Lista completa de Questões de Medicina do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Não é fator de risco para doença cerebrovascular na infância
endocardite bacteriana.
lúpus eritematoso disseminado.
síndrome de Down (trissomia do 21).
mixioma atrial.
síndrome de Patau (trissomia do 13).
Quanto ao uso das drogas utilizadas no tratamento profilático da enxaqueca na infância e na adolescência, assinale a alternativa correta.
O topiramato tem sido prescrito em casos de crianças e adolescentes com enxaqueca e sobrepeso.
O propanolol deve ser indicado para pacientes com antecedentes de asma ou prolapso de válvula mitral.
A flunarizina é contraindicada pelo risco de vertigem e inapetência.
O divalproato de sódio não está indicado em casos de adolescentes com enxaqueca e transtorno bipolar, devido ao risco de hepatite medicamentosa.
O pizotifeno não deve ser prescrito para pacientes com litíase renal, depressão e obesidade.
Quanto à paralisia braquial, assinale a alternativa correta.
É comum em bebês pré-termo, grandes para a idade gestacional, nas apresentações pélvicas e distocias de ombro.
A lesão de medula cervical não é encontrada nem está associada a essa situação.
Acomete todo o membro com flacidez e arreflexia global por lesão das raízes C5-C7.
A síndrome de Horner pode ser encontrada na paralisia do tipo Klumpke.
Observa-se, no exame de bebês com paralisia braquial do tipo Erb-Duchenne, interferência nos músculos da mão, com preservação da movimentação proximal do membro.
Um lactente de três anos de idade é o quarto filho de sua irmandade a ser acometido de varicela, com imunização prévia realizada há seis meses. Ele recebeu o diagnóstico de varicela infectada e foi encaminhado para internação no setor de infectologia pediátrica de um hospital. Após três dias em uso de cefazolina, ele evolui com sonolência e escala de coma de Glasgow de 10. O neuropediatra solicitado para o parecer da criança decide submetê-la à punção lombar. Com base nessas informações, as contraindicações para realização de punção liquórica incluem
I infecção no trajeto da agulha.
II agitação extrema do paciente.
III inabilidade técnica.
IV hipertensão intracraniana.
Assinale a alternativa correta.
Nenhum item está certo.
Apenas um item está certo.
Apenas dois itens estão certos.
Apenas três itens estão certos.
Todos os itens estão certos.
Uma criança de oito anos de idade, sexo feminino, previamente hígida, residente no entorno do Distrito Federal, é admitida na pediatria de um hospital por evoluir com dificuldade de marcha iniciada há dez dias, com piora progressiva, até perda da marcha em três semanas. O seu exame clínico evidenciou paralisia flácida de membros inferiores com reflexos patelares e aquileus abolidos e bexiga neurogênica. Considerando essa situação, assinale a alternativa correta.
Para o diagnóstico de mielorradiculopatia esquistossomótica, a ressonância magnética de coluna é o exame neurorradiológico de primeira escolha em crianças.
A eletroneuromiografia tem características específicas para o diagnóstico da mielorradiculopatia por esquistossomose.
Diante da suspeita de tumor intrarraquidiano, os achados de mielotomografia computadorizada têm sensibilidade de 63%.
Não há indicação de notificação para casos suspeitos de paralisia flácida/poliomielite, pelo fato de a poliomielite por vírus selvagem ter sido erradicada.
Nesse caso, pode-se afastar definitivamente o diagnóstico de mielorradiculopatia por esquistossomose, pois essa forma de apresentação neurológica só acomete adultos e idosos.
O termo paralisia cerebral (PC) foi descrito no ano de 1843 pelo ortopedista inglês William John Little, que observou 47 crianças acometidas de rigidez espástica. Acerca desse assunto, assinale a alternativa incorreta.
A PC acomete lactentes, levando-os a distúrbios de motricidade, tônus e postura.
O potencial de reabilitação de uma criança está diretamente relacionado ao sistema percepto-cognitivo e ao controle motor.
A PC atáxica pode ter como causa a síndrome de Dandy-Walker.
A PC hipotônica tem como diagnóstico diferencial, nos primeiros meses ou anos de vida, outras formas de PCs.
É uma encefalopatia crônica infantil que se caracteriza por distúrbios de caráter crônico-progressivo, os quais se manifestam em um cérebro em desenvolvimento.
