Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões de 42 a 44
Uma paciente de 48 anos de idade relatou apresentar, há cerca de 24 horas, hiporexia, naúseas e dois episódios de vômitos. Além disso, queixou-se de dor leve no andar superior do abdome e negou diarréia, sangramento digestivo e dor torácica. Relatou, ainda, ser hipertensa. O exame físico realizado na paciente revelou icterícia leve, febre (temperatura axilar = 38,9 ºC) e pressão arterial de 142 mmHg / 89 mmHg; o exame cardiovascular evidenciou presença de quarta bulha cardíaca; os exames respiratórios, pélvico e retal revelaram-se normais. No exame do abdome, foram detectados dor leve à palpação do hipocôndrio direito e ruídos hidroaéreos normais, e não houve sinais de irritação peritoneal. O hemograma revelou leucocitose (18.000 células/μL), transaminases com níveis séricos elevados (cerca de 2,5 acima do nível superior de normalidade), hiperbilirrubinemia (bilirrubina total = 3,5 mg/dL) e amilase sérica normal. O eletrocardiograma mostrou hipertrofia ventricular esquerda e alterações difusas e secundárias da repolarização ventricular, sem alterações de isquemia aguda. Na ultra-sonografia abdominal, verificou-se vesícula biliar com paredes espessadas, foco ecogênico que emite sombra acústica e sinal de Murphy sonográfico.
Considerando-se as manifestações clínico-laboratoriais apresentadas no texto, é correto, para o caso, o diagnóstico de
A respeito dos marcadores séricos de alguns tumores, é correto afirmar que
Qual dos seguintes fatores se demonstrou ter a maior importância para o au-mento da incidência e prevalência da Rinite Alérgica nos últimos anos?
Medicina - Pneumologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Na faringite aguda,
a presença de secreção purulenta nas amídalas é diagnóstica da etiologia por estreptococos.
o uso da penicilina vem sendo questionado pelo encontro de resistência pelo estreptococo.
a presença de cultura positiva para estreptococo do grupo A não é confirmadora da etiologia da infecção.
os portadores sãos devem ser tratados com antibióticos, visando à erradicação das bactérias.
Um paciente de 38 anos de idade relata que há 40 dias passou a apresentar cansaço, falta de ar para realizar atividades físicas acima das habituais e agora tem esses sintomas em repouso, além de edema de membros inferiores (inicialmente nos pés e agora em toda a extensão desses membros), aumento do volume abdominal, inapetência e empachamento pós-prandial. Nega quaisquer sintomas prévios. Refere etilismo intenso há 10 anos, que parou há 1 semana, e tabagismo. Nunca residiu em área endêmica para doença de Chagas. Nega hipertensão arterial e diabetes melito. Ao exame físico, o paciente apresentou-se ortopnéico, afebril, acianótico, anictérico, consciente e orientado, fundo de olho sem anormalidades, pressão arterial de 90 mmHg × 50 mmHg, freqüência cardíaca de 110 bpm. Pulmões com estertores em terços inferiores de ambos os hemitóraces. Precórdio agitado, ictus cordis visível e palpável no 6.º espaço intercostal esquerdo, na linha axilar anterior, ritmo cardíaco irregularmente irregular, em 3 tempos (B3), bulhas hipofonéticas, sopro holossistólico de grau 2, suave em foco mitral, e sopro holossistólico grau 2, em foco tricúspide (intensificado pela manobra de Rivero-Carvallo), pulsos filiformes. Abdome com sinais de ascite e hepatomegalia dolorosa (pulso hepático). Extremidades com edema de membros inferiores, mole, frio indolor até a raiz das coxas.
Com referência ao caso hipotético acima relatado, assinale a opção que indica o diagnóstico mais provável.NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Do olho ao quiasma óptico, o nervo óptico tem cerca de 50 mm de comprimento, dividido em quatro porções. Dentre elas, a que mede em torno de 9 mm é a porção:
intraocular.
intraorbitária.
intracanalicular.
intracanalicular.
Medicina - Neurologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Em relação à distrofia miotônica (doença de Steinert), pode-se afirmar que
é de herança autossômica dominante com expressão variável.
é de herança ligada ao cromossomo X.
o gene anômalo encontra-se no cromossomo 22.
não existe uma forma congênita.
o diagnóstico pré-natal ainda não é factível.
O PPRA é um programa que também pode ser realizado por médico do trabalho, e deve ser avaliado os riscos ambientais, que conforme a NR- 9 são:
Agentes físicos, químicos e ergonômicos.
Agentes físicos, ergonômicos e elétricos.
Agentes físicos, químicos e biológicos.
Agentes químicos, biológicos e ergonômicos.
Agentes físicos e químicos.
Um venereopata procurou o consultório de homeopatia e relatou seus sintomas ao médico. Este, após estudos comparativos na matéria médica, lhe prescreveu uma dose única de Mercurius solubilis. A alternativa que representa o quadro da venereopatia apresentada pelo paci-ente é:
Entre as condições clínicas mais comuns relacionadas com as crioglobulinas temos, EXCETO:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...