Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do choque circulatório, julgue os itens que se seguem.
O pneumotórax hipertensivo pode resultar em redução aguda do débito cardíaco (devido a importante aumento na pré-carga de trabalho do coração), levando a um quadro de choque circulatório do tipo obstrutivo.
A embolia pulmonar tem como fatores de risco:
uso de contraceptivos hormonais, insuficiência cardíaca congestiva e neoplasia.
diabetes, neoplasia e anemia.
hipertireoidismo, síndrome nefrótica e hiperesplenismo.
hemofilia, cirrose hepática e pneumonia.
anemia, hepatite e hipertireoidismo.
Com relação à embolia pulmonar, enfermidade que ocorre quando há obstrução da artéria pulmonar ou de um de seus ramos por êmbolo originado de trombo formado no sistema venoso ou nas cavidades cardíacas direitas, julgue os itens a seguir.
A verificação de níveis séricos de troponina I elevados nos pacientes com embolia pulmonar correlaciona-se com importante aumento da mortalidade e da necessidade de suporte inotrópico e ventilação mecânica.
Em caso de parada cardíaca, com eletrocardiograma compatível com assistolia, é correto afirmar que, após as manobras básicas de reanimação, deve-se
checar conexões dos cabos do eletrocardiógrafo, o ganho do monitor, testar outras derivações para confirmar assistolia e dar adrenalina e atropina.
implantar marcapasso e interromper a reanimação caso não haja resposta.
dar choque único de 300 J, pela possibilidade de fibrilação ventricular de baixa voltagem, simulando assistolia.
não utilizar manobras avançadas de reanimação, uma vez que a assistolia indica necrose miocárdica maciça.
dar seqüência de choques de 200 J, 300 J e 360 J, pela possibilidade de fibrilação ventricular de baixa voltagem simulando assistolia.
Várias causas não-cardíacas podem desequilibrar um quadro de insuficiência cardíaca congestiva. Essas causas incluem
anemia.
No que se refere a anestésicos venosos e inalatórios, julgue os itens a seguir.
O halotano e o enflurano reduzem a pressão intracraniana.
Um rapaz de 18 anos de idade foi acampar e, de repente, foi surpreendido por um ataque de inúmeras abelhas, recebendo várias picadas. Chega à emergência com lesões avermelhadas em placas disseminadas pelo corpo, intensamente pruriginosas, edema de lábios e bipalpebral, falta de ar, voz rouca e abafada e sensação de bolo na garganta.
Com base nas informações da situação acima descrita, julgue os itens seguintes.
A fração do veneno de abelha a ser isolada e que possibilita a elicitação de uma resposta imunológica capaz de provocar o choque anafilático é o tromboxane A2.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as técnicas para identificação com base em ácidos nucléicos e os conceitos moleculares e genéticos a elas relacionados, julgue os itens a seguir.
Para a identificação de um indivíduo com base nos padrões de restrição de DNA, os ácidos nucléicos extraídos, tratados com enzimas de restrição e separados, devem ser submetidos a um processo de hibridização.
Um homem de 55 anos de idade foi levado ao prontosocorro porque vinha apresentando, há 2 dias, febre alta, sonolência excessiva, falta de ar, tosse produtiva com expectoração amarelada abundante e edema de membros inferiores. Esse paciente era portador de miocardiopatia alcoólica há 1 ano e estava em uso de enalapril, a 10 mg/dia, e furosemida, a 40 mg/dia. Negou ingestão etílica nos últimos meses. No exame clínico, o paciente mostrou-se desorientado no tempo e no espaço, sonolento, taquicárdico, com freqüência cardíaca de 125 bpm, dispnéico, cianótico (+2/+4) e com freqüência respiratória de 30 cpm, temperatura axilar de 41 ºC e pressão arterial de 85 mmHg × 60 mmHg. O terço inferior direito dos pulmões mostrou redução do murmúrio vesicular, crepitação e pectoriloquia afônica. O ictus cordis era globoso e localizava-se no 6.º espaço intercostal esquerdo, na linha axilar média. O ritmo cardíaco era regular, em galope de 4 tempos. Apresentava também bulhas hipofonéticas, sopro sistólico suave com grau 2/6 em área mitral, turgência jugular a 45º e membros inferiores com edema mole.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A ocorrência de pectoriloquia afônica é um forte indício da presença de derrame pleural associado.
Julgue os itens a seguir, relativos a fraturas e luxações.
Na luxação C1-C2, deve ser considerado o tratamento incruento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...