Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente com 40 anos de idade, de cor parda, procurou assistência médica, informando que há 1 ano surgira-lhe lesão bolhosa e crostosa no couro cabeludo, que, aos poucos, aumentou de extensão, se estendendo para face, tronco e membros. Referia sensação de ardor ou queimação nas lesões e sensação de frio no corpo. Residia em área rural. Usou vários remédios orais e tópicos, com pouca melhora. Quanto aos antecedentes pessoais e familiares, não informou nada digno de nota. Ao exame físico, apresentava estado geral regular e, ao exame dermatológico, lesões eritematobolhosas com áreas erodidas, algumas recobertas por crostas e escamas e distribuídas no couro cabeludo, na face, em todo o tronco e nos membros.
Com referência ao quadro clínico acima descrito, julgue os itens que se seguem.
No penfigóide bolhoso, a biópsia deve ser retirada da lesão urticada eritematosa, próximo às bolhas.
Proliferação fibromuscular ou endotelial com diminuição da luz vascular atingindo as pequenas artérias e arteriolas é denominada:
arteriosclerose
aterosclerose
trombose
flebite
isquemia
Julgue os itens a seguir, a respeito da hiperplasia prostática benigna (HPB), condição clínica comum em homens com mais de 50 anos de idade.
Infecção urinária e hematúria macroscópica recorrentes não são consideradas indicações absolutas de tratamento cirúrgico.
Desejando o prefeito daquele município piauiense diminuirr a taxa de mortalidade infantil pós neo-natal em 2006, seria correto investir:
na assistência pré-natal
na contratação de obstetras
em UTI neo-nataL
no treinamento das parteiras
no aleitamento materno
Em relação ao tratamento cirúrgico da Doença de Crohn do intestino delgado é correto afirmar:
as margens de secção do intestino delgado devem estar a pelo menos 10 cm dos limites macroscópicos da doença
a estenose longa deve ser tratada pela enteroplastia a Finney
as margens de secção do intestino delgado devem ser determinadas com base no resultado do exame histopatológico realizado durante a operação
quando houver estenose de dois segmentos do intestino delgado distando até 30 cm entre eles, os mesmos devem ser removidos separadamente
estenoses com menos de 25 mm de diâmetro não podem ser tratadas
Avalie as afirmativas e escolha a incorreta:
As hipospádias distais devem ser corrigidas entre 06 a 09 meses de idade.
Em todos os casos de hipospádia distais ou próximais a indicação é de cirurgia o mais precocemente possível.
Nas formas próximais ou com encurvamento ventral das hipospádias, a correção cirúrgica deve acontecer após o 1º ano de vida.
Em crianças com fimose com algum grau de retenção urinária é indicado o uso de corticóide tópico diário.
Nos casos de parafimose há indicação de correção cirúrgica.
Em relação aos hematomas subdurais agudos (HSDA) traumáticos, julgue os próximos itens.
Os achados clínicos estão relacionados ao tamanho e à rapidez de crescimento dos HSDA, bem como à gravidade da lesão parenquimatosa.
Considerando os dados da tabela acima, julgue os itens a seguir.
É correto afirmar que a prevalência de acidentes de trajeto no ano de 2003 foi maior que a do ano de 2001.A prevenção e o tratamento da AIDS são prioridades do Ministério da Saúde. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir. O HIV é um retrovírus DNA que se incorpora ao genoma celular por meio da enzima integrase.
Pode-se afirmar corretamente, sobre a intoxicação aguda, que
por chumbo inorgânico é freqüente e ocorre pela manipulação de compostos de chumbo solúveis.
por chumbo orgânico os principais sintomas são devidos ao acometimento renal.
é fundamental a realização de diagnóstico através da medida de chumbo no sangue total.
a meia-vida do chumbo no sangue é de 10 anos, quando na forma inorgânica.
os trabalhadores de fundições não estão sujeitos à intoxicação aguda por chumbo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...