Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o caso clínico de um paciente com dor cervical crônica que apresenta atitude postural com a cabeça para a frente em relação ao tronco, julgue os itens que se seguem.
No caso descrito, a ressonância magnética dos discos intervertebrais cervicais não é indicada, pois os resultados desse tipo de exame são inconclusivos para a análise de tecidos moles
NÃO é considerada como causa de trombofilia hereditária:
aumento do FVIII
deficiência de Proteína C
deficiência de Antitrombina
Fator V Leiden
síndrome antifosfolipídica
Contra-indica o uso de DIU, EXCETO:
valvulopatia cardíaca.
soroposividade para HIV.
hipermenorragia.
epilepsia.
promiscuidade sexual.
Considerando que um homem de 34 anos de idade, portador de HIV positivo, com contagem de CD4 = 150 células/mm3, relate, em consulta médica, disfagia e odinofagia de inícios recentes, julgue os itens a seguir, acerca das possibilidades diagnósticas nesse caso.
O encontro de úlcera profunda de 3 cm no terço médio do esôfago, com histopatologia revelando grandes células subepiteliais com inclusões em olho de coruja, sugere a presença do agente etiológico denominado vírus Epstein- Barr.
Em relação à síndrome de Reiter NÃO podemos afirmar que:
a tríade clássica é formada por artrite, conjuntivite e balanite circinada
freqüentemente está associada ao HLA-B27
é rara em negros africanos e asiáticos
o início dos sintomas ocorre de 1 a 4 semanas após a infecção: enterocolite (por patógenos dos gêneros Yersinia, Salmonella, Shigella etc.) ou uretrite não gonocócica(por Chlamydia sp. ou Ureoplasma sp.)
a secreção serosa ou mucopurulenta uretral é estéril
Lesões vesiculares e dolorosas, distribuídas em um dermátomo, em uma mulher com 90 anos de idade e lesões constituídas por inúmeras pústulas pequenas recobertas por crostas melicéricas, em criança de 5 anos de idade, podem representar, respectivamente:
piodemite vegetante e alopecia areata.
candidíase e tuberculose cutânea.
porfiria e tinha do couro cabeludo.
urticária e impetigo.
herpes zoster e impetigo.
Um senhor de 70 anos foi vítima de colisão automobilística. Não perdeu a consciência. Queixa-se de dor na perna direita, onde tem provável fratura fechada (hematoma e deformidade no terço médio). A temperatura do pé direito está preservada, embora a perfusão pareça diminuída (na realidade, não parece diferente da perfusão do pé esquerdo). Está pouco taquipnéico (freqüência respiratória em torno de 26 ventilações por minuto), mas consciente e orientado. Pulso: 110 batimentos por minuto, rítmico, mas fino; pressão arterial: 120 X 80 mmHg. Queixa-se de dor abdominal discreta, difusa. Não tem escoriação no abdome. Além das alterações descritas, não há outros achados significativos no exame físico. Não há sinais de sangramento externo. O único antecedente médico relevante é uma história de hipertensão arterial, que trata regularmente. A respeito do atendimento deste paciente, é correto afirmar:
Deve ser prontamente encaminhado a um serviço de Ortopedia, já que a única lesão importante é a provável fratura de perna, que deve ser tratada o mais rapidamente possível.
Até prova em contrário, tem sangramento abdominal significativo, que deve ser investigado e, se presente, tratado.
A dor abdominal, por ser discreta e difusa, deve ser devida a trauma de parede, com lesão muscular, devendo ser tratada com sintomático e calor local.
Se houvesse sangramento intraperitoneal significativo, a dor seria muito intensa e o paciente teria hipotensão.
A taquicardia discreta que o paciente apresenta deve ser devida à dor (fratura de perna) e a pressão arterial normal afasta a suspeita de choque hemorrágico.
Considerando que um paciente de 25 anos de idade tenha sido submetido à incisão de Mac-Burney para tratamento cirúrgico de abdome agudo e esteja no primeiro dia pós-operatório, julgue os itens a seguir.
A ferida operatória desse paciente está na fase inflamatória da cicatrização.
Medicina - Clínica Cirúrgica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Mulher de 39 anos queixa-se de cefaléia importante, debilidade muscular e câimbras, fadiga, poliúria e polidipsia. O exame físico mostra hipertensão arterial e desidratação. Os achados laboratoriais caracterizaram hipocalemia, uma pequena hipernatremia e uma leve alcalose metabólica.
Diante desse quadro a sua hipótese diagnóstica mais provável será:
síndrome de Cushing
feocromocitoma.
carcinoma adrenocortical.
hiperaldosteronismo primário.
doença de Hippel-Lindau.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em relação às doenças das glândulas salivares, julgue os próximos itens.
Vários episódios inflamatórios podem levar a alterações irreversíveis da arquitetura ductal e resultar em ectasia ductal difusa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...