Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Você foi solicitado para realizar a transferência de uma criança de 5 (cinco) anos de idade que apresentou insuficiência respiratória aguda por crise de asma. Está intubada em ventilação mecânica e com um acesso venoso em membro superior esquerdo, recebendo hidratação e sedação. Durante o transporte, a criança começa a agitar-se e, de repente, fica cianótica e bradicárdica. A solução endovenosa deixou de correr. Você imediatamente inicia ventilação manual com FiO2 a 100%. A cor e a freqüência cardíaca da criança melhoram um pouco e, com o reposicionamento do braço, a sedação volta a correr. Na ausculta torácica, você nota que o murmúrio vesicular está presente bilateralmente, mas diminuído à esquerda. A expansibilidade também é menor à esquerda. A traquéia está centrada e as veias do pescoço estão normais. Causa mais provável da piora da criança:
Obstrução da cânula traqueal por secreção.
Pneumotórax hipertensivo.
Falha no equipamento.
Deslocamento da cânula traqueal.
Tamponamento pericárdico.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre diarréia é correto afirmar:
Considera-se diarréia crônica a que evolui por mais de quatro semanas.
As diarréias consideradas altas acometem o intestino delgado e são de baixo débito.
A deficiência de lactose e o uso de laxantes são causas de diarréias invasivas.
A doença celíaca promove um tipo de diarréia osmótica.
Com referência ao quadro clínico de uma paciente com 45 anos de idade e diagnóstico de colelitíase sintomática, julgue os itens subseqüentes.
A paciente poderá apresentar episódios de pancreatite, que, na maioria dos casos, é leve e autolimitada.
Acerca do caso clínico de uma paciente de 28 anos de idade que apresentou, ao exame clínico, nódulo tireoidiano de 3,5 cm em lobo direito, julgue os itens subseqüentes.
Nessa paciente, a biópsia de material obtido por punção aspirativa por agulha fina poderá diagnosticar carcinoma do tipo papilar.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da radioterapia, uma das armas no tratamento de grande parte dos cânceres da região da cabeça e do pescoço, julgue os itens o seguir.
No fracionamento, o princípio dos 4 R significa reparo, redistribuição, repopulação e reoxigenação.
Para avaliar a associação entre o tabagismo e o câncer de pulmão, 2.000 fumantes foram comparados com 2.000 controles não-fumantes. Durante o seguimento, foi verificado o desenvolvimento de 66 casos de câncer de pulmão, dos quais 60 em fumantes. O risco de desenvolver câncer de pulmão nos fumantes foi de:
0,3%
0,6%
3%
6%
Acerca de angiologia, julgue os itens a seguir.
A rotação medial das vísceras abdominais situadas no lado esquerdo possibilita a exposição da aorta abdominal supra e das inframesocólicas, com exceção da artéria renal direita, manobra conhecida como Mattox.
A partir da década passada, após as primeiras publicações de Ralph Clayman, a cirurgia laparoscópica ganhou importante destaque no arsenal terapêutico urológico. Com relação a essa técnica, julgue os itens subseqüentes.
O aumento súbito da pressão intra-abdominal, embora mais comum no início da cirurgia, não favorece o surgimento de complicações tromboembólicas ou pulmonares.
Uma paciente de 32 anos de idade, negra, previamente hígida, queixa-se de vir apresentando, há 6 meses, tosse seca, febre, perda ponderal, nodulações eritematosas nas pernas e oligoartrite de início súbito envolvendo tornozelos. Nega outras queixas ou doenças prévias pessoais ou de familiares. O exame físico revela linfonodomegalia (com lifonodos de 1 cm de diâmetro) em cadeias cervical e axilar, não-dolorosa, nódulos eritematosos nas faces extensoras de membros inferiores, artrite nos tornozelos, dor à palpação dos tendões de Aquiles e dactilite em alguns pododáctilos, sem outras alterações. Com relação aos exames complementares, a tomografia computadorizada de tórax mostra adenomegalia periilar e mediastinal; a ultra-sonogafia de abdome mostra alguns granulomas hepáticos e a avaliação sérica indica hipercalcemia (cálcio = 13,5 mg/dL).
Analisando-se apenas os dados fornecidos, a hipótese diagnóstica mais provável para a paciente éUm transtorno que ultimamente vem sendo muito estudado é o de estresse pós-traumático, que tem como sintomas mais característicos:
ansiedade persistente
irritabilidade
insônia
sintomas de reexperimentação
dificuldades de concentração
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...