Lista completa de Questões de Medicina do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à glomerulonefrite (GN) secundária ao lupus eritematoso sistêmico (LES), assinale a alternativa incorreta.
A atividade lúpica pode diminuir com o desenvolvimento da insuficiência renal.
A presença de anticorpos anti-Sm é altamente específica para o diagnóstico de LES na investigação etiológica da GN.
A fração CH50 do sistema de complemento está frequentemente diminuída durante a atividade da doença renal.
A fração C3 do complemento está aumentada somente quando há doença renal avançada.
Ao EAS, encontra-se o chamado sedimento telescopado.
Um homem de 35 anos de idade compareceu ao pronto-socorro referindo gripe (SIC) e hematúria, sem outras queixas urinárias. Houve episódios anteriores relacionados frequentemente a alguma virose de vias aéreas superiores. O paciente sentiu também mal-estar generalizado, dor lombar indefinida e mialgia, que sempre associou ao quadro virótico, geralmente em curso. O exame físico revelou sinal de Giordano positivo bilateralmente, a pressão arterial era normal (110 × 70 mmHg), sem edemas. Ausculta pulmonar com roncos esparsos. Ausculta cardíaca sem alterações. T = 38,8 °C. Secreção nasal abundante. Seios da face sem dor à palpação. O EAS confirmou a hematúria, leucocitúria e traços de proteína. Urocultura negativa.
Nesse caso, considerando como hipótese diagnóstica mais provável uma gloerulonefrite primária, assinale a alternativa que apresenta o tipo de depósitos imunes esperado.
IgM, pois está relacionada à virose aguda.
IgA, pois esta é a apresentação clínica mais frequente.
IgG, indicando uma glomerulonefrite crônica em andamento.
IgE, associada à alergia respiratória.
Fração 4 do complemento, pois a hematúria é sinônimo de depósito de complemento no glomérulo.
Com relação às dermatoses causadas pelo cimento, assinale a alternativa correta.
Com relação à síndrome de burn out, considere as seguintes afirmativas:
1. Os trabalhadores com personalidade mais retraída, timidez e subserviência são os mais propensos a desenvolverem a síndrome de burn out. 2. Estatísticas afirmam que trabalhadores rurais são frequentemente acometidos pela síndrome de burn out. 3. O desencadeante mais frequente da síndrome de burn out seria uma situação de sobrecarga ou de frustração no trabalho. 4. Estudos indicam que o indivíduo acometido pela doença pode recorrer ao abuso de álcool, tabaco e até mesmo drogas ilícitas nos momentos em que se encontra isolado e sem apoio. Assinale a alternativa correta.Com relação às causas indiretas de dermatoses ocupacionais, assinale a alternativa correta.
Com relação à síndrome da fadiga industrial, é correto afirmar:
Em relação à atuação do médico do trabalho no combate ao tabagismo, é correto afirmar:
Uma das funções do médico do trabalho de uma empresa é a organização e controle de programas vacinais. Em relação a um programa de vacinação contra a gripe, assinale a alternativa correta.
Candidata a trabalho como secretária executiva, 28 anos, negra, previamente hígida, sem tratamento, com última menstruação há cerca de 10 dias, tabagista, com 7 cigarros por dia há 8 anos. Traz exames laboratoriais apresentando: glicemia de jejum = 89, colesterol total = 180, HDL = 55, triglicerídeos = 142, hemograma com VG = 34%, hemoglobina = 11 g/dL, leucócitos = 3500, eosinófilos = 5%, neutrófilos = 1300 e plaquetas = 150.000. O exame físico apresenta-se sem particularidades. Com relação a esse exame, é correto afirmar:
Em relação à perda auditiva induzida por ruído (PAIR), assinale a alternativa que contém a associação correta entre cada uma das características I, II e III a seguir e sua respectiva frequência.
I Neurossensorial
II Bilateral (ambos os ouvidos)
III Perdas profundas no audiograma
I sempre; II quase sempre; III muito raramente
I quase sempre; II sempre; III nunca
I sempre; II sempre; III quase sempre
I quase sempre; II raramente; III raramente
I sempre; II quase sempre; III quase sempre
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...