Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente com 25 anos de idade procurou atendimento em pronto-socorro, com queixa de dispnéia, parestesia de lábios e enrijecimento dos dedos das mãos. Em face desse quadro, o paciente foi submetido a gasometria arterial que apresentou os seguintes resultados: pH = 7,46; pO2 = 95 mmHg; pCO2 = 30 mmHg; bicarbonato = 20 mEq/L; BE = -1.
No quadro clínico acima descrito,
a idade do paciente é relevante quanto às informações obtidas no exame físico.
Um paciente de 25 anos de idade, admitido na unidade de emergência clínica de um hospital, apresentava o seguinte quadro clínico: histórico de vômitos freqüentes há 3 dias, astenia, anorexia, dor abdominal, mucosas desidratadas, confusão e respiração de Kussmaul. Esse paciente sofria de poliúria e polidipsia há alguns anos, fazendo uso esporádico de insulina.
Considerando o quadro clínico apresentado acima, julgue os seguintes itens.
A dosagem de potássio sérico será importante como exame complementar, tanto para avaliação inicial do quadro como para o acompanhamento terapêutico.
Um paciente com 20 anos de idade procurou a emergência de um hospital, informando apresentar há 2 dias febre de 38ºC associada a tosse produtiva, com eliminação de secreção amarelada, e dor torácica do tipo pleurítica em base do hemitórax direito. Com a realização do exame físico, identificou-se freqüência respiratória de 35 incursões por minuto, pressão arterial de 80 mmHg× 40 mmHg, freqüência de pulso de 110 bpm e ausculta de pectorilóquia e de crepitações inspiratórias em base de hemitórax direito. A radiografia de tórax revelou a presença de condensação no lobo inferior direito.
Julgue os itens que se seguem, referentes a essa situação hipotética.
A ausculta da voz do paciente foi nítida.
A dissecção da artéria aorta é um grande dilema diagnóstico e terapêutico. Avalie as afirmações abaixo e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma (V ou F, respectivamente).
( ) A dissecção de aorta é muito incomum, exceto nos pacientes com síndrome de Marphan. Na síndrome de Marphan cerca de 27 a 48% dos pacientes falecem de dissecção ou ruptura da aorta.
( ) Em pacientes hipertensos com dor torácica e em 1/3 superior do abdômen,a dissecção de aorta deve ser levada em consideração no tratamento. Os achados do exame físico que podem ser detectados são a presença de redução ou ausência dos pulsos periféricos, associados à insuficiência aórtica.
( ) A terapêutica medicamentosa anti-hipertensiva de urgência inclui labetalol IV; ou nitroprussiato e propranolol IV; ou trimetafan.
V, V, V
V, V, F
F, V, F
F, F, F
F, V, V
A infecção urinária caracteriza-se, fundamentalmente, pela multiplicação de bactérias em qualquer segmento do trato urinário, que é estéril da bexiga para cima. Diante de uma criança com infecções urinárias repetidas, o pediatra deve, imediatamente, prescrever exames radiológicos para detectar uma possível causa anatômica para as infecções. Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O trato urinário tem alguns mecanismos anatomofisiológicos que permitem a remoção rápida e eficiente de microrganismos: seu pH baixo, a micção em si, que deve esvaziar bem a bexiga, e o mecanismo anti-refluxo da junção ureterovesical.
Em relação ao infarto agudo do miocárdio é correto afirmar que:
Na abordagem terapêutica, não importa a distinção entre infarto do miocárdio com onda Q no ECG ou sem onda Q no ECG, tendo em vista que a evolução destas duas categorias tende a ser muito semelhante.
Mesmo com o advento dos fibrinolíticos e dos novos processos de intervenção percutânea, a mortalidade hospitalar pouco se modificou.
Pode ser interrompido pela mastigação de apenas um comprimido de aspirina.
Ocorre com maior freqüência em áreas irrigadas por artérias coronárias que se apresentavam criticamente obstruídas (obstruções maiores do que 70% da luz do vaso).
São causas secundárias de distúrbios afetivos:
I. hematoma subdural;
II. abstinência de cafeína;
III. deficiência de vitamina D;
IV. abstinência de nicotina;
V. uso de antipsicóticos.
É INCORRETO o que se afirma SOMENTE em
I.
II
III.
IV
V.
Um lactente é alimentado exclusivamente com leite materno durante o primeiro ano de vida. No 5.º mês, seu peso correspondia a 75% do peso de nascimento e no 12.º mês, ao dobro do peso de nascimento.
Considerando o caso hipotético apresentado, julgue os itens subseqüentes.
No 5.º mês de vida, essa criança deveria ter o dobro do peso de nascimento e, no 12º mês, o quádruplo do peso ao nascer.
Um portador de asma brônquica e hipertensão arterial sistêmica refere ter iniciado nova medicação que lhe foi recomendada há 48 horas. Após a sua ingestão, apresenta tosse improdutiva e desconforto respiratório noturno. Encontra-se levemente dispnéico e a sua pressão arterial é de 140 mmHg × 80 mmHg, com freqüência cardíaca de 104 bpm.
Considerando a situação hipotética descrita, julgue os itens subseqüentes.
A análise do FEV1 é destituída de valor prognóstico nos casos de asma brônquica.
Com referência a traumas mecânicos do globo ocular e a feridas corneanas, julgue os itens subseqüentes.
As feridas perfurantes da córnea são bastante freqüentes e vão desde pequenas lesões puntiformes até lacerações extensas. Raramente causam transtornos refrativos e não interferem na AV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...