Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Mulher, 55 anos, gesta III para I, doméstica, apresenta na citologia cérvico-vaginal, esfregaço com células escamosas agrupadas em lençóis ou agregados sinciciais. Núcleos das células das camadas intermediárias, parabasais e basais, aumentados de volume, hipercromáticos, nucléolos não visíveis e bordas irregulares. Citoplasma cianófilo e anfófilo e nítida desproporção núcleo-citoplasmática. Assinalar o provável diagnóstico.

  • A.

    Lesão escamosa de baixo grau.

  • B.

    Lesão escamosa de alto grau.

  • C.

    Carcinoma escamoso microinvasor.

  • D.

    Carcinoma escamoso invasor.

  • E.

    Atrofia com inflamação.

Dos acessos abaixo descritos, o considerado melhor para hemodiálise é:

  • A. anastomose direta de veia safena e artéria femoral.
  • B. anastomose direta de veia cefálica com artéria radial.
  • C. anastomose direta de veia cefálica com artéria braquial.
  • D. anastomose de veia safena e artéria femoral com prótese de PTFE.

Em pacientes com insuficiência cardíaca avançada, os níveis aumentados das substâncias abaixo – com exceção de uma – estão associados a um aumento da mortalidade. Identifique qual substância NÃO apresenta esta correlação direta com a mortalidade.

  • A.

    Angiotensina II.

  • B.

    Peptídeo natriurético atrial.

  • C.

    Sódio sérico.

  • D.

    Hormônio antidiurético.

  • E.

    Catecolaminas.

Sobre a fisiologia dos Zang Fu, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A. O rim controla a recepção do Qi, abre-se nos ouvidos, manifesta-se no ca-belo, odeia secura.
  • B. O baço controla o sangue, abre-se na boca, abriga o pensamento, odeia umidade.
  • C. O fígado armazena o sangue, controla os tendões e os músculos, se abre na língua, odeia o vento.
  • D. O pulmão controla os vasos sangüíneos e os meridianos, abre-se no nariz, governa a voz, odeia o frio.

Nas condições em que o paciente apresenta prurido generalizado, chegando a escarificar a pele, ao se coçar, freqüentemente significa que

  • A.

    há pobreza da imagem corporal por parte do paciente

  • B.

    há evidências claras de atitude de sadismo por parte do cliente.

  • C. há uma agressividade dirigida contra si próprio.
  • D.

    há evidentes falhas na superação da fase anal expulsiva

  • E.

    há lembranças de falta de prazer nas relações com as figuras edípicas.

Assinale a alternativa incorreta, com relação à perícia para o diagnóstico de parto:

  • A.

    O fundo uterino retorna ao nível da sínfise pubiana por volta do 12º dia após o parto.

  • B.

    Os lóquios provenientes da cavidade endometrial são sanguinolentos até o 3º dia, desaparecendo por volta do 8º dia após o parto.

  • C.

    O corpo lúteo gravídico atinge suas maiores dimensões na gravidez a termo.

  • D.

    O orifício externo do colo uterino em mulheres que pariram é fendiforme e transversal, com fissuras nos lábios.

  • E.

    A presença de carúnculas mirtiformes representa um sinal indicativo da passagem de um feto.

A alimentação enteral nos prematuros está contra-indicada em todas as situações abaixo, exceto:

  • A.

    Idade gestacional < 32 semanas.

  • B.

    Pós-asfixia

  • C.

    Uso de vasopressores

  • D.

    Uso de indometacina

  • E.

    Severa hipotensão

Um homem com 30 anos de idade, procedente da região amazônica, foi atendido em uma unidade hospitalar com febre alta, calafrios e sudorese. O paciente evoluiu com queixas de forte cefaléia, dispnéia, taquipnéia, cianose de extremidades e facial, oligúria e hematúria (com urina enegrecida). O exame físico pulmonar evidenciou estertores difusamente em todos os campos pulmonares. Os exames laboratoriais mostraram saturação de oxigênio de 85%, anemia severa, plaquetopenia leve e elevação dos níveis séricos de uréia, creatinina e potássio. No exame adotado no Brasil para a pesquisa do agente etiológico, constatou-se a presença do parasito causador da malária. O eletrocardiograma convencional do paciente revelou ritmo sinusal, freqüência ventricular média de 90 bpm, onda P achatada, alargamento do complexo QRS e ondas T apiculadas. A radiografia de tórax mostrou um infiltrado pulmonar difuso bilateral.

Diante dessa situação clínica hipotética, julgue os próximos itens.

O paciente em foco apresentou quadro clínico-laboratorial compatível com edema agudo de pulmão, que pode complicar a infecção que o acomete e cuja fisiopatogênese, na maioria dos casos de malária, tem mecanismo cardiogênico, com importante elevação da pressão capilar pulmonar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na lesão traumática do cordão posterior do plexo braquial, podem ser afetadas as funções dos seguintes nervos, EXCETO:

  • A.

    radial.

  • B.

    toracodorsal.

  • C.

    musculocutâneo.

  • D.

    subescapular superior.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A exposição a determinados tóxicos industriais causa metahemoglobinemia, dependendo da especificidade do agente e da susceptibilidade do trabalhador. Das substâncias abaixo, a que pode determinar metahemoglobinemia em trabalhadores expostos, é:

  • A.

    Anilina

  • B.

    Cromo.

  • C.

    Chumbo.

  • D.

    Asbesto

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...