Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dentre as medidas abaixo relacionadas assinale aquela que é, geralmente, menos eficaz na profilaxia das Helmintoses em comunidades com precárias condições sócio econômicas.
tratamento do indivíduo parasitado
desinfetar o solo de zonas rurais (galinheiros, fazendas e peridomicílio)
limpeza adequada de legumes e verduras
uso de calçados que impeçam o contato direto com solo contaminado
uso de fossas para recolhimento de dejetos
Qual dos exames abaixo relacionados deve ser o primeiro a ser adotado na investigação diagnóstica de um paciente com quadro reconhecido de hemorragia digestiva baixa?
angiografia mesentérica
colonoscopia
cintilografia com hemáceas marcadas
proctossigmoidoscopia com proctossigmoidoscópio rígido
angiotomografia computadorizada
Na criança e no adolescente com diabete melittus tipo I, além de poliúria, polidpsia e polifagia podemos observar as seguintes manifestações:
Obesidade + eczema seborreico + infecção do trato urinário;
Emagrecimento + piodermites + vulvovaginites por monília;
Litíase renal + estigmas atópicos + pneumonias de repetição;
Eczema atópico + amigdalites de repetição + dor articular;
Hiperatividade + pele seborreica + resfriados freqüentes.
A abordagem póstero-lateral da cabeça do rádio tem como risco a lesão do nervo:
ulnar
interósseo anterior
interósseo posterior
musculocutâneo
axilar
O ureter pélvico passa pelas seguintes estruturas, EXCETO:
Ligamento ovariano.
Borda lateral da vagina;
Ligamento cervical lateral;
Ligamento lateral da bexiga;
Uma paciente com 53 anos de idade, após cefaléia súbita e incontrolável, perdeu a consciência. Ao ser examinada no pronto-socorro, encontrava-se torporosa e com a nuca intensamente rígida, mas sem deficits motores. Realizada tomografia computadorizada de crânio, foi possível observar uma imagem hiperdensa, localizada nas fissuras inter-hemisférica, silviana (direita e esquerda), além da cisterna perimesencefálica.
Julgue os itens que se seguem, com base no caso clínico acima.
Do ponto de vista epidemiológico, sabe-se que tabagismo, etilismo e hipertensão arterial podem ter contribuído para o quadro.
Com relação a LER/DORT, julgue os próximos itens. De acordo com a definição do INSS, as LER/DORT são resultado da combinação da sobrecarga das estruturas anatômicas do sistema osteomuscular com a falta de tempo para sua recuperação.
Acerca da leishmaniose, julgue os seguintes itens. A leishmaniose tegumentar americana (LTA), primariamente uma zoonose, é causada por diversos parasitas do gênero Leishmania e envolve grande variedade de mamíferos silvestres, reservatórios do parasita.
Quanto ao câncer de pele relacionado ao trabalho,
a doença de Bowen ocorre como lesão única em 35% dos casos e acomete com predominância pessoas com mais de 50 anos de idade.
o mais importante agente cancerígeno é a radiação solar, através da emissão de radiação UVA e UVB, sendo os trabalhadores de pele clara os mais susceptíveis.
a latência entre a exposição inicial e o aparecimento da lesão maligna depende somente da potência do agente cancerígeno e da suscetibilidade individual.
não existe a co-carcinogênese, exceto nos casos de doença de Bower.
o período de latência é de mais de dez anos para o aparecimento de lesões.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A conduta médica correta diante do quadro de amniorrexe prematura em gestação de menos de 22 semanas é:
expectante, com controle laboratorial.
expectante, com hidratação e antibioticoterapia.
ativa, com interrupção da gravidez mediante consentimento informado do casal.
ativa, com notificação ao CRM.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...