Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito das tubulopatias hereditárias, julgue os itens que se seguem.
A acidose tubular renal proximal, em sua forma secundária e mais comum, além da bicarbonatúria, apresenta outros defeitos da função tubular, como a glicosúria, aminoacidúria, fosfatúria, configurando a síndrome de Fanconi.
A respeito dos tumores renais, julgue os itens seguintes.
O carcinoma de células renais (adenocarcinoma renal) é um tumor que tem sua origem provável nas células do túbulo proximal e pode exibir no mesmo tumor diversos tipos de células, sendo o mais comum o carcinoma de células claras.
Um paciente apresenta hemiplegia direita secundária em razão de acidente cerebrovascular ocorrido há 3 semanas. Faz uso de vasodilatadores cerebrais.
Em relação ao tratamento indicado nessa situação, julgue os itens a seguir.
Os vasodilatadores cerebrais não têm efeito preventivo nas lesões cerebrovasculares.
m homem com 50 anos de idade realizou endoscopia digestiva alta por apresentar azia e pirose. O exame evidenciou esôfago de Barrett, confirmado pelo estudo histológico, que mostrou baixo grau de displasia.
Nessa situação hipotética, as condutas a serem adotadas em relação ao paciente devem incluir o(a)
início de terapêutica medicamentosa, prescrevendo-se altas doses de inibidor da bomba de prótons (IBP).
Uma criança com 7 anos de idade encontra-se doente há uma semana, quando começou a apresentar uma diminuição da força muscular nos dois membros inferiores, acompanhada de dor e sensação de formigamento nas pernas, de caráter simétrico e ascendente. O exame físico mostrou paraparesia flácida, com diminuição dos reflexos tendinosos nos dois membros inferiores. Três semanas antes do início da doença, a criança apresentou estado gripal, com febrícula e coriza hialina, diagnosticado como infecção das vias respiratórias superiores. O exame do líquor revelou proteinorraquia de 100 mg/dL e número normal de células. A respeito do caso clínico acima, julgue os itens subseqüentes.
A história clínica e a alteração do líquor são patognomônicas de poliomielite anterior aguda.
Em relação aos critérios diagnósticos dos distúrbios de metabolismo da glicose sugeridos em 1997 pela American Diabetes Association (ADA), julgue os itens a seguir.
Os critérios sugeridos pela ADA ainda não foram aceitos em todos os países.
Uma paciente de 60 anos de idade, procura atendimento médico, queixando-se de perda de peso, insônia, labilidade emocional e palpitações. Ao exame físico observa-se retração palpebral, porém ausência de proptose ou sinais de comprometimento da musculatura retro-ocular. Constata-se ainda um aumento do volume tireoidiano, às custas de lobo esquerdo, onde palpa-se um nódulo sólido, indolor, de 1,7 X 2,5 cm. Os exames laboratoriais demonstram VHS= 5 mm/h, T3-270 ng/dl (70-220); T4livre-2,5 ng/dl (0,8-2,0); TSH-0,01 mcUI/ml (0,3-5,0). Assinale a opção correta.
A hipótese diagnóstica mais provável é a Doença de Basedow-Graves.
O uso de beta-bloqueadores não deve ser iniciado antes do diagnóstico etiológico da tireotoxicose ser firmado.
O uso de tionamidas pode levar ao desenvolvimento de agranulocitose em até 35% dos pacientes e geralmente ocorre após os primeiros seis meses de tratamento.
A realização de cintilografia de tireóide com medida da captação de iodo radioativo em 2 e 24 horas, pode auxiliar no diagnóstico diferencial entre bócios difusos, nodulares ou multinodulares tóxicos.
O diagnóstico de tireoidite subaguda deve ser considerado.
Um paciente com 25 anos de idade procurou atendimento em pronto-socorro, com queixa de dispnéia, parestesia de lábios e enrijecimento dos dedos das mãos. Em face desse quadro, o paciente foi submetido a gasometria arterial que apresentou os seguintes resultados: pH = 7,46; pO2 = 95 mmHg; pCO2 = 30 mmHg; bicarbonato = 20 mEq/L; BE = -1.
No quadro clínico acima descrito,
solicitar ao paciente que respire dentro de um saco plástico agravaria o quadro do paciente.
Um paciente de 25 anos de idade, admitido na unidade de emergência clínica de um hospital, apresentava o seguinte quadro clínico: histórico de vômitos freqüentes há 3 dias, astenia, anorexia, dor abdominal, mucosas desidratadas, confusão e respiração de Kussmaul. Esse paciente sofria de poliúria e polidipsia há alguns anos, fazendo uso esporádico de insulina.
Considerando o quadro clínico apresentado acima, julgue os seguintes itens.
Se, nesse paciente, for detectada leucocitose por meio de hemograma, deve-se iniciar imed iatamente a antibioticoterapia, utilizando-se agente de amplo espectro para evitar a seleção de organismos resistentes.
Um paciente com 20 anos de idade procurou a emergência de um hospital, informando apresentar há 2 dias febre de 38ºC associada a tosse produtiva, com eliminação de secreção amarelada, e dor torácica do tipo pleurítica em base do hemitórax direito. Com a realização do exame físico, identificou-se freqüência respiratória de 35 incursões por minuto, pressão arterial de 80 mmHg× 40 mmHg, freqüência de pulso de 110 bpm e ausculta de pectorilóquia e de crepitações inspiratórias em base de hemitórax direito. A radiografia de tórax revelou a presença de condensação no lobo inferior direito.
Julgue os itens que se seguem, referentes a essa situação hipotética.
O tratamento desse paciente deve ser feito em regime ambulatorial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...