Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise a afirmativa.
O raquitismo é uma doença da placa de crescimento _______ da criança e do adolescente até a fusão epifisária. A hipofosfatemia, fator ________ nos tipos de raquitismos, promove um defeito na apoptose dos condrócitos hipertróficos terminais da placa por não ativar a via mitocondrial caspase-9 dependente e ________ a adequada mineralização e formação ósseas. Já a osteomalácia é um defeito de mineralização dos ossos corticiais e trabecular com acúmulo de tecido osteoide não mineralizado. Durante a infância e a puberdade, ela __________ coexistir com o raquitismo.
Marque a opção que completa CORRETA e respectivamente as lacunas.
A epicondilite lateral (EL), uma doença popularmente conhecida como cotovelo do tenista, que acomete predominantemente o braço predominante, representa uma situação patológica na origem dos músculos extensores comuns, no epicôndilo lateral. Sobre este tema, marque a opção INCORRETA.
Leia com atenção as afirmativas sobre o esófago de Barrett e marque a opção INCORRETA.
Assinale a opção que indica um quadro de doenças que é indicada a vitamina D.
Qual das seguintes opções NÃO é uma complicação da hemocromatose?
Marque a opção que apresenta um parasita que NÃO causa diarreia crônica.
O feocromocitoma é um tumor raro. Sobre este tema, analise as afirmativas e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Tem origem no tecido cromafim da medula da suprarrenal. São habitualmente tumores benignos curáveis pela cirurgia, mas se não corretamente diagnosticados e tratados, podem ter uma elevada taxa de mortalidade e morbilidade.
( ) Sua apresentação clínica é pouco variável com cefaléias, hipersudorese e palpitações presentes na maioria dos casos.
( ) O diagnóstico de incidentalomas é cada vez mais frequente.
( ) A incidência de malignidade é muito variável e baseia-se na presença de tecido cromafim em locais onde habitualmente este não se encontra.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Sobre o Teste de Cozen, análise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA.
I. Reproduz a dor experimentada pelo paciente quando realizada a manobra de fixação do antebraço em pronação e extensão ativa do punho contra-resistência.
II. Serve pra avaliar epicondilite lateral.
III. A manobra de prono-supinação contra resistência deve ser realizada para avaliar a dor.
Marque a opção que apresenta a afirmativa CORRETA.
Na avaliação da função pulmonar em um paciente com história de dispnéia não responsiva aos broncodilatadores, o achatamento das curvas inspiratórias e expiratórias visto no estudo de curva fluxo volume está associado a quais anormalidades?
Obstrução intratorácica e extratorácica variável.
Obstrução intratorácica e extratorácica fixa.
Obstrução e restrição extratorácica fixa.
Restrição intratorácica e extratorácica variável.
Restrição intratorácica e extratorácica fixa.
Consideram-se tumores gástricos aqueles localmente avançados como tumores com invasão da serosa; tumores com invasão de estruturas adjacentes; tumores com metástase ganglionar (cN+) e sem metástase a distância. Sobre o tratamento dos tumores gástricos, analise as afirmativas a seguir.
I. O tratamento sistémico perioperatório deverá ser considerado em doentes com tumores iniciais. A quimioterapia perioperatória deverá incluir cisplatina e fluoropirimidina, com ou sem epirrubicina. Deverão ser realizados 2 a 4 ciclos pré-operatórios e 2 a 4 ciclos pós-operatórios (no total de 6 ciclos).
II. Todos os doentes com carcinomas avançados, porém limitados à mucosa ou à submucosa superficial, que não reúnam critérios de ressecção endoscópica ou que apresentem após REM/ESD doença invasora residual, deverão realizar tratamento cirúrgico radical.
III. A linfadenectomia D2 inclui a remoção das estações ganglionares 1 a 12 na gastrectomia total, e das estações ganglionares 1, 3-9, 11 e 12 na gastrectomia subtotal.
IV. Os doentes com tumores localmente avançados que apresentem obstrução, perfuração ou hemorragia grave não devem ser selecionados para quimioterapia perioperatória, bem como aqueles doentes que apresentarem comorbidades que contraindiquem a realização de quimioterapia.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...