Lista completa de Questões de Medicina do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre os tumores malignos do sistema nervoso central na população pediátrica, marque a alternativa CORRETA.
Dores de cabeça representam problemas comuns levados ao neuropediatra. Sobre este assunto, analise as assertivas a seguir.
I. Apesar de a maioria das dores de cabeça em crianças e adolescentes não serem decorrentes de tumores cerebrais, faz-se necessário um diagnóstico diferencial.
II. Sintomas de enxaqueca infantil devem incluir pelo menos 5 episódios num mês com duração entre 1 e 72 horas, ser pulsátil, intensa ou agravada pelo movimento, presença de náusea, vômito, fotofobia ou fonofobia.
III. Dor de cabeça é a queixa de pelo menos 40% de adolescentes com lúpus eritematoso sistêmico, e as dores podem ser intermitentes, lembrando a enxaqueca, ou crônicas.
IV. A avaliação de enxaqueca infantil deve ser iniciada com uma entrevista sobre o histórico médico e seguida pelo exame físico, atentando para a circunferência da cabeça, pressão sanguínea e exame de fundo de olho.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Diante dos sintomas de tontura, vertigem e desequilíbrio, qual é a conduta mais adequada do neuropediatra?
Rodrigo é um garoto de 5 anos. Sua família procurou um neuropediatra, pois percebe que ele fala muito pouco, apenas palavras isoladas e pouco compreensíveis. No aniversário do primo de Rodrigo, a mãe também notou que seu filho permanecia brincando sozinho, parecendo nem perceber as outras crianças ao seu redor. Ele gosta bastante de robôs, desde bonecos a filminhos. Aliás, a família relatou que ele gosta de assistir repetidas vezes a mesma cena de um filminho, quando o robô está limpando a casa. Os pais acham que ele pode ter alguma deficiência intelectual, pois relataram que ele não faz gestos como dar tchau com a mão. Ele gosta muito de correr e, durante a avaliação com o neuropediatra, ficou correndo ao redor da mesa, entrando e saindo da sala, indo de um lado para o outro. Qual a hipótese diagnóstica mais provável para este caso e qual a conduta mais adequada?
Em recém-nascidos com hipotonia, dificuldades de amamentação, contraturas e insuficiências respiratórias, suspeita-se de doenças neuromusculares. Qual a conduta mais adequada do neuropediatra quando está diante desta suspeita?
Sobre a convulsão febril em crianças, analise as afirmativas a seguir.
I. É um dos problemas neurológicos com maior frequência na população pediátrica, ocorrendo entre 1 e 5 anos. Pode ser classificada em simples e complicada / complexa.
II. Acontece na presença de febre e com evidências de infecção do sistema nervoso central ou doença neurológica aguda.
III. As crises podem estar associadas com infecções virais das vias aéreas superiores, infecções pulmonares, intestinais e do trato urinário, associadas à febre decorrente de imunizações.
IV. A fisiopatologia desses eventos críticos apoia-se em três pontos fundamentais: faixa etária, presença de febre e predisposição genética, embora o modelo de herança genética ainda não tenha sido identificado.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Que tipo de erro inato do metabolismo NÃO justifica a presença de crises epilépticas?
Admite-se que, a partir dos 7 anos de idade, as crianças passam a apresentar semiologia das crises epilépticas do lobo temporal semelhante àquela observada nos adultos. O que NÃO é um sintoma deste tipo de crise?
Sobre a acromegalia, marque a opção INCORRETA.
Sobre distúrbios do sono em crianças e adolescentes, marque a alternativa CORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...