Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A presença de um padrão global de déficits sociais e interpessoais, marcado por desconforto agudo e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico, que se manifesta na adolescência ou início da vida adulta e está presente em uma variedade de contextos é característica do quadro de
transtorno global do desenvolvimento.
transtorno de personalidade esquizotípica.
transtorno de personalidade paranoide.
esquizofrenia.
transtorno de personalidade esquizoide.
A síndrome de Ganser caracteriza-se pela
sensação de distanciamento ou estranhamento em relação a si próprio.
incapacidade de recordar informações pessoais importantes, geralmente de natureza traumática ou estressante, sendo muito extensa para ser considerada como esquecimento normal.
presença de duas ou mais identidades distintas ou estados de personalidade que assume o controle do comportamento do indivíduo, acompanhado por incapacidade de recordar informação pessoal importante.
situação em que o indivíduo vai viver longe de seu local de origem e faz atividades cotidianas normais, mas não consegue se lembrar de parte ou de todo o seu passado.
presença de sintomas relacionados à demência ou psicose, muito exagerados ou inconsistentes, com pararrespostas, turvação da consciência, amnésia global e declínio de processos intelectuais.
Um paciente de 45 anos dá entrada no setor de ortopedia com fratura, após ter sido atropelado. O paciente estava desacompanhado e apresentava hálito etílico e suas condições físicas eram bastante precárias (emagrecido, sujo e com vestimentas rasgadas). Após algumas horas, o paciente ficou agitado, dizendo ver bichos na parede e no chão. Seu pulso foi para 140 bpm e sua pressão arterial (PA) para 170 × 110 mmHg, passando a apresentar sudorese e tremores.
A hipótese diagnóstica mais provável e a conduta terapêutica a ser realizada são, respectivamente,delirium secundário a um possível traumatismo crânio encefálico com sangramento, e craniotomia para redução da pressão intracraniana.
epilepsia occipital, o que justifica as visões, e hidantalização.
quadro de mania bipolar com sintomas psicóticos, e uso de lítio associado à risperidona.
quadro de esquizofrenia refratária, e uso de haloperidol associado à clorpromazina e ao diazepam endovenoso.
síndrome de abstinência alcoólica, e suporte clínico (monitorização dos parâmetros clínicos, hidratação, vitamina B12, vitamina B1 e glicose), seguido de sedação com benzodiazepínicos, por exemplo, o diazepam.
Com relação aos transtornos do sono, é correto afirmar:
O terror noturno caracteriza-se por um despertar súbito em que o paciente emite um grito estridente e agudo, sentando-se na cama com fácies de extremo terror. É considerada uma das parassonias do sono REM.
A narcolepsia é um transtorno de etiologia desconhecida, caracterizada por sonolência excessiva diurna, cochilos prolongados não reparadores e sono noturno longo sem despertares.
O transtorno alimentar relacionado ao sono é formado por episódios alimentares sem controle e desorganizados. O padrão de ingesta é incomum, com misturas bizarras, ingesta de alimentos congelados e elementos químicos.
A enurese é mais prevalente na infância, sendo de igual distribuição entre meninos e meninas.
O despertar com confusão mental ou embriaguez do sono caracteriza-se por comportamentos motores semiestruturados e estereotipados automáticos, como sentar-se na cama, levantar e até deambular.
Em relação aos transtornos mentais e a epilepsia, é correto afirmar:
A depressão é o sintoma psiquiátrico mais frequentemente associado à epilepsia, cuja prevalência em serviços terciários gira em torno de 15%.
Uma parcela significativa dos pacientes epilépticos refratários apresentam traços de dependência, insegurança e evitação.
Os transtornos mentais pré-ictais iniciam-se no período logo após as crises epilépticas.
A epilepsia de lobo frontal é a mais comum em adultos, seguida pela de lobo temporal.
Os transtornos mentais associados a pacientes epilépticos é um fenômeno relativamente raro.
O retardo mental grave tem como características
quociente intelectual (QI) abaixo de 20 e ausência total de controle esfinctérico.
desenvolvimento lento da linguagem e dificuldade no cuidado pessoal.
vida vegetativa, completa dependência e mobilidade restrita.
abranger cerca de 4-5% das crianças, sendo o grupo mais reduzido, e deficiência visual.
comprometimento motor e outras deficiências (auditiva, visual ou deglutição), necessitando de treinamento de habilidades básicas.
Para a avaliação do risco de comportamento violento entre portadores de transtornos mentais e de personalidade é preciso observar os fatores de risco relacionados. Esses fatores de risco podem ser divididos em estáticos (não podem ser modificados) e dinâmicos (que podem ser modificados), sendo que esse segundo se subdivide em agudos e estáveis. Um exemplo de fator de risco dinâmico agudo é
baixo QI.
número de condenações prévias.
distorção cognitiva.
uso de substância psicoativa.
excitação sexual desviada.
São medicações mais adequadas para esse caso:
lítio, divalproato ou risperidona.
metilfenidato, atensina ou imipramina.
fluoxetina, sertralina ou clonazepam.
clorpromazina, levomepromazina ou haloperidol.
clonazepam, fenobarbital ou lamotrigina.
O provável diagnóstico clínico desse menino é transtorno
do déficit de atenção e hiperatividade.
bipolar.
de ansiedade.
desafiador de oposição.
de Tourette.
O transtorno da compulsão alimentar periódica ou do comer compulsivo caracteriza-se por
episódios recorrentes de impulsividade alimentar na ausência de comportamentos compensatórios inadequados utilizados para promover a perda ou evitar o ganho de peso.
compulsão alimentar com ingesta em um curto período de grande quantidade de alimento com a sensação de perda de controle e compensações inadequadas para o controle do peso.
comportamento compensatório inapropriado com distúrbio da imagem corporal associado a sintomas ansiosos, com medo de reganho de peso pós-cirurgia bariátrica.
episódios de hiperfagia, entre o horário do jantar e início do sono, e de ingestão alimentar durante despertares do sono acompanhado de total ausência de lembrança para o evento.
períodos em que ocorre distorção de autoimagem associada ao desejo descontrolado de se alimentar várias vezes ao dia, principalmente no período pré-menstrual.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...