Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da osteoartrite, distúrbio osteoarticular mais comum no mundo e uma das principais causas de dor e incapacidade em indivíduos idosos, assinale a opção correta.
A análise do líquido sinovial dos pacientes com osteoartrite revela, na maioria das vezes, um líquido tipicamente inflamatório com a contagem de leucócitos, em geral, superior a 50.000 células/mm3 .
Em paciente com monoartrite aguda de joelho, a evidência de osteopenia periarticular, na radiografia articular simples, deve corresponder, provavelmente, a um sinal radiográfico precoce de osteoartrite.
Um programa de exercícios físicos, mesmo que sem carga, deve ser terminantemente proibido para pacientes com osteoartrite, de forma a se poupar a cartilagem articular já lesionada.
São consideradas articulações tipicamente envolvidas na osteoartrite primária: interapofisárias na coluna cervical e lombar, primeira carpometacárpica, interfalangianas distais das mãos, dos quadris, dos joelhos e da primeira metatarsofalangiana.
Na articulação dos pacientes com osteoartrite, predominam os fatores inibidores das metaloproteinases sobre as proteinases.
A ultra-sonografia é um método amplamente disponível e constitui importante ferramenta diagnóstica, utilizada para avaliação das mais diversas estruturas. Com relação às doenças e aos aspectos técnicos desse método diagnóstico, julgue os próximos itens.
Mola hidatiforme é a doença trofoblástica benigna mais comum, e sua principal manifestação clínica é o sangramento.
A prevalência da depressão pós-parto é ao redor de:
5%.
10%
20%
1%
30%
Com relação ao tromboembolismo pulmonar, julgue os itens que se subseguem.
Novas evidências científicas apontam o warfarin como fármaco de escolha para iniciar o tratamento a partir da suspeita de tromboembolismo pulmonar agudo.
Considere que um legista receba, por via judiciária, contestação de laudo necroscópico em que se assinala que o cadáver envolvido em acidente automobilístico estava embriagado, embora o advogado da parte alegue que se tratava de pessoa abstêmica. Em face dessas informações, julgue os itens que se seguem, considerando, ainda, quando aplicáveis, os dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O legista terá agido corretamente ao assinalar no laudo que o periciado estava embriagado momentos antes da morte, especialmente se, durante a necropsia, ao abrir o estômago, tiver constatado pessoalmente que de lá emanara odor etílico.
A respeito de avaliação do crescimento, do estado nutricional, da alimentação e da vacinação em crianças, julgue os itens que se seguem.
Caso um pediatra recebesse em seu ambulatório uma criança de 6 meses de idade, desnutrida e que nunca tivesse sido vacinada, deveria recomendar que fosse iniciado o esquema básico de vacinação, com as seguintes vacinas: BCG intradérmico, hepatite B, antipoliomielítica oral (PVO), tetra (DPT + Hemophilus), rotavírus.
Todos os agentes infecciosos abaixo podem ser transmitidos pelo sangue e seus derivados, EXCETO:
Com relação à epicondilite lateral do cotovelo, julgue os itens subseqüentes.
A eletroneuromiografia é fundamental para o diagnóstico diferencial com a síndrome do interósseo posterior.
Considerando o caso clínico de um paciente com dor cervical crônica que apresenta atitude postural com a cabeça para a frente em relação ao tronco, julgue os itens que se seguem.
Nesse caso, ainda que a técnica seja controversa, a estimulação elétrica nervosa transcutânea poderá ser utilizada com objetivo analgésico, considerando a teoria das comportas descrita por Melzach e Wall.
Um homem de 54 anos de idade submeteu-se a consulta para rever um diagnóstico de pólipo, realizado há 2 anos, negou antecedentes de hemorragia digestiva e apresentou pirose epigástrica esporádica. A avaliação endoscópica do duodeno realizada revelou uma lesão elevada.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem, que dizem respeito ao acompanhamento do paciente e à conduta do endoscopista.
Como os pólipos adenomatosos tubulares não têm potencial de malignização, devem ser avaliados endoscopicamente a cada 3 anos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...