Lista completa de Questões de Medicina do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Biomedicina - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
No laboratório, a coproscopia parasitária tem como objetivo evidenciar e identificar os parasitos que vivem no tubo digestivo do homem, não existindo um método de exame de fezes capaz de evidenciar todos os ovos, larvas de helmintos ou cistos e trofozoitos de protozoários intestinais. Diante disso, assinale a alternativa correta
Os dois métodos mais utilizados rotineiramente em quase todos os laboratórios de análises clínicas são o de sedimentação espontânea (método de Faust) e o de sendimentação por centrifugação (método de Lutz ou Hoffmann, Pons e Janer).
Os conservadores utilizados nas amostras de fezes para envio do material ao laboratório podem ser: o frio, onde se coloca o recipiente contendo as fezes na geladeira; formol a 20%, onde as mesmas devem ser bem homogeneizadas; MIF, conservador muito difundido e o SAF que são as iniciais dos componentes de um dos fixadores mais largamente usados.
Os métodos de exame de fezes podem ser de dois tipos: qualitativos que não acusam a presença de cistos, mas permitem a visualização de ovos e, quantitativos que permitem a contagem dos ovos nas fezes e indicam a quantidade provável de vermes no paciente
O método qualitativo de flutuação espontânea ou método de Willis é usado para pesquisa de ovos de helmintos (principalmente ancilostomídeos) e cistos de protozoários
A solução de lugol é indicada para corar os cistos de protozoários e corar as larvas vivas de helmintos para exame microscópico, possuindo a seguinte fórmula: Iodo (1g), Iodureto de potássio (10g) e Água destilada (100 ml).
Medicina - Biomedicina - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A avaliação dos distúrbios da hidratação, em dados bioquímicos, se baseia no ionograma, fornecendo um reflexo da concentração de íons minerais do plasma, sendo incorreto afirmar:
Os íons dosados no ionograma são sódio, cloreto, potássio e cálcio.
O sódio é o cátion mais abundante nos líquidos extracelulares
A dosagem do potássio permite apreciar os riscos miocárdicos ligados a uma hipo ou uma hipercalemia.
A hiponatremia corresponde a uma diminuição da concentração do cloreto no plasma.
Contrariamente ao que ocorre com o Na e Cl, cuja eliminação renal é praticamente abolida nos estados de hiponatremia e hipocloremia, a excreção de K exibe um limite mínimo, abaixo do qual não desce mesmo em presença de intensa hipopotassemia.
Medicina - Biomedicina - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre a dosagem das aminotransferases, é correto afirmar.
O tecido cardíaco é rico em alanina aminotransferase (TGP) e no curso de um enfarte do miocárdio, a atividade sérica desta enzima aumenta a partir da 6ª hora, atinge sua taxa máxima em 24 a 48 horas e retorna a valores normais em 4 a 5 dias na ausência de complicações.
As aminotransferases têm como coenzima o ácido de piridoxal
No começo de uma hepatite aguda, se as lesões celulares não são demasiado intensas, somente as enzimas citoplasmáticas são liberadas e a taxa sérica da aspartato aminotransferase é mais elevada do que a da alanina aminotransferase.
As aminotransferases são dosadas no soro e diferem entre si por sua especificidade de ação: a TGO cataliza a reação Ac. Alfacetoglutárico + Ac. Glutâmico + Ac. Oxaloacético + Ác. Aspártico e a TGP cataliza a reação Ac. Alfacetoglutárico + Alanina + Ac. Glutâmico + Ac. Pirúvico.
A indicação essencial da dosagem espectrofotométrica das aminotransferases é o diagnóstico e a vigilância da evolução das hepatites agudas.
A Portaria nº 2.616, de 12 de maio de 1998, do Ministério da Saúde orienta sobre processos de infecção hospitalar e define o papel da Secretaria de Política de Saúde do Ministério da Saúde, que
prestará cooperação técnica às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, a fim de orientá-las sobre o exato cumprimento e interpretação das normas aprovadas por esta Portaria
fiscalizará as unidades de Saúde sobre o cumprimento das normas contidas nesta Portaria.
nomeará os diretores responsáveis pelas Secretarias Estaduais de Saúde, oferecendo-lhes treinamento para o cumprimento da Portaria acima.
fiscalizará e emitirá notificações e multas, conforme o previsto na Portaria acima.
promoverá treinamento para os fiscais e agentes de saúde para melhor aplicação das normas contidas na Portaria acima.
Um paciente de 60 anos dá entrada na emergência, com síndrome isquêmica aguda de membro inferior esquerdo, acompanhada de dor torácica de início súbito, hipertensão arterial e sopro diastólico em foco aórtico. O diagnóstico mais provável é:
A complicação mais freqüente, em procedimentos cirúrgicos de revasculariza-ção dos membros, é:
Dentre as causas de trombose precoce de enxerto vascular, a de menor importância é:
A síndrome pós-trombótica é uma forma do seguinte tipo de insuficiência venosa:
Na trombocitopenia induzida por heparina, a conduta mais adequada é:
Quando se necessita monitorizar a pressão arterial média de um paciente atra-vés da punção ou dissecção da artéria radial, deve-se antes realizar:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...