Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um perito criminal foi designado para perícia em residência. No leito da suíte observou cadáver de senhor de 45 anos de idade, em decúbito dorsal, coberto por lençol. Foram constatadas ausência de sangramento e presença de secreção hialina em travesseiro, sob a cabeça, com escorrimento bocal. Na lixeira, ao lado da pia do banheiro, foi encontrada cartela de medicamento do tipo blister sem nenhum comprimido. Não havia desarrumação de objetos no imóvel e não foi observado rompimento de obstáculos na casa. Ao ser argüida, a empregada afirmou ter sido a primeira a constatar o óbito, e revelou que, ao chegar, a porta da casa estava trancada e a do quarto estava aberta. O morto era separado da esposa e morava sozinho.

Julgue os itens subseqüentes, considerando o caso hipotético acima relatado.

A cena de morte é sugestiva de suicídio. É possível que o exame necroscópico do estômago revele a presença de grande quantidade de comprimidos mal digeridos e o exame toxicológico revele a presença de barbitúrico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A alopecia comumente vista nos primeiros meses de vida é causada por

  • a.

    perda de cabelo sincronizada, na fase telógena ao nascimento.

  • b.

    eflúvio telógeno secundário ao trauma do parto.

  • c.

    predisposição hereditária.

  • d.

    trauma do fórceps.

  • e.

    eflúvio anágeno.

Na insuficiência crônica da córtex adrenal espera-se encontrar

  • A.

    hipernatremia e hipocalemia.

  • B.

    hiponatremia e hipercalemia.

  • C.

    hiponatremia e hipocalemia.

  • D.

    hipocalemia e hipercalcemia.

  • E.

    hipernatremia e hipocalcemia.

              Um paciente com 14 anos de idade, do sexo masculino, pardo, estudante, natural e procedente de Brazlândia – DF, informa apresentar, há 7 dias, quadro clínico constituído de edema vespertino de membros inferiores e facial, matutino, associados a hematúria e oligúria. Quinze dias antes do surgimento desses sintomas, foi-lhe aplicada uma injeção de penicilina benzatina em virtude de amigdalite. O exame físico mostra PA de 170 mmHg × 100 mmHg, freqüência cardíaca de 80 bpm e edema dos membros inferiores. O exame clínico restante não mostrou alterações.

Com relação a esse quadro clínico, julgue os próximos itens.

A biópsia renal não está indicada nessa fase de apresentação clínica da doença.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma jovem, com 28 anos de idade, com queixas de dor em hipocôndrio direito e presença de fígado palpável a 5 cm da borda costal direita, ainda estava sem diagnóstico etiológico definido mesmo após várias consultas e exames médicos realizados por clínicos e gastroenterologistas que haviam descartado hepatopatia. A jovem procurou um cardiologista, que constatou a presença de um ruído (knock) pericárdico na borda esternal direita, turgência jugular (com leito a 45 ºC) e sinal de Kussmaul. O eletrocardiograma mostrou taquicardia sinusal (freqüência ventricular média de 102 bpm), SÂQRS A + 120º, onda P entalhada, presença de critérios de complexo QRS com baixa voltagem nas derivações periféricas e alterações difusas e inespecíficas da repolarização ventricular. A radiografia de tórax mostrou área cardíaca normal, dilatação da veia cava superior e da ázigo e calcificação pericárdica envolvendo a região da ponta e da face anterior do coração, mais bem visibilizada na projeção latero-lateral esquerda.

Considerando a situação clínica hipotética descrita, julgue os itens subseqüentes.

A hipótese diagnóstica mais provável é pericardite constritiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um paciente com tireotoxicose causada por uma tireóide difusamente hiperativa apresenta exoftalmo, taquicardia, pele quente e úmida, intolerância ao calor, perda de peso e tremores nos dedos. Foram realizados diversos exames laboratoriais, tendo-se constatado elevação de fosfatase alcalina sérica, discreta redução na contagem de leucócitos totais e discreto aumento no número de linfócitos. A dosagem de tiroxina sérica total por radioimunoensaio apresentava-se aumentada e a de tireotropina apresentava-se muito diminuída, próxima de zero. Para a contagem de células foi necessário o preparo de solução salina isotônica estéril e para as dosagens de biomoléculas foi necessário o preparo de tampão fosfato 150 mmol/L, com pH igual a 7,8.

Considerando o quadro clínico hipotético descrito acima, julgue os itens que se seguem.

Para o preparo de solução salina isotônica, é necessário adicionar 0,9 g de NaC a 1 mL de água.

  • C. Certo
  • E. Errado

A hepatoesplenomegalia é uma anormalidade clínica comumente constatada em pacientes com diagnóstico de leishmaniose visceral. Com relação à anatomia e fisiologia do fígado e do baço, julgue os itens subseqüentes.

O fígado possui as seguintes funções fisiológicas: secreção de bile; regulação do metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas; armazenamento de vitaminas e ferro; além disso, ele influencia na coagulação sanguínea e na degradação e excreção de drogas, hormônios e toxinas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere um paciente com dor escrotal de início recente, aumento unilateral do volume da bolsa testicular, com edema, rubor e calor que caracterizam um quadro de escroto agudo. Acerca dessa condição clínica, julgue os itens a seguir.

Quando exames complementares, como cintilografia testicular e eco-Doppler testicular, são utilizados, mas permanece a dúvida em relação ao diagnóstico, há indicação de exploração cirúrgica emergencial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da doença diverticular dos cólons, julgue os itens subseqüentes.

O acesso laparoscópico é tecnicamente impossível em pacientes que tiveram múltiplos episódios de diverticulite.

  • C. Certo
  • E. Errado

A sinusite é uma doença comum na criança e no adolescente, apresentando significativa morbidade, podendo evoluir com complicações graves. Nesse caso pode-se afirmar que:

  • A.

    Seu diagnóstico pode ser baseado apenas nos dados clínicos.

  • B.

    É necessário além dos dados clínicos, a comprovação radiológica para iniciar o tratamento.

  • C.

    Na criança as principais queixas são tosse, febre, descarga nasal, cefaléia e dor facial.

  • D.

    A droga de escolha no tratamento da sinusite bacteriana aguda é a cefuroxima.

  • E.

    O tratamento adequado é com antimicrobiano, antihistaminico, descongestionantes tópicos e corticosteróide tópico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...