Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia e analise a afirmativa.
O bócio retroesternal é uma afecção rara da glândula tireoide, que acomete principalmente mulheres acima de _____ anos, caracterizada por tireoide ____________ de tamanho, peso e volume, que invade a cavidade torácica __________. A não realização do ato cirúrgico tem sido preconizada em alguns casos como forma alternativa de melhoria da qualidade de vida, sobretudo em pacientes idosos assintomáticos. Todavia, existe uma incidência de câncer nos bócios retroesternais, associado a um índice maior de complicações que justifica a abordagem cirúrgica precoce, principalmente em pacientes ____________, mesmo que assintomáticos
Marque a opção que completa CORRETA e respectivamente as lacunas.
Patologia incomum fibroinflamatória crônica que pode fazer parte de uma doença sistémica relacionada com IgG4 por apresentar variantes patofisiológicas, cursando com icterícia obstrutiva, dor abdominal recorrente e emagrecimento. Seu marcador biológico mais utilizado é o doseamento sérico de IgG4 e o tratamento está centrado na corticopterapia, quando dois terços dos pacientes respondem com melhoras. Como se chama essa doença?
Acerca do hipogonadismo masculino, analise as assertivas e assinale (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Síndrome clínica relacionada consequente à insuficiente produção testicular de testosterona.
( ) Afeta prioritariamente a função sexual, sem grandes impactos para os outros órgãos e sistemas.
( ) Sua prevalência aumenta com a idade e compromete a qualidade de vida. O tratamento está voltado para restabelecer os níveis fisiológicos de testosterona com reposição hormonal.
( ) Está acompanhado de muitas comorbidades, tais como a osteoporose, a artrite reumatoide, e fatores de risco cardiovascular, como a síndrome metabólica e a diabetes.
Marque a opção que indica a sequência CORRETA.
Sobre a hepatite autoimune (HAI), analise as afirmativas a seguir.
I. É uma doença hepática crônica, mais comum em homens, caracterizada por hipergamaglobulinemia, mesmo na ausência de cirrose, circulação de autoanticorpos, associação com antigênios de leucócitos humanos (HLA) DR3 ou DR4, hepatite de interface na histologia do fígado, e uma resposta favorável à imunossupressão.
II. Mesmo tratada, frequentemente a doença resulta em cirrose, insuficiência hepática e morte.
III. A biópsia hepática é considerada um pré-requisito para o diagnóstico de HAI, que também é utilizada para orientar as decisões de tratamento e deve ser realizada antes de inicia-lo, desde que não haja contraindicações. Quando está presente uma coagulopatia grave, pode ser utilizada a abordagem transjugular, em particular, no caso de início agudo/fulminante da doença. Em alternativa, a biópsia sob controle visual por minilaparoscopia também mostrou ser segura, mesmo em casos de coagulopatia avançada e pode fornecer informação adicional.
IV. É uma doença relativamente rara, muito heterogênea, afetando desde crianças pequenas até aparecer pela primeira vez em octogenários.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Sobre o hiperparatireoidismo, o que é possível afirmar?
O que NÃO é uma característica da osteomalácia?
Ricardo, 59 anos, vai ao pronto-socorro, pois vem apresentando, há 30 dias, diariamente, muitos sintomas dispépticos de moderada intensidade. Ele nunca apresentou queixas gastrointestinais antes. Qual deve ser a conduta CORRETA do médico de plantão?
Sobre a menopausa precoce (FOP), marque a alternativa INCORRETA.
Sobre o raquitismo e a osteomalácia, marque a alternativa INCORRETA.
As primeiras mutações gênicas no câncer colorretal acontecem principalmente em qual gene?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...