Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma criança com 3 anos de idade encontra-se em convalescença de quadro de varicela. Há dois dias, passou a revelar importante comprometimento da marcha, com quedas freqüentes, chegando à impossibilidade de permanecer de pé ou sentada sem apoio. Apareceu também tremor cefálico e de tronco, quando a criança se encontra sentada, acompanhado de nistagmo e sonolência. Não há febre nem sinais de irritação meníngea. O exame do líquor foi normal, assim como a tomografia de crânio.
Considerando o caso clínico descrito acima, julgue os itens seguintes.
O prognóstico de ataxia cerebelar aguda é sempre reservado, instalando-se seqüelas com muita freqüência.
Um paciente de 46 anos de idade, assintomático, sedentário, com história familiar positiva para DM, com índice de massa corporal de 29 kg/m2, apresenta glicemia de jejum de 132 mg/dL, confirmada por segunda determinação.
A respeito do caso clínico descrito acima, julgue os itens subseqüentes.Esse paciente apresenta DM do tipo 2, segundo critérios da OMS.
Uma paciente de 30 anos, apresenta-se com 12 semanas de idade gestacional. Queixa-se de palpitações e dispnéia. Ao exame físico: PA = 120x80 mmHg; Pulso = 120 bpm; ausência de tremor de extremidades ou hiperreflexia; tireóide não palpável. Exames laboratoriais: TSH = 0,005 IU/L (N=0,5-5), valores normais de T3 e T4 livre, anticorpos antiperoxidase e TRAb negativos. Assinale a opção incorreta.
O TSH suprimido no primeiro trimestre pode estar relacionado aos níveis elevados de beta-HCG. Isto se deve à semelhança entre as moléculas de TSH e beta-HCG.
As gestantes com anticorpos antiperoxidase ou TRAb são mais propensas a apresentarem doença tireóidea auto-imune no pós-parto.
Pacientes com hipertireoidismo descompensado não devem amamentar devido à passagem de tiroxina para o leite materno em quantidade considerável.
O uso diagnóstico ou terapêutico de iodo radioativo deve ser evitado na gestação.
Se confirmado o hipertireoidismo, a principal escolha terapêutica é o uso de tionamidas.
O atendimento a um paciente vítima de intoxicação exógena requer o conhecimento e a utilização correta de antídotos específicos. Com referência à indicação de antídotos nos quadros de intoxicação exógena, julgue as associações antídoto(s)/agente(s) tóxico(s) propostas nos itens a seguir.
atropina / inseticidas organofosforados
Um paciente de 25 anos de idade, admitido na unidade de emergência clínica de um hospital, apresentava o seguinte quadro clínico: histórico de vômitos freqüentes há 3 dias, astenia, anorexia, dor abdominal, mucosas desidratadas, confusão e respiração de Kussmaul. Esse paciente sofria de poliúria e polidipsia há alguns anos, fazendo uso esporádico de insulina.
Considerando o quadro clínico apresentado acima, julgue os seguintes itens.
Se for detectado laboratorialmente que os níveis de peptídio C estão acima dos valores normais, pode-se diagnosticar seguramente a causa do quadro clínico em tela como sendo diabetes melito tipo 1.
Um paciente com 20 anos de idade procurou a emergência de um hospital, informando apresentar há 2 dias febre de 38ºC associada a tosse produtiva, com eliminação de secreção amarelada, e dor torácica do tipo pleurítica em base do hemitórax direito. Com a realização do exame físico, identificou-se freqüência respiratória de 35 incursões por minuto, pressão arterial de 80 mmHg× 40 mmHg, freqüência de pulso de 110 bpm e ausculta de pectorilóquia e de crepitações inspiratórias em base de hemitórax direito. A radiografia de tórax revelou a presença de condensação no lobo inferior direito.
Julgue os itens que se seguem, referentes a essa situação hipotética.
Streptococcus pneumoniae ainda é o agente etiológico mais prevalente na categoria de pneumonia desenvolvida por esse paciente.
Indique qual dos seguintes fatores está associado com uma menor progressão do vírus C da hepatite (HCV) para doença hepática crônica.
uso de bebida alcoólica
gênero feminino
idoso
genótipo do HCV do tipo 2
co-infecção com outros vírus, p. ex. HIV
A infecção urinária caracteriza-se, fundamentalmente, pela multiplicação de bactérias em qualquer segmento do trato urinário, que é estéril da bexiga para cima. Diante de uma criança com infecções urinárias repetidas, o pediatra deve, imediatamente, prescrever exames radiológicos para detectar uma possível causa anatômica para as infecções. Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Nos casos graves de hidronefrose, é importante a cintilografia feita com os ácidos dimercaptossuccínico e dietileno-triamino-penta-acético (marcados com tecnécio); principalmente o primeiro, cuja hipocaptação significa diminuição do fluxo sanguíneo intra-renal e disfunção tubular proximal.
No que diz respeito aos testes bioquímicos usados para o diagnóstico de feocromocitoma, é correto afirmar que:
Metanefrina urinária apresenta baixa especificidade.
NÃO pode ser atribuído a uma conseqüência da infecção pelo HIV o quadro de
mania.
demência
delirium
distúrbios ansiosos.
esquizofrenia
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...