Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação aos cuidados de enfermagem, analise as afirmativas abaixo.
I. A instalação da NP deve ser realizada por um enfermeiro; seu controle de infusão, pelo auxiliar ou técnico de enfermagem, sob supervisão do enfermeiro. II. A infusão da NP deverá ser realizada em 24 horas. III. A substituição da bolsa da solução parenteral deverá ser feita em conjunto com o polifix correspondente a esta via a cada 24 horas. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
Em relação à finalidade das sondas gástricas, analise as afirmativas abaixo.
I. Descomprimir o estômago, removendo gás e líquido. II. Coleta de aspirado gástrico para análise. III. Lavagem gástrica com o objetivo de retirada de resíduo tóxico; nestes casos, são utilizadas sondas curtas e de calibre espesso, dificultando a possibilidade de obstrução. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
III, apenas.
Comparadas aos adultos, as crianças apresentam com maior frequência lesões multissistêmicas, devido à maior absorção de energia por unidade de área. Entretanto, a sequência da reanimação de crianças no trauma não difere da do adulto, apesar das peculiaridades anatômicas que atuam como agravantes do evento. Assinale a alternativa que não apresenta uma dessas peculiaridades.
Menor massa corpórea.
Menos tecido adiposo.
Mais tecido conjuntivo elástico.
Maior proximidade entre os órgãos.
Esqueleto mais flexível.
Em relação aos agentes tóxicos e suas manifestações clínicas, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Coluna 1
1. Distúrbio do equilíbrio.
2. Visão borrada.
3. Cegueira parcial ou total.
4. Miose.
Coluna 2
( ) Beladona e derivados, álcool metílico, álcool etílico, ergot.
( ) Ópio, morfina e derivados, simpaticomométicos.
( ) Estreptomicina, diidroestreptomicina, quinina, álcool.
( ) Álcool metílico, tálio.
1/ 2/ 4/ 3
2/ 4/ 1/ 3
3/ 2/ 1/ 4
2/ 1/ 4/ 3
3/ 1/ 2/ 4
Assinale a alternativa que não apresenta uma causa de acidose metabólica hiperclorêmica.
Acidose tubular renal.
Insuficiência renal (fase inicial).
Doença diarreica.
Drenagem de secreções biliares e pancreáticas.
Acidose láctica.
Em relação à perda de bicarbonato, analise as afirmativas abaixo.
I. Trato gastrointestinal perdas por diarréia, fluido pacreático, bile e fluidos do intestino delgado, líquidos ricos em bicarbonato, mas relativamente pobres em cloreto. II. Inibição da anidrase carbônica no rim a acetazolamida produz um quadro idêntico ao da acidose tubular renal proximal, com um aumento na excreção urinária de bicarbonato, desencadeando uma acidose metabólica leve com hipercloremia e anion gap normal. III. Acidose dilucional é pouco comum na prática clínica, pela presença dos outros tampões plasmáticos não-bicarbonato, e seria causada pela infusão de grandes quantidades de soluções cristalinas. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
II, apenas.
Em relação aos tratamentos que um paciente com problema de IC deve receber, analise as afirmativas abaixo.
I. À admissão na UTI, o paciente deve receber monitoração contínua, fazer avaliação de acesso venoso para medições e, nos casos graves, é necessário acesso venoso central para aferição de PVC. II. O decúbito elevado deve ser evitado e o repouso no leito deve ser orientado. III. Em lactentes, pode haver diminuição do ganho ponderal em virtude do aumento das necessidades metabólicas e da redução da ingestão calórica. IV. A restrição hídrica não é necessária nos pacientes com insuficiência cardíaca. É correto o que se afirma emI, II e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
Permite diferenciar a acidose metabólica por perda de bicarbonato da acidose que ocorre por acúmulo de ânions nãomensuráveis. Trata-se de
base excess.
Anion Gap (AG).
homeostase ácido-básica.
gasometria.
eletrólitos urinários.
Em relação aos fatores predisponentes para CAD, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Deficiência absoluta de insulina.
2. Deficiência relativa de insulina.
( ) Diabetes recém-diagnosticado, omissão do tratamento insulínico e pancreatite.
( ) Doença aguda (estresse): infecção (pulmonar, ITU, influenza etc.) e queimaduras.
( ) Mau funcionamento da bomba de infusão de insulina
( ) Distúrbios endócrinos: hipertireoidismo, feocromocitoma e acromegalia.
1/ 2/ 1/ 2
1/ 1/ 2/ 2
2/ 1/ 1/ 1
1/ 2/ 2/ 1
2/ 2/ 1/ 1
Para que haja uma difusão adequada de gases, é necessário o equilíbrio de vários fatores, como
I. o número adequado de alvéolos. II. o tempo adequado para enchimento dos alvéolos. III. a integridade das membranas alveolares. IV. a distribuição sanguínea uniforme. É correto o que está contido emI e II, apenas.
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...