Lista completa de Questões de Medicina do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Carlos, de 6 anos, tem crises de asma desde o primeiro ano de vida, muitas vezes atrapalhando o seu rendimento escolar por contas das faltas ocasionais às suas aulas. Você verifica que Carlos tem asma persistente leve. Além de medidas educativas, orientações para as crises e controle dos fatores desencadeantes ou agravantes.
qual o tratamento de manutenção mais adequado neste caso:
Uma médica de família atende uma criança de sete anos de idade com queixas de tosse e dificuldade para respirar que há dois dias estava com coriza e febre baixa. Na última consulta médica em que apresentou quadro semelhante, a médica informou à família que a criança tem asma. Na anamnese, a mãe informa que nos últimos tempos as crises estão mais freqüentes e a criança já precisou ficar internada, por períodos de 12-24 horas, várias vezes no último ano. Ao examiná-la, observam-se: freqüência respiratória de 48 ipm, tiragem intercostal e sibilos expiratórios; não há cianose ou alteração no nível de consciência.
Assinale a alternativa correta em relação à classificação da gravidade da crise atual:
Fábio de 10 meses de idade, com bom estado nutricional, subitamente começou a apresentar crises de choro persistente. Nos intervalos das crises, ficava bem, chegando a brincar e sorrir. As crises foram piorando e ele passou a apresentar vômitos e fezes com muco sanguinolento.
Qual o diagnóstico provável?
João tem 10 anos de idade e há duas semanas vem apresentando tosse persistente associada à otalgia, rouquidão e odinofagia. No início do quadro, tinha mal-estar, febre e cefaléia. No momento, encontra-se com bom estado geral, sem febre, com ausculta pulmonar com estertores finos no hemi-tórax direito. RX de tórax revelou padrão alveolar, com acometimento do lobo superior direito. Hemograma com leucocitose e neutrofilia.
Qual o agente etiológico mais provável desta pneumonia?
Felipe, de 6 dias de vida, é trazido ao ambulatório pois há dois dias vem apresentando secreção amarelada abundante nos dois olhos. Ele nasceu de parto normal, a termo, sem intercorrências perinatais. Ao exame físico, você observa edema palpebral importante e secreção purulenta em grande quantidade, que dificulta a inspeção dos olhos.
O tratamento mais adequado nesse caso é:
Pedro, de 1 ano de idade, apresentou febre alta persistente (39,5°C) por 3 dias seguidos, associada a irritabilidade, às vezes com choro quase contínuo. Sua mãe iniciou por conta própria amoxacilina oral. A febre desapareceu, mas surgiu um exantema eritematoso e maculopapular, inicialmente na face, pescoço e tronco, que depois se espalhou para o restante do corpo.
Qual o diagnóstico mais provável?
Laís tem 10 dias de vida e sua mãe está muito apreensiva, pois notou uma tumoração na região umbilical da menina. Ao exame físico você observa que se trata de um granuloma umbilical. Qual a melhor conduta neste caso?
Qual o melhor conceito para taxa de mortalidade perinatal?
Número de óbitos de crianças até o primeiro ano de vida para cada 1.000 nascimentos.
Número de óbitos que ocorrem até os primeiros sete dias incompletos de vida para cada 1.000 nascimentos.
Número de óbitos que ocorrem entre 7 e 28 dias de vida para cada 1.000 nascimentos.
Número de óbitos que ocorrem de 28 dias até um ano de idade para cada 1.000 nascimentos.
Número de óbitos que ocorrem até os primeiros sete dias incompletos de vida mais as perdas fetais tardias e natimortos para cada 1.000 nascimentos (nascidos vivos e óbitos fetais).
Nas últimas décadas, foi observada uma redução acentuada da mortalidade infantil em todo o mundo, inclusive no Brasil. No Ceará, a mortalidade infantil apresentou uma redução importante nos últimos anos, passando de 48,6 em 1995 para 24,84 em 2001 e 22,5 em 2004 (Indicadores e Dados Básicos para a Saúde no Ceará, 2005).
Qual o grupo de causas mais importante de mortes no primeiro ano de vida dessas crianças, segundo a classificação internacional de doenças/CID-10?
Um senhor de 56 anos, portador de insuficiência renal crônica e diabetes mellitus, morreu de choque séptico após uma cirurgia de diverticulite com perfuração intestinal e peritonite.
Considerando o preenchimento do atestado de óbito, o médico assistente deve descrever, como causa básica de morte:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...