 6 meses. Relata que os sintomas se agravam ao ficar em pé e ao caminhar grande distância, melhorando com o repouso. Há anos tem dor intermitente na região lombar. O exame físico mostra leve limitação da rotação em ambos os quadris, mas nenhuma dor à mobilização e discreta dor à extensão de coluna lombar, com aumento da lordose e do tônus da musculatura para vertebral. Não há déficits neurológicos. Qual sinal pode ser encontrado ao exame físico e que exame deve ser solicitado para iniciar a avaliação diagnóstica?
Blumberg e eletromiografia.
Laségue e densitometria óssea.
Laségue e radiografia da região lombar da coluna vertebral
Laségue e radiografia simples do fêmur direito.
Blumberg e cintilografia óssea.
Uma mulher de 50 anos, internada por depressão grave há 2 dias, é atendida pelo médico plantonista com queixa de palpitações há cerca de 1 hora. Está agitada, taquipnéica, com PA = 80 × 40 mmHg e o pulso é fino e irregular. O monitor cardíaco mostra:
epinefrina.
atropina.
cardioversão elétrica.
adenosina.
amiodarona.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...