A isquemia miocárdica grave, observada no infarto agudo do miocárdio (IAM), ocasiona lesão tecidual com liberação de constituintes celulares na corrente sanguínea. Diversos parâmetros são avaliados na prática clínica para confirmar o diagnóstico, monitorar a evolução e estimar o tamanho do infarto do miocárdio. Assinale a alternativa correta a respeito da análise dos parâmetros utilizados no diagnóstico do IAM.
Apesar de a isoforma miocárdica da creatinoquinase (CK-MB) ser um dos marcadores mais utilizados, devido à fácil e rápida dosagem, ela pode apresentar falsos positivos, como em pacientes com esforço físico prolongado.
As isoformas 4 e 5 da lactato desidrogenase são as elevadas durante o IAM, devido à alta concentração no miocárdio.
Elevações das taxas da isoforma miocárdica da creatinoquinase (CK-MB) indicam IAM nas horas próximas às dosagens, devido à sua rápida elevação após a injúria do miocárdio.
As troponinas I, C e T cardíacas são utilizadas no diagnóstico da IAM por serem específicas para o tecido miocárdico, e, nos casos de IAM, podem permanecer elevadas até dez dias após o episódio agudo.
A mioglobina é o marcador de escolha para o diagnóstico de IAM em pacientes com insuficiência renal aguda devido à sua elevação nas primeiras duas horas após o IAM.
Paciente do sexo masculino, cor parda, etilista, com queixas de dor epigástrica intensa irradiando-se para as costas, deu entrada no pronto-socorro de um hospital. O médico, suspeitando de pancreatite aguda, solicitou uma série de exames. Assinale a alternativa correta a respeito dos exames solicitados.
s níveis séricos de elastase permanecem por mais tempo na circulação quando comparados com os níveis de amilase e lípase, sendo usados para o monitoramento do curso clínico da doença.
Os níveis do peptídeo ativador de tripsonogênio (TAP) no soro dos pacientes correlacionam-se com o tempo da doença, uma vez que o TAP é tardiamente liberado e permanece por até sessenta dias na circulação.
Os níveis séricos da lípase aumentam mais precocemente do que os da amilase.
A dosagem de interleucina (IL) 4 é útil na caracterização da doença e na distinção entre pancreatite aguda leve e grave.
O aumento da amilase é característico da pancreatite, não apresentando aumento significativo em nenhuma outra doença.
Paciente do sexo feminino, branca, quarenta anos, procurou o hospital geral da sua cidade, queixando-se de dores articulares. O médico solicitou diversos exames, entre eles o de velocidade de hemossedimentação (VHS), proteína C reativa (PCR), antiestreptolisina (ASLO), fator antinuclear (FAN) e fator reumatoide (FR). Assinale a alternativa correta acerca dos exames que foram solicitados para a paciente com suspeita de artropatia.
O FAN é um exame utilizado para o diagnóstico de doenças como o lúpus eritematoso sistêmico (LES) e a artrite reumatoide (AR).
Tanto o FR quanto o anticorpo antipeptídeo citrulinado (anti-CCP) são utilizados no diagnóstico diferencial da artrite reumatoide.
A alfa-1 glicoproteína ácida é utilizada tanto para o diagnóstico quanto para o acompanhamento da artrite reumatoide.
A PCR é uma proteína de fase aguda que possui seus níveis elevados juntamente com o VHS nas fases iniciais do processo inflamatório.
O diagnóstico diferencial entre febre reumática e artrite reumatoide é realizado pela dosagem de ASLO.
O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é o agente etiológico da síndrome da imunodeficiência humana (AIDS). Durante o processo de infecção, são determinados estágios da doença, em que se observa a presença de antígenos do vírus e(ou) dos anticorpos do paciente. Assinale a alternativa correta com relação às técnicas e aos procedimentos de diagnóstico dessa doença.
Nos testes rápidos autorizados pelo Ministério da Saúde, é possível misturar mais de uma amostra do mesmo paciente para a identificação dos anticorpos do paciente.
Nos ensaios de triagem, devem-se utilizar metodologias que permitam identificar anticorpos anti-HIV-1, incluindo o grupo O, e anticorpos anti-HIV-2.
Quando o soro do paciente for identificado como reagente na etapa de triagem e não reagente ou indeterminado na etapa seguinte, o laudo deverá ser liberado como amostra não reagente para o HIV.
O resultado é considerado positivo no teste de Western Blot quando o soro do paciente reagir com, no mínimo, uma das proteínas p24, gp41 ou gp120/gp160.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...