Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à nefropatia esquistossomótica, é correto afirmar que:
é reversível com tratamento específico.
a presença de antígenos anódicos e catódicos circulantes determina a agressão glomerular.
é determinada pela presença de granulomas esquitossomóticos
é conseqüência do hiperesplenismo.
não evolui para síndrome nefrótica.
Um homem de 65 anos de idade procurou o prontosocorro devido ao surgimento súbito de dor torácica intensa, retroesternal, irradiada para o pescoço e para as costas, iniciada há cerca de 1 hora. Ele tem hipertensão arterial há 20 anos, é tabagista crônico (50 maços/ano) e nega sintomas cardiovasculares prévios. No exame físico, constata-se paciente ansioso, com sudorese profusa, freqüência cardíaca de 100 bpm, pressão arterial de 200 mmHg × 120 mmHg (medida na posição deitada, no braço direito, que tem circunferência de 19 cm, com manguito padrão), freqüência respiratória de 15 irpm. Pulmões limpos. Ritmo cardíaco regular em 3 tempos, por 4.ª bulha, hiperfonese de 2.ª bulha em foco aórtico, sem sopros, pulso radial esquerdo diminuído em relação ao direito. O eletrocardiograma convencional mostrou taquicardia sinusal, sobrecarga do ventrículo esquerdo, alterações da repolarização ventricular com padrão de strain. A radiografia torácica revelou alargamento do mediastino superior, moderado aumento da sombra cardíaca e campos pleuropulmonares limpos.
Tendo como base esse caso clínico hipotético, julgue os itens seguintes.
Os níveis pressóricos avaliados nessa circunstância clínica estão superestimados devido a condições técnicas relacionadas à esfigmomanometria.
De acordo com as recomendações do 7º relatório do Joint National Comittee para tratamento de hipertensão, nefropatas com proteinúria superior a 2 g ao dia, coronariopatas e diabéticos devem ter suas pressões, em mmHg, reduzidas, respectivamente, para menos de
120 × 75 nos 3 casos.
120 × 75, 130 × 80 e 120 × 75.
130 × 80, 140 × 90 e 120 × 75.
130 × 80, 140 × 90 e 130 × 80.
130 × 80 nos 3 casos.
Várias causas não-cardíacas podem desequilibrar um quadro de insuficiência cardíaca congestiva. Essas causas incluem
oxigenoterapia em baixo fluxo.
A respeito do fluxo sanguíneo uterino na grávida, julgue os seguintes itens.
Aumenta com a compressão de veia cava inferior.
Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os seguintes itens.
Para a síntese de ácidos nucléicos, por meio da reação em cadeia da polimerase, devem ser adicionadas as bases nitrogenadas A, T, C e G, livres de fosfatos e de carboidratos.
Um homem de 55 anos de idade foi levado ao prontosocorro porque vinha apresentando, há 2 dias, febre alta, sonolência excessiva, falta de ar, tosse produtiva com expectoração amarelada abundante e edema de membros inferiores. Esse paciente era portador de miocardiopatia alcoólica há 1 ano e estava em uso de enalapril, a 10 mg/dia, e furosemida, a 40 mg/dia. Negou ingestão etílica nos últimos meses. No exame clínico, o paciente mostrou-se desorientado no tempo e no espaço, sonolento, taquicárdico, com freqüência cardíaca de 125 bpm, dispnéico, cianótico (+2/+4) e com freqüência respiratória de 30 cpm, temperatura axilar de 41 ºC e pressão arterial de 85 mmHg × 60 mmHg. O terço inferior direito dos pulmões mostrou redução do murmúrio vesicular, crepitação e pectoriloquia afônica. O ictus cordis era globoso e localizava-se no 6.º espaço intercostal esquerdo, na linha axilar média. O ritmo cardíaco era regular, em galope de 4 tempos. Apresentava também bulhas hipofonéticas, sopro sistólico suave com grau 2/6 em área mitral, turgência jugular a 45º e membros inferiores com edema mole.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Os achados clínicos descritos revelam a presença de cardiomegalia decorrente de dilatação ventricular.
Julgue os itens a seguir, relativos a fraturas e luxações.
Nas fraturas transtrocanterianas estáveis, deve-se realizar uma redução anatômica e osteossíntese com liberação para carga.
A esquistossomose mansoni, doença introduzida no Brasil na época da escravatura, continua em expansão no país, tendo nos últimos anos surgido casos autóctones no Rio Grande do Sul, embora o número de casos graves tenha diminuído nos hospitais das áreas endêmicas. Os sintomas dessa helmintíase não são típicos e podem ser confundidos com os das parasitoses intestinais, já que a distribuição geográfica desses parasitas se sobrepõe. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem.
A esquistossomose é uma parasitose que, na forma crônica, lesa especialmente o fígado.
Com relação à origem e preparação de medicamentos homeopáticos, julgue os itens subseqüentes.
As farmácias homeopáticas e(ou) a bibliografia médica relatam as principais informações a respeito da preparação de medicamentos homeopáticos de origem vegetal, cuja utilização nem sempre coincide à da fitoterapia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...