Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao tratamento dos transtornos do humor.
Está bem estabelecido que a redução da dose de antidepressivo não é um fator de risco para recaída.
Transtorno no qual a criança, tendo feito previamente processo normal do desenvolvimento da linguagem, perde ambas as habilidades de linguagem (receptiva e expressiva), mas retém a inteligência global. O início do quadro é acompanhado de atividades paroxísticas no EEG, podendo ter crises epilépticas. Seu início se dá tipicamente entre 3 e 7 anos. Trata-se de
Um paciente de 20 anos de idade deu entrada na emergência de um hospital acompanhado de sua mãe. Ela relatou que o paciente tem apresentado retraimento social, desconfiança, medos que não sabe explicar, agitação psicomotora e fala de modo estranho, apresentando, ainda, estado emocional muito lábil.
Diante dessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.
O paciente pode apresentar alucinações auditivas e delírios persecutórios.
Do ponto de vista fisiológico, o rim é um órgão muito complexo, sendo-lhe atribuídas várias funções que objetivam, basicamente, a regulação do meio interno, mantendo-se sua homeostase. Dessa forma, é fundamental que todo médico tenha conhecimento acerca desses aspectos. Com relação à fisiologia renal, julgue os itens seguintes.
O processo de formação da urina inicia-se com a filtração glomerular e a pressão efetiva de filtração depende basicamente da pressão hidrostática intracapilar (diretamente dependente da pressão arterial), da pressão oncótica intracapilar e da pressão no interior da cápsula de Bowman.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir.
Protocolos de quimioterapia que utilizam cisplatina necessitam do uso de diuréticos osmóticos com o objetivo de minimizar a nefrotoxicidade.
Julgue os itens subseqüentes, relativos às hemorragias do terceiro trimestre da gestação.
O descolamento prematuro de placenta é a causa mais comum de necrose córtico-renal bilateral aguda na gravidez.
Texto para as questões 35 e 36
Uma senhora de 55 anos de idade, viúva, diabética e hipertensa, deu entrada no pronto-socorro após ter desmaiado em sua casa. O seu neto de 9 anos de idade informou que viu a avó cair da própria altura enquanto ela ia se contorcendo, tendo, depois, se debatido no chão e não acordado mais. Ao exame inicial, a paciente apresentava-se não-responsiva aos comandos verbais, movimentava os membros esquerdos, mas só retirava os membros direitos aos estímulos dolorosos (sem postura patológica). Foi verificada anisocoria sutil, com a pupila esquerda maior que a direita. A família referiu ao clínico geral que a paciente estava cada vez mais confusa nas últimas semanas, e atribuiu tal fato aos descuidos da paciente com o diabetes.
Considerando as informações acima e a conduta a ser tomada em relação à paciente em apreço, assinale a opção incorreta.
Antes de qualquer procedimento que exija a remoção da paciente, devem ser avaliadas e preservadas a função hemodinâmica e a respiratória.
A avaliação das funções vitais deve ser concomitante à instalação de acessos venosos para a coleta de sangue e administração de medicação.
Após estabilização clínica, a paciente deve ser levada à radiologia para realização de tomografia de crânio.
Deve ser iniciada, assim que possível, medicação antiepiléptica por via intravenosa.
A paciente deve ser submetida a um eletroencefalograma antes de realizar o exame de imagem para se afastar a possibilidade de estado de mal epiléptico não-convulsivo.
Disfagia é o principal sintoma das doenças do esôfago, sendo muito importante a sua caracterização para o manejo dos pacientes. As causas são divididas em mecânicas e neuromusculares. A causa mecânica é
Considere que uma paciente de 18 anos de idade desenvolva primoinfecção por herpes simples genital e submeta-se a consulta no segundo dia de sintomas. Nessa situação,
o tratamento específico com antivirais reduz o tempo de sintomas.
Acerca das informações apresentadas no texto e na tabela acima, e considerando que alguns pacientes tiveram mais de uma complicação, julgue os itens que se seguem.
A tabela mostra que as complicações classificadas como outras ocorrem com maior freqüência, e de maneira estatisticamente significativa, no grupo de pacientes com infarto do tipo VE + VD, que no grupo de pacientes com infarto isolado do VE.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...