Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente com 52 anos de idade, hipertenso sob controle medicamentoso e sob tratamento de dislipidemia, foi encaminhado ao serviço de emergência com quadro de palidez, sudorese, extremidades frias, além de desconforto torácico mal-definido, que era aliviado parcialmente com o repouso absoluto.
Com referência a esse quadro hipotético e a casos de comprometimento cardíaco em geral, julgue os itens a seguir.
No ECG, os pacientes acometidos por infarto agudo do miocárdio com onda Q têm alteração do segmento ST por apresentarem oclusão de coronariana epicárdica, com lesão miocárdica transmural.
Acerca dos conhecimentos de farmacologia e terapêutica, julgue os itens em seguida.
Entende-se como meia-vida de uma substância o tempo necessário para a eliminação de 50% da sua quantidade inicial administrada.
Que alterações caracterizam a fase proliferativa da retinopatia diabética?
Venodilatação e microaneurismas.
Fibrose e neovascularização.
Edema macular e retiniano.
Edema macular e microaneurismas.
Microaneurismas e exudatos duros.
Com relação a aspectos diversos no âmbito da Angiologia e cirurgia vascular, julgue os itens que se seguem.
Alargamento arterial difuso, não-focal, envolvendo vários segmentos arteriais, com aumento de mais de 50% do esperado é chamado ectasia. Arteriomegalia seria a dilatação menor que 50%.
Um homem de 50 anos de idade procurou um consultório cardiológico para investigação de dor torácica. Ele já havia realizado vários exames complementares em outra clínica cardiológica, incluindo teste ergométrico em esteira, considerado máximo, e que apresentava resposta intermediária para isquemia miocárdica (infradesnivelamento ascendente do segmento ST de 1,5 mm na derivação MC5) no esforço máximo, sem sintomas. Para melhor esclarecimento diagnóstico, esse exame foi complementado com um exame de medicina nuclear.
Com relação às bases da medicina nuclear necessárias à interpretação desse último teste citado, julgue os itens que se seguem.
O estudo da perfusão miocárdica realizado por meio da técnica denominada SPECT (tomografia computadorizada por emissão de fóton único) apresenta sensibilidade e especificidade para diagnóstico de doença coronariana em torno de 90% e 80%, respectivamente, sem grandes variações em relação ao radiotraçador usado ou ao tipo de estresse induzido.
Em um paciente com quadro de febre alta e presença de sopro cardíaco orgânico, deve-se considerar no diagnóstico diferencial a infecção microbiana (bacteriana ou fúngica) da superfície endotelial do coração, resultando na síndrome da endocardite infecciosa. Com relação à endocardite infecciosa, julgue os seguintes itens.
No Brasil, grande parte dos casos de endocardite infecciosa é diagnosticada em pacientes com cardiopatia prévia, e freqüentemente esta última é de etiologia reumática.
Em relação à raquianestesia, julgue os seguintes itens.
Na punção lombar paramediana, a agulha deve atravessar o ligamento amarelo, mas não o ligamento interespinhoso.
No que se refere à anestesia peridural com nível de bloqueio sensitivo em T8, julgue os itens subseqüentes.
O bloqueio simpático poderá se estender até T2.
Alterações degenerativas da coluna vertebral representam um fenômeno que ocorre com o envelhecimento. Certas condições, tais como trauma e obesidade, aceleram o curso da degeneração espinhal. Julgue os itens que se seguem, a respeito desse assunto.
A uncoartrose é causa comum de lombociatalgia.
A respeito de infecção articular e de tumores, julgue os itens subseqüentes.
Na paralisia cerebral, o pé valgo é mais freqüente nos pacientes diplégicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...