Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens subseqüentes, referentes aos princípios do tratamento do paciente politraumatizado.
Em pacientes politraumatizados pode ocorrer o enfisema subcutâneo, que se manifesta pela difusão de ar sob a pele, o que sugere um quadro de edema com crepitação evidente.
Um menino com 9 anos de idade apresentava sintomas de conjuntivite crônica de 2 anos de duração. As doenças atópicas associadas incluíam asma, dermatite atópica e alergia a leite e ovos. O histórico familiar foi negativo em relação a doenças alérgicas. No exame, foram observados edema moderado das pálpebras, hiperemia da conjuntiva bulbar, papilas gigantes em ambos os olhos e ulceração em placa no olho direito.
Com relação ao caso clínico acima, julgue os itens que se seguem.
No caso descrito, deve-se remover a placa corneana e empregar agentes antiinflamatórios agressivos (esteróides tópicos). O uso de colírios estabilizadores de mastócitos é outra opção de tratamento.
Algumas doenças vêm sendo descritas como emergentes e reemergentes, de acordo com seu comportamento epidemiológico mais recente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na década passada, ocorreu, no interior de São Paulo, uma virose hemorrágica causada por um arenavírus que foi denominado Sabiá.
Os tumores benignos do estômago, achados casuais nos exames endoscópicos, podem cursar com anemia, sangramento digestivo e sinais de suboclusão e(ou) obstrução do piloro. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
Leiomiomas são tumores epiteliais com crescimento intra ou extraluminal.
Uma paciente com 32 anos de idade, assintomática, apresenta os seguintes resultados relativos a exames complementares.
► TSH: 8,2 mUI/mL;
► T4L: 1,2 ng/dL;
► anticorpos antitireoidianos: positivos;
► ecografia de tireóide: discreto bócio difuso, com textura heterogênea do parênquima.
Com base nessas informações, julgue os itens a seguir, relativos ao caso clínico descrito.
Trata-se de tireoidite de Hashimoto.
Um paciente de 45 anos teve diagnóstico clínico, radiológico e laboratorial de Acromegalia, por um macroadenoma hipofisário. A respeito das opções terapêuticas para o caso, assinale a opção correta.
A cirurgia transesfenoidal propicia a cura bioquímica em mais de 97% dos casos.
A radio-cirurgia gamma-knife raramente leva ao hipopituitarismo.
O Pegvisomant é a droga mais eficiente na normalização do GH e da IGF-1.
Os análogos da Somatostatina consistem na primeira escolha terapêutica devido à sua grande eficácia sobre a redução do volume tumoral.
A associação entre análogos da somatostatina e agonistas dopaminérgicos pode beneficiar os pacientes portadores de adenomas somatoprolactínicos.
Uma paciente portadora de neoplasia entérica e diabetes melito foi submetida a hemicolectomia, tendo apresentado como complicações pós-operatórias deiscência de sutura e peritonite fecal, desenvolvendo quadro séptico e choque.
A respeito desse quadro clínico, julgue os itens seguintes.
A glicemia deve ser controlada por infusão venosa contínua de insulina na dose de 0,1 UI/kg/h, precedida de infusão em bolus de 0,1 UI/kg associada à infusão de solução glicosada a 5%, quando se detectar glicemia de 250 mg/dL.
Uma paciente com 40 anos de idade procurou o ambulatório de clínica médica por apresentar há 7 dias poliúria, polidipsia e perda de peso. O exame físico nada mostrou de alterações clínicas. Até então, ela nunca havia procurado assistência médica em razão de problemas clínicos. Informou desconhecer dados a respeito de doenças na família.
Acerca da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
A medida da hemoglobina glicosilada apresenta baixa sensibilidade para detecção de diabetes melito, não sendo, portanto, recomendável como teste diagnóstico.
Acerca do pré-operatório de pacientes de cirurgia plástica, julgue os itens subseqüentes.
A tricotomia deve ser realizada em casa, 24 horas antes da operação, para evitar contaminação da pele com a realização desse procedimento no ambiente hospitalar.
Um paciente, internado para tratamento de insuficiência renal crônica, recebeu diversas soluções e medicações por via endovenosa, entre elas espironolactona (diurético), trimetoprim e sulfametoxazol, apresentou parada cardíaca e teve de ser reanimado. Os resultados de alguns dos exames laboratoriais realizados foram 140 mmol/L de Na, 8,1 mmol/L de K, eletrocardiograma mostrando alargamento de QRS e onda T em pico, dosagem de creatina cinase dentro da faixa de normalidade, hemograma mostrando VCM e HCM baixos e discreta leucocitose com desvio à esquerda, proteinúria superior a 150 mg/dL, presença de cilindros hialinos ao exame do sedimento urinário.
Em relação à situação hipotética acima, julgue os seguintes itens.
A solicitação da dosagem de creatina cinase é um indício de que o médico suspeitava da possibilidade de infarto do miocárdio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...