Lista completa de Questões de Medicina do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem de 33 anos de idade, com ansiedade crônica, relatou que seu casamento é muito feliz e apresenta uma história sexual que inclui relações sexuais diárias e satisfatórias com a própria esposa. Masturba-se três ou quatro vezes por semana. Refere impulso sexual elevado desde a adolescência. Suas fantasias são predominantemente heterossexuais, mas ocorrem fantasias homossexuais ocasionais quando se masturba. Relatou que, em diversas ocasiões, quando já adulto, manteve relações hetero e homossexuais quando viajava sozinho, que são lembradas como tendo sido agradáveis. Embora descreva alguma culpa passageira por trair a esposa, não se mostra ansioso ou preocupado com a própria sexualidade e não a considera um problema.
Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Esse paciente apresenta um diagnóstico de transtorno de personalidade borderline.
A respeito de abstinência de álcool, julgue os itens seguintes.
As anfetaminas são drogas utilizadas no tratamento farmacológico de abstinência de etanol.
A respeito de abstinência de álcool, julgue os itens seguintes.
Considere a seguinte situação hipotética.
Um homem com 40 anos de idade entrou no pronto-socorro, queixando-se de ansiedade e de sonolência excessiva. Observou-se que ele estava bastante trêmulo e, enquanto estava sendo examinado, ele apresentou uma convulsão do tipo grande mal.
Nessa situação, esse homem pode estar sofrendo de abstinência de álcool ou de fenobarbital.
Um homem de 55 anos de idade queixa-se principalmente de sentimentos de desamparo, desespero, perda de interesse e sono insatisfatório nas últimas três semanas. Ele apresenta um excesso de peso, em relação a seu peso ideal, de cerca de 13 quilos, fuma um maço de cigarros por dia e relatou várias queixas clínicas. Há seis semanas, foi despedido de seu emprego após vinte anos de trabalho. Há um mês, descobriu-se que ele era hipertenso e foi introduzida medicação anti-hipertensiva.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Se fosse prescrita intervenção psicofarmacológica para esse paciente, a medicação deveria ser a fluoxetina.Um homem de 55 anos de idade queixa-se principalmente de sentimentos de desamparo, desespero, perda de interesse e sono insatisfatório nas últimas três semanas. Ele apresenta um excesso de peso, em relação a seu peso ideal, de cerca de 13 quilos, fuma um maço de cigarros por dia e relatou várias queixas clínicas. Há seis semanas, foi despedido de seu emprego após vinte anos de trabalho. Há um mês, descobriu-se que ele era hipertenso e foi introduzida medicação anti-hipertensiva.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Se esse paciente se queixasse de impotência pela primeira vez, a causa mais provável seria impotência por efeito de droga.
Um homem de 55 anos de idade queixa-se principalmente de sentimentos de desamparo, desespero, perda de interesse e sono insatisfatório nas últimas três semanas. Ele apresenta um excesso de peso, em relação a seu peso ideal, de cerca de 13 quilos, fuma um maço de cigarros por dia e relatou várias queixas clínicas. Há seis semanas, foi despedido de seu emprego após vinte anos de trabalho. Há um mês, descobriu-se que ele era hipertenso e foi introduzida medicação anti-hipertensiva.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Esse paciente é distímico e necessita de tratamento psicoterápico.
A leitura do art. 2º da Lei Federal nº 8.142, de 28/12/1990, que trata dos recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS), faz concluir que esses recursos serão alocados, entre outras possibilidades, como:
despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta.
investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa anual do Poder Executivo e aprovados pelo Congresso Nacional.
investimentos previstos no Plano Anual do Ministério da Saúde, de gestão exclusiva do Gabinete do Ministro.
cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios com mais de 1.200.000 habitantes na zona urbana ou 2.000.000, ou mais, na zona rural.
cobertura de ações de saúde em cidade da zona rural, em um valor equivalente a 2% do valor arrecadado com Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira – CPMF.
Em relação ao art. 1º da Lei Federal Brasileira nº 8.142, de 28/12/1990, é correto afirmar que o Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, é um órgão colegiado composto por:
prestadores de serviço e profissionais de saúde, exclusivamente.
representantes dos profissionais de saúde e prestadores de serviço, exclusivamente.
representantes do governo, dos profissionais de saúde e dos usuários do sistema, exclusivamente.
representantes do governo, dos profissionais de saúde, dos prestadores de serviço e dos usuários, exclusivamente.
representantes do governo, dos profissionais de saúde, da indústria e de universidades públicas federais, exclusivamente.
De acordo com a Seção II da Lei Federal nº 8.080, de 19/09/1990, em seu art. 16, é competência da direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), EXCETO:
formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição.
por razões de saúde pública, participar na formulação e implementação de políticas de controle das agressões ao meio ambiente.
definir e coordenar os sistemas de redes integradas de assistência social de alta complexidade.
definir e coordenar as atividades dos sistemas de saúde dos hospitais da iniciativa privada.
participar na formulação e na implementação das políticas relativas às condições e ambientes de trabalho.
O art. 5º da Resolução CFM nº 1.598/2000 afirma: "Os médicos que atuam em estabelecimentos de assistência psiquiátrica são responsáveis pela indicação, aplicação e continuidade dos programas terapêuticos e reabilitadores em seu âmbito de competência. É de competência exclusiva dos médicos a realização de diagnósticos médicos, indicação de conduta terapêutica, as admissões e altas dos pacientes sob sua responsabilidade". Esse artigo parece entrar em conflito com a proposta multiprofissional do atendimento em saúde mental. Mas apenas parece, pois é possível haver uma conciliação no que tange aos princípios éticos. Essa conciliação pode ser aceita se entendermos que, em saúde mental comunitária, a proposta multiprofissional deva ser:
uma espécie de trabalho em equipe, com cada qual, membro dessa equipe terapêutica, tendo para si, de maneira bem definida, o seu papel como profissional
uma espécie de trabalho nos moldes de mutirão, não sendo importante a diferenciação de papéis, pois todos têm importância na atividade terapêutica.
compreendida como uma soma de esforços, sendo desnecessária a definição de papéis.
baseada no entendimento de que os transtornos mentais são de etiopatogenia social em sua maioria.
a maneira mais econômica, do ponto de vista financeiro, de se lidar com a problemática da patologia psíquica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...