Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Criança de 1 ano e 4 meses de idade apresenta desidratação de III grau por gastrenterite aguda. Após expansão com cristalóide isotônico e reinício da diurese, a avaliação metabólica sérica é ph= 7.28 e HCO3=19. A conduta a seguir deve ser:
Soro reidratante pela via oral;
Soro reidratante por sonda naso-gástrica;
Soro fisiológico a 0,9% pela via endovenosa;
Bicarbonato de sódio a 8,4% pela via endovenosa;
Soro glicosado e eletrólitos pela via endovenosa;
A insuficiência cardíaca (IC) é uma condição clínica associada à piora da capacidade funcional, diminuição da qualidade de vida e ao aumento da morbidade e mortalidade dos pacientes. Com relação a essa síndrome, é correto afirmar:
Um marceneiro de 60 anos de idade queixa-se de obstrução nasal unilateral, epistaxe desse mesmo lado e dor na hemiface correspondente. O quadro iniciou-se 6 meses atrás e tem piorado progressivamente.
Julgue os itens subseqüentes, tendo como referência o caso clínico relatado.
O quadro descrito sugere sinusite fúngica alérgica.
Acerca das fraturas e lesões ligamentares dos membros superiores e inferiores, julgue os itens subseqüentes.
As lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) alteram a cinemática do joelho e alterações degenerativas estão comumente associadas a história natural da lesão.
Em que fase da gestação se inicia a formação da lente (cristalino)?
3a semana
4o mes
9o dia
7o mes
5a semana
A subluxação do cristalino é encontrada
na síndrome de Weill-Marchesani e na síndrome de Marfan.
na síndrome de Ehlers-Danlos e na rubéola congênita.
rubéola e sífilis congênitas e síndrome de Zellweger.
anomalia de Peters e rubéola Congênita.
síndrome de Peters e trauma.
Dos testes laboratoriais abaixo relacionados apenas um NÃO é utilizado para identificar anormalidade da hemoglobina:
eletroforese da hemoglobina
solubilidade da hemoglobina
teste de resistência osmótica
pesquisa de corpúsculos de Heinz
análise da morfologia eritrocitária
A colpocitologia oncótica é exame universalmente aceito para rastreio do câncer cervical. Cuidados importantes para aquisição de material adequado são:
após a realização do esfregaço deve-se aguardar 2 a 3 minutos e fixá-lo em álcool
limpar o colo com gaze e soro fisiológico previamente à coleta de material
realizar três voltas completas (360 graus) para coleta de endocérvice
realizar tratamento das colpites e cervicites previamente à coleta de material
a coleta de fundo de saco vaginal fornece o melhor material para avaliação hormonal
A causa mais freqüente de metrorragia pós-menopausa é:
adenocarcinoma de endométrio.
hiperplasia complexa com atipias.
atrofia endometrial.
hiperplasias sem atipias.
hiperplasia simples com atipias.
Juliana, com 40 anos de idade, preocupada por apresentar dispepsia há cerca de 3 meses e história familiar positiva para câncer gástrico (mãe), procurou o serviço de saúde, onde foi submetida a endoscopia digestiva alta.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Na gastrite histológica leve, o tratamento para o Helicobacter pylori está indicado independentemente da presença de metaplasia intestinal, segundo o II Consenso Brasileiro de H. pylori.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...