Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os seguintes itens.
A adição de um gene marcador em um organismo geneticamente modificado é rotineiramente utilizada de forma que o gene inserido como modificação possa ser visualizado por microscopia de fluorescência.
Um homem de 55 anos de idade foi levado ao prontosocorro porque vinha apresentando, há 2 dias, febre alta, sonolência excessiva, falta de ar, tosse produtiva com expectoração amarelada abundante e edema de membros inferiores. Esse paciente era portador de miocardiopatia alcoólica há 1 ano e estava em uso de enalapril, a 10 mg/dia, e furosemida, a 40 mg/dia. Negou ingestão etílica nos últimos meses. No exame clínico, o paciente mostrou-se desorientado no tempo e no espaço, sonolento, taquicárdico, com freqüência cardíaca de 125 bpm, dispnéico, cianótico (+2/+4) e com freqüência respiratória de 30 cpm, temperatura axilar de 41 ºC e pressão arterial de 85 mmHg × 60 mmHg. O terço inferior direito dos pulmões mostrou redução do murmúrio vesicular, crepitação e pectoriloquia afônica. O ictus cordis era globoso e localizava-se no 6.º espaço intercostal esquerdo, na linha axilar média. O ritmo cardíaco era regular, em galope de 4 tempos. Apresentava também bulhas hipofonéticas, sopro sistólico suave com grau 2/6 em área mitral, turgência jugular a 45º e membros inferiores com edema mole.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O sopro sistólico auscultado no foco mitral apresenta características semiológicas sugestivas de lesão endocárdica orgânica, provavelmente por insuficiência mitral reumática associada.
Julgue os itens a seguir, relativos a fraturas e luxações.
Segundo a classificação de Tronzo, as fraturas dos tipos I, II, e III são consideradas estáveis e as dos tipos IV e V, instáveis.
Em relação à classificação toxicilógica dos agrotóxicos baseada na Dose Letal 50 é correto afirmar que
agrotóxicos com DL50 entre 6 e 50 mg por kilo de peso são considerados como extremamente tóxicos.
agrotóxicos com DL50 entre 501 e 5000 mg por kilo de peso são considerados como medianamente tóxicos.
produtos classificados como extremamente tóxicos devem apresentar no rótulo da embalagem uma faixa colorida de cor preta.
produtos classificados como medianamente tóxicos devem apresentar no rótulo da embalagem uma faixa colorida de cor amarela.
produtos classificados como pouco tóxicos devem apresentar no rótulo da embalagem uma faixa colorida de cor verde.
A esquistossomose mansoni, doença introduzida no Brasil na época da escravatura, continua em expansão no país, tendo nos últimos anos surgido casos autóctones no Rio Grande do Sul, embora o número de casos graves tenha diminuído nos hospitais das áreas endêmicas. Os sintomas dessa helmintíase não são típicos e podem ser confundidos com os das parasitoses intestinais, já que a distribuição geográfica desses parasitas se sobrepõe. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem.
Os sintomas da esquistossomose mansoni são inespecíficos e geralmente incluem anemia intensa, geofagia e prurido anal.
Com relação à origem e preparação de medicamentos homeopáticos, julgue os itens subseqüentes.
Por lei, os medicamentos homeopáticos devem ser provenientes exclusivamente de vegetais.
No atendimento à mulher vítima de violência sexual, o tratamento preventivo de doença sexualmente transmissível consiste na administração de vários medicamentos, como relacionamos a seguir, EXCETO:
ofloxacina 400 mg, VO, dose única.
azitromicina 1 g, VO, dose única
penicilina G benzatina 2.400.000 UI, IM, dose única
metronidazol 2 g, VO, dose única
fluconazol 150 mg, VO, dose única
Uma menina de 6 anos de idade foi atendida na ginecologia com manifestações de telarca (Tanner fase 2) e pubarca (Tanner fase 2). Foi feito o teste de estímulo do GnRH que mostrou o resultado acima.
Nessa situação, trata-se de pseudopuberdade precoce pela característica da resposta do FSH e LH ao teste com GnRH.
Uma mulher com 47 anos de idade apresenta uma neoplasia retal ulcerovegetante, ocupando toda hemicircunferência posterior do reto. À retossigmoidoscopia rígida, a lesão situa-se a 6 cm da margem anal. O exame anatomopatológico revelou tratar-se de adenocarcinoma. A colonoscopia foi realizada até o ceco, não sendo identificadas outras lesões. O fígado e os pulmões estavam normais ao exame tomográfico. A tomografia da pelve e a ultra-sonografia endorretal não demonstraram invasão de estruturas adjacentes e não foram visualizados linfonodos. A lesão alcança a gordura perirretal, sem ultrapassá-la.
A respeito do quadro clínico hipotético acima, julgue os itens seguintes.
A paciente deve ser submetida a radioterapia neoadjuvante e, a seguir, à ressecção anterior baixa do reto, com excisão total do mesorreto.
Considerando o fato de que pacientes portadores de asma brônquica sob controle ambulatorial geralmente necessitam de atenções diferenciadas, julgue os itens a seguir.
O tratamento recomendado para asma grave inclui corticosteróides inalatórios (beclometasona 400 mg/dia a 800 mg/dia, budesonida 800 mg/dia a 1.200 mg/dia), agonistas beta-adrenérgicos (salbutamol, dose média de 180 mg, aplicados 3 a 4 vezes por dia; salmeterol em aerossol: 50 mg, de 12 em 12 horas; formoterol: 12 mg, de 12 em 12 horas).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...